Checos letais nos penáltis: Da "neve desconhecida" para António Oliveira ao show de Jedlicka
Jedlička defendeu quatro penáltis. Em três casos, conseguiu encontrar a direção do remate e apenas uma vez os jogadores do Servette o venceram. Em particular, a intervenção para apanhar um remate forte de Yoan Severin foi excecional. "Os jogadores estão a olhar para algum lado quando colocam a bola no chão. Eles pisam-na de forma diferente. Hoje tive sorte. Mas essa sorte está a trabalhar contra mim, porque estou a dar o meu melhor. Estou feliz por isso", disse o guarda-redes do Plzen, que defendeu a baliza duas vezes na eliminatória contra a segunda melhor equipa da liga suíça.
Pela primeira vez na sua história,o Plzeň ficou entre as oito melhores equipas de uma competição europeia. Antes de Plzeň e Martin Jedlička, oito equipas checas tinham anteriormente conquistado o título após desempates por penáltis, e o último desempate terminou a jornada de marcas de futebol famosas como o Ajax de Amesterdão e o Ipswich Town.
O Flashscore apresenta-lhe um resumo das nove decisões por penáltis dos checos.
Bohemians - Ajax de Amesterdão 0-1 e 1-0 (4-2 gp)
Taça UEFA 1984/85, segunda ronda
Apesar de o Bohemians já ter passado do seu auge na altura, conseguiu superar os seus adversários de renome. As futuras estrelas Rijkaard, Koeman, Vanenburg e Van Basten também jogaram pelo Ajax, mas Jiri Sloup acabou por marcar o único golo na segunda mão.
No desempate, Jaroslav Borovička pegou o primeiro remate de Spelbos e quando Schoenaker mandou a bola para fora na quarta série, estava decidido. Ďolíček, onde 14 mil espectadores estavam, esperava ansiosamente por outra equipa de nome famoso. O Tottenham Hotspur eliminou então os Cangurus após resultados de 1-1 e 2-0.
Guarda-redes: Jaroslav Borovicka (2/4 - 50% de sucesso)
Vitkovice - Vitória SC 0-2 e 2-0 (5-4 gp)
Taça UEFA 1987/88, terceira eliminatória
O Vítkovice estava acabado de participar na Liga dos Campeões e aproveitou a onda de sucesso na época seguinte. Na terceira ronda, o Vitória SC foi o adversário. Embora o FC Porto tivesse eliminado os ostracianos no ano anterior, desta vez estava a festejar. Embora o Vítkovice tenha perdido o primeiro jogo por 2-0 em Guimarães, compensou a derrota na desforra num terreno muito difícil, após golos de Luděk Kovačík e Alois Grussmann.
"Alguns dos nossos jogadores não conheciam a neve de todo", comentou António Olivera, o treinador dos visitantes. Durante o desempate por penáltis, o guarda-redes Jaroslav Zápalka apanhou o remate de Bene na segunda série e, uma vez que todos os outros executantes converteram, o Vítkovice celebrou a passagem aos quartos de final após a bomba de Luděk Kovačík. Essa foi a final para o Vítkovice, eles perderam por 0-0 e 0-2 na rodada dupla contra o Espanhol.
Guarda-redes: Jaroslav Zápalka (1/5 - 20% de sucesso)
Slavia Praha - Schalke 0:1 e 1:0 (penálti 5:4)
Taça UEFA 1998/99, 1ª ronda
O Slavia Praga recebeu o famoso Schalke para o jogo da 1ª eliminatória da Taça UEFA e, depois de ter estado a perder por 0:1 em Gelsenkirchen, conseguiu empatar a partida graças ao golo de Dostálek.
A decisão foi para os penáltis e todos os nove melhores marcadores foram bem sucedidos. Mas, no final da quinta série, Radek Cerny anulou o remate de Marc van Hoogdalem e os "Sešiovans" puderam festejar em casa. Mas na ronda seguinte foram eliminados pelo Bolonha.
Guarda-redes: Radek Cerny (1/5 - 20% de sucesso)
Slovan Liberec - Ipswich Town 0-1 e 1-0 (penálti 4-2)
Taça UEFA 2002/03, segunda ronda
O Ipswich pode ter sido despromovido da Premier League, mas o nome do famoso clube inglês ainda soava especial. O Liberec perdeu por 0-1 em Portman Road na primeira mão, mas foi obrigado a prolongar o jogo em casa graças a um golo de Gyan Baffour a três minutos do fim.
Sem mais golos, o jogo foi decidido na marcação de grandes penalidades. Antonín Kinský marcou dois, Jermain Wright o segundo e George Finidi o quarto. O último penálti foi convertido por Petr Papoušek no final da quarta série e o Liberec preparava-se lentamente para defrontar o Panathinaikos, que pôs um ponto final na partida após 2-2 e 0-1.
Guarda-redes: Antonín Kinský (2/4 - 50% de sucesso)
Slavia Praha - MŠK Žilina 0-0 e 0-0 (pênalti 4-3)
Liga dos Campeões 2007/08, segunda pré-eliminatória
O Slavia teve de se esforçar muito para conseguir a tão sonhada qualificação para a Liga dos Campeões no primeiro jogo entre a República Checa e a Eslováquia. Não foi marcado um único golo nos dois jogos e a decisão foi decidida nas grandes penalidades no Estádio Strahov. Ladislav Volešák falhou na primeira série, mas Štrba marcou logo na seguinte. Depois, Martin Vaniak apanhou um remate de Štyvar e deu a liderança ao Slavia.
No entanto, na quarta série, Marek Suchý falhou e o desempate foi para a sexta série. Vlcek acertou na trave, enquanto o checo Benjamin Vomáčka, do Zilina, rematou por cima e tornou-se um triste herói. Posteriormente, o Slavia eliminou o Ajax e provou o sabor da Liga dos Campeões, onde defrontou o Steau, o Sevilha e o Arsenal, que infligiu uma pesada derrota por 0:7.
Guarda-redes: Martin Vaniak (3/6 - 50% de sucesso)
Sparta de Praga - Odense BK 0-0 e 0-0 (4-3 gp)
Taça UEFA 2007/08, primeira ronda
O Sparta não conseguiu superar a defesa do clube dinamarquês em casa e a desforra terminou em 0-0. No desempate por grandes penalidades, o Letenske começou muito bem: Sörensen falhou o golo e Borring foi defendido por Poštulka. Mas depois Brezinsky acertou na barra e o guarda-redes Onyszko evitou uma tentativa fraca de Libor Dosek.
No final, foi o sexto golo da série que teve de ser decidido, com Poštulka a negar um tento da futura estrela do AC Milan, Thomas Helveg. Michal Kadlec rematou com precisão para o meio da baliza para decidir a vitória do Sparta. O Sparta venceu a fase de grupos da Taça UEFA graças ao desempate por pontapés da marca de grande penalidade em Odense.
Guarda-redes: Tomáš Poštulka (3/6 - 50% de sucesso)
Mladá Boleslav - Palermo 0-1 e 1-0 (4-3 gp)
Taça UEFA 2007/08, primeira ronda
A equipa do Mladá Boleslav foi a grande zebra contra a equipa da Serie A e também perdeu em casa por 0-1. No entanto, no jogo de volta, mantiveram um empate sem golos durante muito tempo e chocaram o público siciliano no terceiro minuto dos descontos, graças a Tomas Sedlacek. Radim Holub abriu o marcador, mas depois Miroslav Miller anulou o remate de Edinson Cavani.
E como Fabio Caserta também cabeceou para o alto após o remate de Rolko, Tomas Sedlacek marcou um golo de baliza na quinta série. O canhão do Mladá Boleslav mandou o guarda-redes Agliardi para o outro lado e os centro-europeus puderam jogar o grupo regular da Taça UEFA com Villarreal, Fiorentina, AEK Atenas e Elfsborg. Foi a segunda vitória checa da noite nos penáltis, com o Mladá Boleslav a festejar apenas três horas depois do Sparta.
Guarda-redes: Miroslav Miller (2/4 - 50% de sucesso)
Viktoria Plzeň - TNS 2-4 e 3-1 (4-2 gp)
Liga da Conferência da UEFA 2021/22, terceira pré-eliminatória
Foi um grande problema com a desconhecida equipa galesa, Plzen já estava a perder 0-4 no primeiro jogo, mas finalmente deu a volta com dois golos no final. Pelo menos o prolongamento foi ganho por Jean-David Beauguel a um minuto do fim.
Os visitantes falharam na marcação de grandes penalidades, com a tentativa de Marriott a ser desviada pelo guarda-redes Ales Hruska e Smith a falhar o alvo. Por outro lado, todas as quatro tentativas do Pilsen foram bem-sucedidas. No entanto, a jornada do Viktoria terminou na ronda seguinte, num jogo duplo com o CSKA Sofia.
Guarda-redes: Ales Hruska (2/3 - 67% de sucesso)
Viktoria Plzen - Servette 0-0 e 0-0 (3-1 gp)
Liga das Conferências da UEFA 2023/24, oitavos de final
O confronto com a tenaz equipa suíça não deu origem a um único golo na dupla jornada e o Plzen, invicto na época da Taça dos Campeões Europeus, teve de recorrer à marcação de grandes penalidades. Jedlicka decidiu não arriscar na primeira série e o médio Stevanovic acertou no meio da baliza.
Depois, foi a vez de Severin bater um penálti corajosamente e, após um falhanço de Tsunemoto, a alegria, o que significou a passagem aos quartos de final e um duplo confronto com a Fiorentina.
Guarda-redes: Martin Jedlička (3/4 - 75% de sucesso)
As equipas checas tiveram 18 desempates por penáltis em Taças Europeias até agora, por isso, além das 9 vitórias descritas acima, também houve nove derrotas. O Sparta perdeu duas vezes nos penáltis (para o Dínamo de Kiev em 1998 e para o Copenhaga no outono de 2023). O Plzeň ganhou ambos os desempates.