Aiden McGeady, lenda da seleção irlandesa e do Celtic, terminou oficialmente a carreira
"Tive a sorte de poder realizar os meus sonhos como futebolista, competindo na Liga dos Campeões, no Campeonato da Europa e na Premier League. Estou profundamente grato a todas as pessoas com quem tive o privilégio de jogar e conhecer durante este percurso. Estou ansioso pelo que o próximo capítulo me trará", escreveu McGeady nas redes sociais.
O irlandês era considerado um grande talento, mas não conseguiu atingir todo o seu potencial. O antigo jogador do Celtic estreou-se na equipa principal aos 18 anos e jogou no clube escocês durante as seis épocas seguintes. Foi aí que conheceu o guarda-redes da seleção polaca, de quem não gostava. Depois de uma discussão, Boruc e McGeady envolveram-se numa luta e tiveram de ser separados.
"Ele bateu-me e foi um bom golpe, porque o meu olho ficou imediatamente roxo. Levantei-me, mas é preciso lembrar como é o Artur Boruc: é um urso polaco. Além disso, pensei, afinal não vou vencer o Boruc", contou o irlandês no podcast Open Goal no YouTube.
"Depois ele foi para o duche. Eu segui-o, ele viu-me e atirou-se na minha direção. Eu estava vestido e ele estava completamente nu. Deve ter sido uma cena especial. Ele agarrou-me ao chão, felizmente os meus colegas de equipa puxaram-no", revelou o extremo.
McGeady disputou 231 jogos oficiais pelo Celtic, nos quais marcou 36 golos e fez 48 assistências. Ganhou três campeonatos escoceses, bem como taças nacionais. Em 2010, transferiu-se para o Spartak de Moscovo por 12 milhões de euros. Jogou quase quatro anos no clube russo. Com as cores dos dois clubes, disputou 30 jogos na Liga dos Campeões.
Em janeiro de 2014, regressou às ilhas britânicas e assinou pelo Everton. Pouco depois, fez a sua estreia na Premier League. Inicialmente, foi um jogador de referência dos Toffees e marcou um golo espetacular num jogo contra o Leicester City. Mais tarde, entrou em conflito com o treinador Roberto Martinez, atualmente selecionador de Portugal, e foi emprestado a clubes do Championship.
Em 2017, transferiu-se para o Sunderland, onde passou cinco épocas. Disputou 150 jogos pelos Black Cats, marcando 36 golos e fazendo 35 assistências. Foi uma das personagens da série da Netflix "Sunderland to the Grave".
No final da sua carreira, regressou à Escócia. Jogou pelo Hibernian na época 2022/23, antes de se transferir para o Ayr United, um ano mais tarde. Cada vez mais atormentado por lesões, em outubro rescindiu o contrato com o clube da segunda divisão.
"Tive a sorte de jogar em tantas equipas fantásticas na Escócia, Inglaterra e Rússia. Tenho muitas recordações bonitas de lá", confessou o jogador de 38 anos.
McGeady fez 92 jogos pela seleção nacional irlandesa. Participou no Euro-2012 e no Euro-2016.