A liga dos outsiders: as equipas surpresa da Europa
Bolonha
SERIE A - FUNDADO EM 1909 - SEIS VEZES CAMPEÃO ITALIANO
Os adeptos do Bolonha adoram Thiago Motta. Este facto é facilmente reconhecido pela alcunha que lhe deram - Thiamo. Uma alusão bem sucedida ao "Eu amo-te" italiano, que se tornou mundialmente famoso graças ao cantor pop Umberto Tozzi na década de 1970.
Motta transformou um clube italiano de meio da tabela, sem ambições europeias, numa equipa que está a virar a Serie A do avesso. A cinco jornadas do fim, o clube tem oito pontos de vantagem sobre o sexto classificado, a Atalanta.
Um dos destaques tem sido Joshua Zirkzee, antigo jogador do Bayern, e melhor marcador do Bolonha, com onze golos esta época. O seu faro para o golo e a sua excelente condução de bola em espaços reduzidos valeram-lhe o interesse do seu antigo clube e da Premier League.
Girona
LA LIGA - FUNDADA EM 1930 - DUAS SUBIDAS À LALIGA
Na sua quarta época na LaLiga, o Girona chegou mesmo a ser um candidato ao título. E isto numa liga dominada há décadas pelo Barcelona e pelo Real Madrid. Um sucesso que não pode ser subestimado - apesar de o poderoso City Football Group, do Manchester City, deter ações do clube em segundo plano.
Em 2015, o clube disputou a final da Liga dos Campeões dos Pobres. Era assim que os adeptos do Girona chamavam à impopular Copa Catalunya. No entanto, como o clube só perdeu um dos 23 jogos da primeira metade da época, colocando o Real Madrid sob grande pressão na corrida ao título, sonha agora com a verdadeira Liga dos Campeões.
Com o Real a 13 pontos do líder, o campeonato já não é um problema. No entanto, com 10 pontos de vantagem sobre os lugares de acesso à Liga Europa e a seis jornadas do fim do campeonato, as hipóteses de se apurar pela primeira vez para a UEFA Champions League são excelentes.
Stade Brest
LIGUE 1 - FUNDADO EM 1950 - VÁRIAS SUBIDAS À LIGUE 1
O Stade Brest é propriedade a 51% dos irmãos Le Saint. A empresa familiar é o líder do mercado francês do comércio de produtos hortícolas. Os dois irmãos criaram um novo êxito europeu de exportação com o clube, fundado em 1950 através de uma fusão.
Apesar de terem o quarto orçamento mais reduzido da Ligue 1, os bretões estão a agitar o campeonato. Atualmente, o clube ocupa o terceiro lugar e está no bom caminho para chegar à Liga dos Campeões da UEFA.
Se conseguirem esse feito, há uma grande desvantagem. O Brest provavelmente não poderá jogar no estádio de 102 anos, pois a UEFA só autorizaria uma das quatro bancadas para os espectadores devido à sua conceção ultrapassada. Em vez disso, a equipa deverá jogar no Stade Rennes. No domingo, a equipa surpresa em França jogará contra os seus rivais locais.
Aston Villa
PREMIER LEAGUE - FUNDADA EM 1847 - SETE VEZES CAMPEÃO INGLÊS
O melhor momento do Aston Villa aconteceu quando a Liga dos Campeões ainda era a tradicional Taça dos Campeões Europeus. Em 1982, o clube triunfou naquela que era então a mais importante competição europeia. Este momento tem um lugar especial na memória dos adeptos de Birmingham. Um golo de Peter Withe decidiu o jogo disputado em Roterdão por 1-0 contra o Bayern de Munique.
Quando Unai Emery assumiu o cargo de treinador do Aston Villa no lugar de Steven Gerrard, em novembro de 2022, o clube estava em declínio. Emery foi visto como uma figura falhada em Inglaterra após o seu período mal sucedido no Arsenal (2018 a 2019). Isso mudou abruptamente nos últimos meses. Graças a uma estratégia defensiva sofisticada e, sem dúvida, à melhor armadilha de fora de jogo do mundo, o Aston Villa também fez com que os gigantes Arsenal e Manchester City tropeçassem em alguns momentos.
A equipa já está a ganhar experiência internacional na presente época. Já chegou às meias-finais da Liga da Conferência, onde vai defrontar o campeão grego Olympiakos Piraeus. O Tottenham está muito perto do quarto classificado Villa no campeonato: apenas seis pontos, com menos dois jogos, separam as duas equipas.