Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Se Amorim sonhou, então também é bom a sonhar: Sporting goleia Manchester City

Mário Rui Ventura
Atualizado
Gyokeres fez um hat trick histórico diante do Manchester City
Gyokeres fez um hat trick histórico diante do Manchester CityOpta by Stats Perform/Profimedia
O Sporting venceu esta terça-feira o Manchester City, por 4-1, na 4.ª jornada da Liga dos Campeões. Phil Foden abriu o marcador logo aos 4 minutos, mas um hat trick de Gyokeres, com um golo de Maxi Araújo pelo meio, logo a abrir a segunda parte, e um penálti falhado de Haaland, escreveram uma página de ouro na história do clube verde e branco, na despedida de Rúben Amorim de Alvalade.

Recorde as incidências da partida

Na despedida de Alvalade, Rúben Amorim apresentou o onze que era esperado, exceção feita ao jovem Quenda, lançado a titular perante as queixas físicas de Geny Catamo. Do lado do City, perante as muitas ausências por lesão, Pep Guardiola estreou Simpson-Pusey na defesa e voltou a dar a titularidade a Matheus Nunes, neste regresso a Alvalade, com Bernardo Silva a capitão.

Uma enorme tarja de agradecimento a Rúben Amorim, aplausos de pé para o treinador e até algumas lágrimas nas bancadas, marcaram os momentos antes do apito inicial, onde foi ainda guardado um minuto de silêncio em memória das vítimas da tempestade em Valência.

De olhos em bico

Da emoção ao desespero, o Sporting começou o jogo praticamente em desvantagem. Depois de um canto, que Franco Israel segurou, Morita tentou sair a jogar, perdeu a bola para Phil Foden e, aos 4 minutos, o internacional inglês castigou o erro do japonês, fuzilando Franco Israel para o 1-0. Aos 6' foi Kovacevic a disparar, com Debast a desviar para canto.

Momentos depois, aos 8 minutos, Gyokeres fez o que não é... normal: lançado e isolado por Pedro Gonçalves, correu meio-campo sozinho e optou por tentar o chapéu a Ederson... saiu um passe para o brasileiro. Respondeu Haaland, já dentro do minuto 9', ganhando a Matheus Reis para disparar forte, valendo uma grande intervenção de Franco Israel.

Aos 15 minutos Haaland voltou a conseguir fugir a Matheus Reis, pela meia direita, enchendo o pé, num remate que saiu a rasar o poste da baliza de Franco Israel. Aos 21 o guarda-redes uruguaio quase comprometeu, com uma má receção de bola, sob pressão de Haaland, mas conseguiu aliviar, e aos 28' novamente Haaland, após canto de Phil Foden, a cabecear para um corte em cima da linha de Gyokeres.

Aos 31 minutos, mais um take no duelo entre Haaland e Franco Israel, com o noruguês a encher o pé, assistido de bandeja por Phil Foden, e o uruguaio a ir ao relvado para defender a tentativa do goleador do City. Seguiu-se Bernardo Silva, após toque genial de Phil Foden, mas o remate do internacional português, aos 37 minutos, saiu ligeiramente ao lado.

Duas ocasiões, um golo

E aos 38 minutos, à segunda tentativa, Gyokeres não falhou: Hjulmand lançou Geovany Quenda na direita e o ala isolou Gyokeres, que ganhou perante a pressão de Akanji e, já dentro da área, rematou cruzado para bater Ederson, naquele que foi o primeiro golo sofrido pelo City na Liga dos Campeões, esta época.

Alvalade explodiu, empurrou a equipa e, aos 40 minutos, Trincão só viu baliza, num tiro por cima após combinação com Pedro Gonçalves. Respondeu o City, logo a seguir, com Matheus Nunes a atirar para mais uma defesa de Franco Israel, desviando para canto.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloOpta by Stats Perform

Nem nos melhores sonhos

A segunda parte começou praticamente com o segundo golo do Sporting. Após combinação, Pedro Gonçalves arrancou do meio-campo e serviu Maxi Araújo que, da esquerda, rematou para fazer o 2-1.

A sequência até ao golo de Maxi Araujo
A sequência até ao golo de Maxi AraujoOpta by Stats Perform/AFP

Apenas um minuto depois, Trincão fugiu e, já dentro da área, caiu após falta de Gvardiol. Grande penalidade para o Sporting que Gyokeres, da marca dos 11 metros, não perdoou, bisando na partida e fazendo o 3-1 para os leões. Uma reviravolta incrível, carimbada em apenas três minutos, deixando a cambalear uma das melhores equipas do Mundo em Alvalade.

Aos 56 minutos Rico Lewis ganhou um livre à entrada da área, com falta de Pedro Gonçalves, que viu o cartão amarelo, mas o livre de Phil Foden foi desviado para canto por Diomande.

Aos 65 minutos, Diomande travou Bernardo Silva dentro da área. O árbitro foi chamado ao VAR para ver as imagens, assinalando grande penalidade do central do Sporting, por mão na bola. Aos 69 minutos, na marcação da grande penalidade, Haaland atirou à barra da baliza de Franco Israel.

Os bancos também jogaram

Aos 71 minutos foi Savinho a atirar para defesa do guarda-redes do Sporting, antes de Phil Foden, aos 74', de livre, atirar ao lado. Logo depois, Rúben Amorim fez tripla alteração, lançando St. Juste, Geny Catamo e Daniel Bragança, nos lugares de Matheus Reis, Maxi Araújo e Morita. Respondeu Pep Guardiola, com Doku e Gundogan nos lugares de Savinho e Bernardo Silva.

O hat trick de Gyokeres

A verdade é que, aos 78 minutos, foi o Sporting quem ficou perto do 4-1, e Gyokeres do hat trick, antes de Geny Catamo recuperar uma bola, fugir a Matheus Nunes e ser derrubado pelo antigo jogador dos leões. Mais uma grande penalidade, a terceira no jogo, a segunda para o Sporting, e Viktor Gyokeres a assinar o hat trick em Alvalade, batendo Ederson em cima dos 81 minutos.

Aos 85' Kevin De Bruyne foi lançado por Pep Guardiola, no lugar de Kovacic, antes de Quenda sair em dificuldades, para a entrada de Eduardo Quaresma. Aos 88' a derradeira alteração passou pela saída de Trincão, para a entrada de Conrad Harder.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Mesmo perante os cinco minutos de compensação, os jogadores do Sporting continuaram a espalhar perfume até ao apito final do árbitro. Os adeptos nem queriam acreditar, Rúben Amorim possivelmente também não. Se sonhou, então também sabe sonhar bem. Fez história no adeus a Alvalade e deixou (ainda mais) água na boca em Old Trafford.

Homem do jogo Flashscore: Viktor Gyokeres (Sporting)

O raio de ação de Gyokeres
O raio de ação de GyokeresOpta by Stats Perform/AFP