Alan Smith em exclusivo: "O Arsenal é simplesmente melhor do que o Bayern Munique"
"O Arsenal está numa posição muito melhor agora do que na época passada. Defensivamente, há uma diferença enorme. Têm a melhor defesa do campeonato, o que lhes dá uma grande confiança, sabendo que talvez um golo possa ganhar a partida. Eles têm muitos jogadores que podem marcar esse golo", explica Alan Smith.
E não é para menos, já que apenas Bukayo Saka chegou a dois dígitos na Premier League, com 14 golos. Com um total de 75 golos na Premier League, o Arsenal tem o melhor ataque, o que é muito bom, considerando que o clube estava supostamente a precisar de um avançado.
"Bem, por esta altura, no ano passado, não se tratava de não marcar golos. Tratava-se de sofrer golos e de deixar escapar as oportunidades. Eles marcaram muitos golos no ano passado e agora, com Havertz e Declan Rice no ataque, são ainda mais potentes", diz Smith, que jogou toda a sua carreira como atacante e sabe que os golos nem sempre saem tão livremente quanto se gostaria.
"Houve um pequeno momento em que eles não conseguiram colocar a bola na rede. A maioria das equipas passa por algo assim a certa altura da época, mas eles ultrapassaram isso com distinção", explica.
Quando o Luton sofreu uma derrota por 0-2 no Emirates, o técnico Rob Edwards elogiou o Arsenal.
"Talvez eles sejam a única equipa entre as três (que lutam pelo título) que pode jogar qualquer jogo. Se é um jogo físico, um jogo de futebol, um jogo de corrida. Seja o que for, eles têm a resposta", explicou.
Uma declaração com a qual Alan Smith pode identificar-se, principalmente no que diz respeito ao aspeto físico.
"Durante muito tempo, nos últimos anos de Arsene Wenger, o Arsenal era frágil e podia ser intimidado. Felizmente, isso acabou. Esta é uma grande equipa. Na fila do túnel, os adversários olham para eles, o que pode ser intimidante, porque hoje em dia não vão ser intimidados", defende.
"Têm jogadores capazes de se defenderem e é preciso ter essa força física para vencer as batalhas. É também uma equipa em boa forma física, que consegue cobrir muito terreno e que é tecnicamente soberba. Além disso, tem tido grande sucesso nas bolas paradas. A capacidade de ganhar a bola no ar é mais uma corda no arco e uma corda importante para qualquer equipa que pretenda conquistar o título", acrescenta.
Arsenal melhor que Bayern
Não é de admirar que o Arsenal esteja no topo da tabela mais uma vez, e Mikel Arteta afirmou que a vitória em Brighton ajudará a aumentar a sua confiança para os jogos restantes. Como bicampeão do Campeonato Inglês, Alan Smith sabe muito bem o quanto a confiança é importante na reta final.
"Eles devem acreditar. Eles têm um ano de experiência em comparação com a temporada passada, quando tudo desmoronou no final. Eles certamente não gostariam que isso acontecesse novamente. Estão todos um ano mais velhos, mais sábios e mais maduros como futebolistas", afirma.
"Como futebolista, por vezes é preciso sofrer e ter a determinação de corrigir os erros. É isso que os define. E a solidez defensiva é uma grande vantagem para eles, por isso estão em uma posição muito boa", diz Smith, que também se declara "otimista" em relação à Liga dos Campeões.
"Obviamente, o Bayern não teve uma grande temporada, o que significa que eles podem concentrar-se na Liga dos Campeões. Mas não vejo isso como uma vantagem, porque também é uma questão de ritmo. Sim, o Bayern pode descansar os jogadores no jogo do campeonato entre os dois jogos, ao contrário do Arsenal, que tem o Aston Villa em casa no sábado", lembra.
"Mas penso que o Arsenal é uma equipa melhor do que eles. Tem certamente jogadores que nos podem prejudicar e tem aquela mentalidade vencedora na Europa que o Arsenal não tem e não tem tido nos últimos anos. Mas eu apostaria na vitória dos Gunners", vaticina.