Bayern não se preocupa apenas com o Real Madrid: estará no ar um regresso de Pep?
Esta segunda-feira, finalmente houve clareza em Munique. O Bayern apresentou a camisola do clube para a nova temporada, que agora é toda vermelha. No entanto, a tão esperada conclusão da busca por um novo treinador para a nova temporada ainda está longe de acontecer - mas no período que antecede a segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, contra o Real Madrid (quarta-feira, 20:00), o nome de um homem que seria mais do que apenas a quarta opção é subitamente mencionado: Pep Guardiola.
Voltar ao futuro com Pep Guardiola (53 anos), que trabalhou em Munique de 2013 a 2016? Como disse o diretor desportivo Max Eberl em Estugarda, no passado fim de semana, "na vida, por vezes é surpreendente: as portas fecham-se, ficamos muito desapontados. E, de repente, abrem-se portas que pensávamos impossíveis há três semanas".
Uma declaração tão enigmática que até o anteriormente impensável parece possível. Será que uma porta se vai mesmo abrir na Rowsley Street, em Manchester, onde está sediado o City?
Apartamento em Munique
Na Säbener Strasse de Munique, escreve a Kicker, "há sussurros de que os patrões estão a sonhar com o regresso de Pep Guardiola". O catalão nunca se afastou completamente da capital bávara: ainda tem um apartamento e visita-a de vez em quando. "Se esse regresso é mais do que um sonho ou mesmo algo realista é outra questão", conclui a revista.
Mas é possível sonhar.
"Ele seria certamente um grande treinador que iria incendiar a Allianz Arena", disse Lothar Matthäus na Sky 90 no domingo. No entanto, o recordista internacional também fez um comentário: "Eu não apostaria o meu dinheiro em Guardiola nas casas de apostas agora". Guardiola, no entanto, sem dúvida, encaixaria no perfil dos requisitos.
"Queremos encontrar O treinador", disse Eberl no Bild e na Welt-TV, enfatizando a palavra "o".
Guardiola ainda tem objetivos no Bayern?
De facto, Guardiola falou recentemente sobre a procura de um treinador para o seu antigo clube, embora com poucos pormenores.
"Penso que é apenas uma questão de tempo e que vão escolher o treinador certo", afirmou. Na Sky, acrescentou que ele próprio "falhou no Bayern porque não ganhou a Liga dos Campeões". Será que o catalão está a pensar em cumprir essa importante tarefa no Bayern?
Guardiola tem um contrato com o Manchester City até 2025, mas já ganhou quase tudo com os Citiziens desde que se transferiu do Bayern Munique, incluindo o triplete no ano passado. O técnico conquistou o troféu pela terceira vez, depois dos êxitos de 2009 e 2011, um feito que não lhe foi atribuído em Munique.
Apesar do seu contrato em Manchester, é bem possível que procure um novo desafio no final da época.
Missão cumprida
Em Inglaterra, pelo menos, não é inconcebível que Guardiola deixe Manchester, como escreve, entre outros, o The Athletic. Uma extensão do contrato com os Citiziens parece estar excluída e especula-se que o catalão considerará a sua missão no clube financiado por Abu Dhabi como cumprida, depois de um possível quarto título consecutivo da Premier League - o que seria um recorde.