Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aston Villa quer repetir o feito da Taça dos Campeões Europeus de 1982 contra o Bayern

O Villa quer uma grande vitória contra o Bayern
O Villa quer uma grande vitória contra o BayernBENJAMIN CREMEL / AFP
Unai Emery avisou o Aston Villa que o cansaço não será desculpa para a sua equipa tentar repetir a noite mais memorável da história do clube contra o Bayern de Munique na quarta-feira.

Acompanhe as incidências da partida

A equipa de Emery vai defrontar o Bayern no Villa Park, em Birmingham, numa repetição da surpreendente vitória na final da Taça dos Campeões Europeus de 1982 sobre os gigantes alemães em Roterdão.

O Villa está de volta à competição europeia de clubes de elite pela primeira vez em 41 anos e o reencontro com o Bayern será certamente um momento de grande emoção para jogadores e adeptos, principalmente duas semanas após a morte do ex-avançado do Villa Gary Shaw, um dos principais jogadores da equipa que derrotou o Bayern de Munique 12 meses após a surpreendente conquista do título inglês.

Shaw, que faleceu aos 63 anos após sofrer ferimentos numa queda, marcou três golos na campanha do Villa para a conquista da Taça dos Campeões Europeus, incluindo um golo crucial na segunda mão dos quartos de final contra o Dínamo de Kiev.

Quando o golo de Peter Withe contra o Bayern elevou o Villa a patamares inimagináveis, ninguém saboreou o sucesso mais do que Shaw, nascido na cidade.

A vitória do Villa foi ainda mais improvável porque, em fevereiro daquela temporada, o técnico Ron Saunders, que havia conquistado o título, pediu demissão por causa de uma disputa contratual.

O assistente de Saunders, Tony Barton, assumiu o cargo e conduziu com tranquilidade Withe, Shaw, Tony Morley, Dennis Mortimer e companhia até a final contra um Bayern repleto de estrelas, com Karl-Heinz Rummenigge e Paul Breitner.

O Villa parecia condenado quando o guarda-redes Jimmy Rimmer saiu com uma lesão no pescoço, forçando Nigel Spink a entrar em ação. Mas Spink, que havia jogado apenas uma partida pelo clube, fez uma série de defesas incríveis antes de Withe acertar o cruzamento de Morley, aos 67 minutos, para levar o Villa à terra dos sonhos.

Com um sorriso incrédulo, Mortimer, capitão do Villa, ergueu o troféu enquanto Barton saudava "o dia mais importante da história do clube".

Calendário de jogos

As esperanças do Villa de repetir a vitória não serão ajudadas pelo calendário de jogos. Enquanto o Bayern empatou com o Bayer Leverkusen no sábado, o Villa só entrou em campo 24 horas depois.

Os comandados de Emery empataram com o Ipswich (2-2), com o golo do empate de Liam Delap no segundo tempo, negando a chance de chegar ao segundo lugar na Premier League.

Emery proibiu qualquer conversa sobre o jogo contra o Bayern, numa tentativa de manter os jogadores concentrados na viagem a Portman Road.

O fim da série de cinco vitórias consecutivas do Villa em todas as competições impediu que o clube se igualasse ao líder Liverpool em número de pontos, o que gerou temores de que o desgaste físico e mental de um confronto contundente pudesse dar ao Bayern uma vantagem na quarta-feira.

O histórico de confrontos entre Aston Villa e Bayern Munique
O histórico de confrontos entre Aston Villa e Bayern MuniqueFlashscore

"O que é que nós queremos? Queremos jogar na Europa. Queremos jogar jogos ao domingo e à quarta-feira. Queremos tentar chegar ao mesmo nível que outras equipas como o (Manchester) City, Arsenal, Liverpool, Manchester United, Newcastle, Tottenham. Nós queremos isso", disse Emery.

"Se não quisermos? OK, não estamos a jogar na Europa e estamos a descansar toda a semana. É fantástico para todos, mas é o desafio que temos - os jogadores, eu próprio, os adeptos e até os jornalistas. Vamos estar cansados, mas este é o nível", completou.