Estrela sueca e míssil belga levam Alvalade às nuvens na Liga dos Campeões: Sporting vence Lille
Recorde as principais incidências da partida
Se há palco em que é preciso subir o nível, esse palco é o da Liga dos Campeões. Rúben Amorim sabe, os jogadores também, e o Sporting apresentou-se a um nível alto, sempre em crescendo, frente a um Lille que, diga-se, fez uma exibição pobre em Alvalade.
A Liga dos Campeões voltou a Alvalade e pode dizer-se que agora "O Mundo Sabe Que" há muita qualidade no Sporting, a começar, claro, pelo sueco Viktor Gyökeres. O avançado teve marcação cerrada de Mandi, mas assim que começou a abrir o livro o Sporting acabou por dominar a equipa francesa, que terminou o primeiro tempo sem fazer qualquer remate à baliza de Franco Israel.
O início da partida foi disputado a um ritmo baixo, mas trouxe uma má notícia para o Sporting, depois de Gonçalo Inácio ter sido substituído por Matheus Reis, com queixas no pé esquerdo. A saída do internacional português não fez, no entanto, com que o Sporting perdesse o controlo da partida, bem pelo contrário.
Com Trincão, Pedro Gonçalves e Gyökeres a aparecerem cada vez mais em combinação, o sueco quase ofereceu o golo a Pote, mas Chevalier foi rápido a sair dos postes. No entanto, dois minutos bastaram para fazer ruir a defensiva francesa.
Um lance de insistência e uma má abordagem de Alexsandro permitiram a Gyökeres (38'), assistido por Pedro Gonçalves, abrir o marcador com um remate em rotação.
Dois minutos mais tarde, Angel Gomes viu o segundo amarelo (40') por falta sobre o sueco e deixou o Lille reduzido a 10, permitindo ao Sporting gerir a segunda parte de outra forma.
Em superioridade numérica e no marcador, coube ao Sporting controlar a partida na segunda parte e procurar o golo para sentenciar o marcador. Daniel Bragança, lançado para o lugar do amarelado Morita, cabeceou ao lado, Geny Catamo também desperdiçou uma grande oportunidade, mas o melhor ainda estava guardado para o pé direito de Debast (65').
Num lance construído pela esquerda, o central belga começou a subir aos poucos no terreno e, após passe de Daniel Bragança, estreou-se a marcar pelo Sporting com um golo do outro mundo, ao colocar a bola no ângulo da baliza de Chevalier, afastando definitivamente os fantasmas depois da má exibição na Supertaça.
Na reta final, a equipa leonina, que baixou o ritmo na reta final depois de uma grande ocasião de Gyökeres, ainda viu um golo anulado ao Lille por fora de jogo de Alexsandro, mas o triunfo já não fugiu à equipa de Rúben Amorim, que arrancou a Liga dos Campeões com um triunfo e uma exibição dominadora.
Homem do jogo Flashscore: Viktor Gyökeres (Sporting)