Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arteta garante que Arsenal vai recuperar da época conturbada após a derrota com o Inter

AFP
Arteta ficou frustrado após mais uma derrota do Arsenal
Arteta ficou frustrado após mais uma derrota do ArsenalPIERO CRUCIATTI / ANADOLU / Anadolu via AFP
Mikel Arteta examinou os destroços da polémica derrota do Arsenal na Liga dos Campeões contra o Inter de Milão e insistiu que a sua equipa vai sair dos escombros para salvar a sua temporada conturbada.

Recorde aqui as incidências do encontro

Os gunners perderam por 1-0 em San Siro na quarta-feira, aumentando a turbulência em torno de uma equipa que se esperava que fosse uma forte candidata a troféus europeus e domésticos.

O Arsenal dominou durante largos períodos contra o Inter, mas ficou a lamentar um penálti polémico nos descontos da primeira parte, quando Mikel Merino foi considerado culpado de ter jogado a bola com a mão. Hakan Calhanoglu converteu e o Arsenal não conseguiu empatar a partida, sofrendo a segunda derrota consecutiva por 1-0, depois da derrota de sábado na Premier League frente ao Newcastle.

Os gunners ganharam apenas dois dos últimos seis jogos em todas as competições, com vitórias pouco impressionantes contra o Shakhtar Donetsk na Europa e o Preston, do segundo escalão, na Taça da Liga.

A equipa de Arteta está a definhar no quinto lugar da Premier League, já a sete pontos do líder Liverpool, antes do crucial dérbi londrino de domingo com o Chelsea.

Há semanas que o Arsenal não conta com o capitão Martin Odegaard - que finalmente regressou de uma lesão no final da partida contra o Inter - e tem sido uma sombra da equipa vibrante que levou a corrida ao título da época passada até ao último dia da temporada.

A criatividade de Odegaard e a sua tenacidade na pressão fizeram muita falta, enquanto Arteta também teve de lidar com as lesões de Bukayo Saka e Jurrien Timber, além de uma série de suspensões que lhe custaram os serviços de Declan Rice, William Saliba e Leandro Trossard.

Como se as dificuldades dentro de campo não fossem suficientes, Arteta viu o seu diretor desportivo, Edu, deixar o Estádio Emirates .

Edu, que chegou a um acordo de princípio para aceitar um papel semelhante no Nottingham Forest, demitiu-se no início desta semana depois de supervisionar uma grande reformulação do plantel do Arsenal desde que chegou, em 2019.

"Extremamente frustrante"

O dirigente de 46 anos partilhava uma forte ligação com Arteta, com quem transformou o Arsenal em candidato ao título.

"Estamos juntos nesta jornada desde o primeiro dia. Ele foi fundamental para eu estar onde estou e adorei trabalhar com ele. Gostei de o ter ao meu lado", disse Arteta sobre Edu, pouco antes do pontapé de saída em San Siro.

Arteta defendeu firmemente os seus jogadores, afirmando que foram prejudicados por erros de arbitragem e não pelas suas próprias falhas contra o Inter.

"O pior é o resultado, porque mostrámos desempenho e atitude contra uma das melhores equipas da Europa no seu estádio. É extremamente frustrante porque houve duas decisões contra nós. Se o deles é penálti, nós devíamos ter tido um penálti quando Mikel Merino levou um murro na cabeça. De todos os grandes jogos que disputámos na Europa, este foi o melhor que vi da minha equipa nos últimos dois anos", apontou.

O Arsenal não pode permitir outro revés contra o Chelsea neste fim de semana se quiser permanecer na luta pelo primeiro título inglês desde 2004, após dois segundos lugares consecutivos. Arteta manteve a sua avaliação otimista da situação inesperada do Arsenal.

"Se jogarmos como jogámos esta noite, a equipa tem uma grande oportunidade de ganhar ao Chelsea. É assim que temos de jogar. Disse-lhes que estou orgulhoso deles. Estamos desiludidos porque não conseguimos o que queríamos do jogo, isso é certo", finalizou.

Apesar do otimismo de Arteta, há sinais preocupantes de que as esperanças do Arsenal de finalmente destronar o Manchester City podem estar destinadas a terminar em deceção.

Acompanhe aqui as incidências do encontro
Acompanhe aqui as incidências do encontroFlashscore