Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Após período de lua de mel, Slot sente pela primeira vez a pressão do Liverpool

AFP
Slot perdeu pela primeira vez como treinador do Liverpool
Slot perdeu pela primeira vez como treinador do LiverpoolIAN HODGSON / AFP
Arne Slot teve um início sereno na tarefa nada invejável de suceder a Jurgen Klopp no Liverpool, mas a derrota em casa por 0-1 frente ao Nottingham Forest pôs fim ao período de lua de mel do neerlandês e expôs alguns dos problemas dos Reds.

Siga as principais incidências da partida

O Liverpool tem pouco tempo para lamber as feridas, já que na terça-feira tem de se deslocar a Milão para iniciar o regresso à Liga dos Campeões, depois de um ano afastado da competição.

Sob o comando de Klopp, o prestígio do Liverpool no topo do futebol europeu foi restaurado. Os gigantes ingleses chegaram a três finais da Liga dos Campeões em cinco épocas, entre 2018 e 2022, e conquistaram o troféu pela sexta vez na história do clube.

É esse o legado que Slot herda. O antigo treinador do Feyenoord não foi brindado com um sorteio simpático pelo novo formato da Liga dos Campeões, com o Liverpool a defrontar as duas equipas mais vitoriosas da história da competição, o AC Milan e o Real Madrid.

Xabi Alonso, que era o favorito para substituir Klopp, voltará a Anfield com o campeão alemão Bayer Leverkusen em novembro, enquanto Slot regressa aos Países Baixos para defrontar o PSV, campeão neerlandês.

No entanto, o Liverpool pode gostar desse desafio, depois de ter tido dificuldades quando o Forest colocou 11 homens atrás da bola no sábado e conseguiu a sua primeira vitória em Anfield em 55 anos. A equipa da casa teve quase 70 por cento de posse de bola, mas faltou-lhe a faísca necessária para fazer valer o seu esforço.

"Perdemos a bola tantas vezes em situações simples. Tivemos muita posse de bola, mas só conseguimos criar três ou quatro boas oportunidades, o que não é suficiente", analisou Slot, no final do encontro.

O sentimento de desânimo dos adeptos de Anfield contrastou fortemente com a euforia que saudou a vitória sobre o Manchester United antes da pausa internacional.

Excesso de confiança em Salah?

O Liverpool venceu os seus três primeiros jogos da Premier League sem sofrer golos, uma vez que o treinador neerlandês impôs mais controlo e um pouco mais de cautela à marca de futebol heavy metal que rapidamente conquistou os adeptos sob o comando de Klopp.

Slot tem agora de encontrar o equilíbrio entre impôr o seu próprio estilo e manter os jogadores e os adeptos ao seu lado durante um período de transição.

"Se eu mudasse a minha forma de preparação depois de uma derrota, isso significa que só faço o melhor trabalho possível depois de perdermos", acrescentou Slot.

"Quero ver a mesma atitude todos os dias: depois de uma grande vitória, depois de uma pequena vitória, depois de um empate, depois de uma derrota", atirou.

O calendário do Liverpool
O calendário do LiverpoolFlashscore

A pausa internacional funciona como um fator atenuante para o mau dia do Liverpool. Luis Diaz e Alexis Mac Allister foram substituídos com o jogo ainda empatado, depois de viagens transatlânticas para a qualificação sul-americana para o Mundial-2026.

No entanto, o jogo pouco conseguido de Mohamed Salah expôs o excesso de confiança num jogador decisivo para os Reds, mas que termina contrato no final da temporada. A partida em Milão servirá com oportunidade de resposta para o egípcio, mas também para o próprio Arne Slot.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore