Cinco momentos marcantes do mandato histórico de Klopp no Liverpool
A AFP Sport recorda cinco momentos que marcaram a passagem do treinador alemão por Anfield:
2016: A alegria em Dortmund
Foram precisos quase quatro anos para que os troféus começassem a fluir para Klopp em Inglaterra, mas houve momentos memoráveis da sua primeira época, com o Liverpool a chegar à final da Liga Europa, onde perdeu para o Sevilha.
Klopp reencontrou o seu antigo clube, o Borussia Dortmund, nos quartos de final. Depois de um empate a um golo na primeira mão, dois golos madrugadores dos alemães em Anfield deixaram o Liverpool com uma montanha para escalar.
Mas os reds ripostaram, com Dejan Lovren a marcar um golo no final da partida, enquanto Klopp rejubilava na bancada, celebrando a vitória por 5-4 no agregado.
O Liverpool chegou a quatro finais europeias sob o comando de Klopp, que restaurou o gigante inglês como uma potência nas competições continentais.
2019: Remontada ao Barcelona
Apesar de toda a rica história do Liverpool na Europa, a melhor noite de sempre em Anfield aconteceu numa notável reviravolta contra o Barcelona para chegar à final da Liga dos Campeões em 2019.
O Barça, inspirado por Lionel Messi, tinha vencido a primeira mão por 3-0 no Camp Nou.
De regresso a Anfield, foi demolido por um Liverpool em dificuldades, que não contava com dois dos seus talismãs do ataque, Mohamed Salah e Roberto Firmino.
Na ausência dos dois, Divock Origi e Georginio Wijnaldum foram os heróis improváveis, com um bis de cada um, numa vitória impressionante por 4-0.
2019: Glória na Liga dos Campeões
Depois de derrotar o Barcelona, dezenas de milhares de adeptos do Liverpool domaram o Tottenham e pintaram de vermelho a cidade de Madrid para celebrar o sexto título da Liga dos Campeões.
Salah e Origi marcaram os golos no Estádio Metropolitano, com Klopp a conquistar finalmente o maior prémio da Europa, depois de ter perdido as duas finais anteriores com o Dortmund e o Liverpool.
2020: Primeiro troféu da Premier League em 30 anos
Na época de 2018/19, o Liverpool registou um recorde de 97 pontos na Premier League, mas ainda assim perdeu o título por um ponto para o implacável Manchester City.
No ano seguinte, o clube não se deixou abater - mesmo com a interrupção da época causada pela pandemia de COVID-19.
Nos primeiros 27 jogos, os comandados de Klopp venceram 26 e empataram apenas um, a caminho de somarem 99 pontos e conquistarem o primeiro campeonato em 30 anos.
Os jogadores tiveram de levantar o troféu num Anfield vazio, devido às restrições impostas pela COVID-19, mas milhares de adeptos desafiaram as restrições para se reunirem no exterior do estádio, acendendo foguetes vermelhos.
2024: O improvável troféu final
A despedida de Klopp não foi um crescendo glorioso, uma vez que a luta pelo título da Premier League do Liverpool saiu dos trilhos nas últimas semanas e o clube foi eliminado da Taça de Inglaterra e da Liga Europa.
No entanto, ainda houve algo para festejar da sua última época na Taça da Liga.
O cabeceamento de Virgil van Dijk, a minutos do final do prolongamento, derrotou o Chelsea por 1-0 e garantiu um triunfo improvável para a equipa de Klopp, afeteda pelas muitas ausências devido a lesões e aos compromissos internacionais na Taça das Nações Africanas e na Taça da Ásia.
Mas a confiança de Klopp num grupo de jovens deu frutos, uma vez que estes ajudaram a virar a maré a favor do Liverpool durante o prolongamento, antes de Van Dijk ter desfeito o empate de cabeça.