Bolonha vive o sonho da Liga dos Campeões diante do Liverpool, em Anfield
Campeão italiano pela última vez em 1964, o Bolonha disputou a antiga Taça dos Campeões Europeus nesse mesmo ano, mas foi eliminado da competição na ronda preliminar, por um jogo de cara ou coroa com o Anderlecht.
É por isso que a campanha desta temporada, na renovada Liga dos Campeões, parece muito mais uma estreia do que um regresso, e é por isso que cerca de 40 mil adeptos comemoraram no centro de Bolonha quando a qualificação foi garantida na temporada passada.
O Bolonha terminou em quinto lugar, a sua melhor classificação no campeonato desde 1971, e aproveitou o facto de a Serie A ter uma vaga extra na competição de clubes de elite para tentar a sorte contra as melhores equipas do continente.
Sem as estrelas da temporada passada, Joshua Zirkzee e Riccardo Calafiori, que foram para a Premier League, e Thiago Motta, agora técnico da Juventus, o Bolonha ficou sem dúvida enfraquecido durante o verão.
O substituto de Thiago Motta , Vincenzo Italiano, conquistou apenas uma vitória nos primeiros seis jogos da sua nova equipa em todas as competições, com o empate 1-1 de sábado com a Atalanta a ser o quinto impasse na época.
"A Atalanta é uma equipa do nível da Liga dos Campeões e o ritmo de jogo em Anfield na quarta-feira será o mesmo", disse Vincenzo Italiano após o empate de sábado.
O Bolonha tem apenas um ponto na nova fase do campeonato, depois de ter empatado sem golos com o Shakhtar Donetsk no Estádio Dell'Ara, há duas semanas.
Mas, do seu lado, está o maestro das transferências Giovanni Sartori, um maestro da contratação de jovens talentos e de levar os clubes que não estão em condições de vencer mais longe do que alguma vez imaginaram.
Sartori foi o homem que construiu as equipas do Chievo e da Atalanta que chegaram à Liga dos Campeões, sendo que esta última está agora noutro nível graças, em parte, à sua capacidade de construir equipas para clubes com meios financeiros limitados.
Outro desses jovens contratados, o avançado argentino Santiago Castro, afirmou-se rapidamente depois de chegar do Vélez Sarsfield em janeiro, e começou esta temporada em ótima forma.
O jogador de 20 anos marcou três vezes nesta temporada, sendo que dois deles foram em remates de longa distância, contra Monza e Atalanta.
Castro conseguiu manter fora da equipa a contratação de verão Thijs Dallinga, que marcou nos dois jogos da fase de grupos do Toulouse com o Liverpool na Liga Europa da época passada.
O jogador deverá estar apto para jogar em Anfield, uma vez que treinou com os seus companheiros na segunda-feira e parece ter recuperado de uma lesão na barriga da perna, sofrida contra a Atalanta.
"É um jovem que está a evoluir de dia para dia, marcou um grande golo hoje e trabalhou muito", disse Italiano.
"Chegou aqui e começou logo a trabalhar... Espero que a evolução dele não pare, porque ele tem um grande futuro pela frente", acrescentou.
Seria necessário um grande desempenho e uma noite de grande azar para o Liverpool para que o Bolonha conseguisse alguma coisa em Anfield, quanto mais tornar-se o terceiro clube italiano a vencer em Anfield, depois do Génova em 1992 e da Atalanta na época passada.
Mas para uma equipa como o Bolonha, cujo último grande troféu foi a Taça de Itália de 1974, disputar jogos desta envergadura é uma honra por si só.