Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Atlético de Madrid encarnado em Glasgow, como na histórica resistência de 1974

Camisola especial do Atlético de Madrid
Camisola especial do Atlético de MadridX @Atleti
Há quase 50 anos, o Atlético de Madrid viveu uma batalha épica em Glasgow, durante as meias-finais da Taça dos Campeões Europeus. Na quarta-feira, para comemorar este acontecimento, a equipa de Simeone vai vestir-se de vermelho na visita ao Celtic Park.

Em 10 de abril de 1974, o Atleti visitou a casa do Celtic para a primeira mão das meias-finais da Taça dos Campeões Europeus. A partida entrou para a história pela garra dos Colchoneros, que conseguiram um importante empate em 0-0 mesmo estando reduzidos a oito homens.

Acompanhe as principais incidências da partida

Não foi uma tarefa fácil, pois enfrentaram uma equipa com jogadores do calibre de Kenny Dalglish, Billy McNeill e Jimmy Johnstone. Agora, 50 anos depois, o clube da capital decidiu homenagear os heróis da "Batalha de Glasgow", vestindo a camisola vermelha, os calções azuis e as meias vermelhas de quarta-feira, as mesmas cores da altura.

O jogo de volta no Vicente Calderón foi uma verdadeira festa: o Atleti venceu por 2-0, com golos de Garate e Adelardo, para ganhar a final. Um confronto pelo título que terminou com a vitória do Bayern de Munique, por 4-0, no play-off, após um empate em 1-1 na primeira tentativa de conquistar a cobiçada Liga dos Campeões.

"Para todos os jogadores que participaram nesse jogo e nessa grande taça europeia, é um enorme reconhecimento que, cinquenta anos depois, a equipa volte a vestir o mesmo uniforme no Celtic Park. Enche-nos de orgulho agora como nos encheu de orgulho na altura, não só por defendermos o Atlético de Madrid, mas também porque para pessoas como Reina, Melo, Irureta, Garate e eu próprio, se tratava de vestir as mesmas cores que usámos na seleção espanhola. Aquela meia-final foi muito especial, tínhamos acabado de ganhar o campeonato na época anterior e eliminámos um campeão europeu num momento muito bom da nossa carreira", disse Adelardo, o capitão daquelas noites mágicas para os Colchoneros.

Enrique Cerezo, presidente do clube, também recordou esses momentos: "Esta quarta-feira voltamos a encontrar-nos com um clube histórico num estádio mítico como o Celtic Park, onde teremos a honra de reviver um duelo que, meio século depois, permanece na memória de todos os adeptos do Atlético", concluiu.