Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Conceição: "Um resultado positivo é ganhar, não é por ser a Champions que empatar é bom"

Conceição fez a antevisão ao jogo com o Arsenal
Conceição fez a antevisão ao jogo com o ArsenalProfimedia
Leia abaixo as declarações do treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, e do guarda-redes Diogo Costa na antevisão ao jogo com o Arsenal, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, agendado para quarta-feira.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Números do Arsenal"Toda a gente conhece esta equipa e as dos grandes campeonatos europeus. É uma equipa de grandíssima qualidade, com um treinador que está há cinco anos no clube e que foi adquirindo valores individuais de grande qualidade, associando isso à valência coletiva, faz do Arsenal uma equipa capaz, competente e forte em todos os momentos do jogo. Está no top-3 do valor de mercado, isso diz do poderio. Estamos perante duas equipas com pedigree europeu, temos a nossa história, estamos habituados a estar nesta competição. Isso por si só não joga, a história, o emblema ou a camisola. Temos que dar o máximo em todos os jogos".

Nuances a trabalhar para travar o Arsenal: "É preciso, dentro das características dos jogadores na dinâmica do Arsenal, nuances diferentes. Isto para dizer que olhamos para esta equipa que é fortíssima em vários momentos do jogo, tem uma capacidade técnica e de talento que num determinado momento pode resolver o jogo. Nós também temos essa qualidade e talento. É uma das equipas com mais posse de bola na Liga inglesa, sabe acelerar o jogo como ninguém com alas que criam desequilíbrio, médios com capacidade grande para infiltrar. É uma equipa que se apresenta e está muito presente no último terço, isso faz com que o jogo seja diferente das competições internas. A história do jogo tem a ver com esse poderio e outras situações que advém dessa forma de estar tão ofensiva do Arsenal, que nos permita explorar a missão ofensiva na recuperação de bola. Temos que ser muito competentes nas diferentes fases, perceber que essa coesão e solidez defensiva vai ser a chave do jogo".

Acompanhe o relato áudio através da app ou site
Acompanhe o relato áudio através da app ou siteFlashscore

Estratégia e qual seria um resultado positivo para a segunda mão: "Nós não podemos fugir ao que somos como equipa. Mas há nuances a serem trabalhadas em função dos pontos fortes e fracos do adversário. Eles são fortes nos esquemas táticos, têm muitos golos marcados (e sofridos) nas bolas paradas. Todas as situações são trabalhadas em função do adversário, há muito material e conteúdo para estudar. Um resultado positivo para nós é sempre ganhar, não é por ser a Liga dos Campeões que empatar é um bom resultado, poderá ser num futuro ou num outro contexto, mas não neste".

Pressão alta mantém-se: "Isso faz parte da estratégia para o jogo. Não podemos fugir à identidade da equipa, mas temos de fazer alguns ajustes. Quando se diz que temos de estar preocupados com a nossa equipa, para mim é tanga. Temos que nos preocupar em função do adversário que vamos enfrentar. O baile sai bem se o nosso par permitir". 

Adeptos podem ajudar: "Espero sempre o mesmo dos nossos adeptos, desde os meus 15 anos que estou nesta casa com algumas ausências. Ter um público apaixonado a puxar pela equipa. No último jogo senti algo diferente, um pouco mais frio, posso e devo compreender porque os sócios e adeptos têm sempre razão, mas para mim isso aconteceu em função da equipa. Vínhamos de uma derrota que ninguém esperava e o ambiente foi diferente do que estou habituado. Temos uma equipa jovem que muda de ano após ano e precisamos sempre do primeiro jogador que são os sócios".

Jogo mais difícil da época e evolução de Fábio Vieira: "Podemos dizer que sim, teoricamente é o adversário que pode criar mais dificuldades, depois na prática vai ser um função do que fizermos. É preciso um FC Porto muito competente, competitivo e inteligente no jogo para perceber quando devemos pressionar. Estes jogos são de altíssimo nível, com as últimas 16 equipas, ainda mais temos de ir ao pormenor na preparação do jogo. Há tanta situação a anular e que queremos explorar no adversário, que as sessões de vídeo são um pouco mais demoradas e há mais nuances a acrescentar no treino".

Taremi: "O Taremi está fora deste jogo, teve um problema no adutor".

Eliminatória com influência no futuro financeiro do FC Porto: "Nós trabalhamos para ter sucesso desportivo, depois com isso temos também o lado financeiro. Mas não é com esse pensamento, é só no sucesso desportivo. Estamos nos oitavos de final da Liga dos Campeões mais uma vez, é um jogo de altíssimo nível e dificuldade para nós e para o Arsenal e vamos, com certeza, dignificar este clube". 

Diogo Costa

Análise: "Vamos jogar contra uma equipa forte, com os seus truques. O que posso garantir é que a nossa equipa não vai deixar o Arsenal fazer mossa e para que o Arsenal sinta o que é o FC Porto".

Noite pouco descansada: "Estamos preparados para tudo o que o Arsenal é, ofensiva e defensivamente. Todos têm pontos fracos, ainda não jogaram contra o FC Porto e vão sentir as suas dificuldades".

Diferença de qualidade do campeonato para a Champions: "Uma equipa como o FC Porto joga sempre para ganhar, cada equipa que defrontamos tem o seu valor, nunca olhamos de forma diferente. O nosso pensamento está sempre em defrontar o próximo clube e não pensar em jogar com o Arsenal ou, com todo o respeito, contra o Arouca. Obviamente que esses jogos temos de ganhar, mas nestes também".

Análise ao Arsenal: "É uma equipa muito ofensiva, tem os seus pontos fracos e vamos explorá-los ao máximo".

Reencontro com Fábio Vieira: "Não temos falado muito, ele saberá o valor desta equipa e clube e vai alertar os colegas de equipa. Espero que consiga vir cá, será sempre bom vê-lo".

Pontos fracos do Arsenal: "Têm os seus pontos fracos, não vou dizer o que vamos fazer".

Favoritismo do Arsenal: "Se alguém lhes atribui esse favoritismo, eles têm de o demonstrar dentro do campo".

Martin Odegaard"É um grande jogador, numa grande Liga, mas não é só um jogador que faz a diferença".

Jogo aéreo do Arsenal: "Preparo-me todos os jogos da mesma maneira, assim como a equipa técnica".