Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Barcelona vence Lyon (2-0) e conquista a Liga dos Campeões

Aitana Bonmatí celebra o seu golo na final com as suas colegas de equipa.
Aitana Bonmatí celebra o seu golo na final com as suas colegas de equipa.AFP
Um golo da vencedora da Bola de Ouro a meio da segunda parte fez com que as jogadoras do Barcelona defendessem o título de campeãs europeias em Bilbau. Putella fechou a festa com chave de ouro ao marcar já nos acréscimos. Foi o segundo título consecutivo, terceiro da história.

Barcelona 2-0 Lyon

Bilbau acolheu pela primeira vez a final da Liga dos Campeões feminina, 50.827 espectadores reuniram-se em San Mamés para ver dois dos melhores clubes da atualidade. O Barcelona, atual campeão da competição, e o Lyon, rei absoluto do torneio com oito troféus.

As notas das jogadoras
As notas das jogadorasFlashscore

As espanholas começaram por dominar o jogo e procuraram a baliza de Endler com um remate de Salma e outra jogada colectiva que o guarda-redes francês bloqueou. Mas foi o Lyon o primeiro a fazer um remate perigoso. Um pontapé de canto das francesas acabou na trave depois de Bronze ter afastado a bola. O ressalto também acertou nos ferros.

A partir daí, o Barça tomou a iniciativa. A hipótese mais clara da equipa catalã no primeiro tempo foi de Patri Guijarro. A maiorquina conduziu a bola até à área e rematou certeiro, mas a grande intervenção de Christiane Endler impediu o golo.

Pouco depois, Salma Paralluelo pediu penálti e Cascarino, Renard e Diana foram em busca do primeiro golo do Lyon. Mas foi Graham Hansen quem mais perigosamente atacou antes do intervalo, com o seu remate cruzado a passar ao lado da trave.

Na segunda parte, apesar do ataque inicial do Lyon à baliza de Cata Coll, com um remate de Dumornay defendido pela espanhola, um remate alto de Renard e um cabeceamento fraco de Gilles, o Barcelona assumiu o controlo do jogo.

A segurança defensiva de Lucy Bronze e a condução de jogo de Patri Guijarro fizeram com que as espanholas crescessem no jogo. Salma teve a sua oportunidade, mas rematou para fora. Quem não perdoou foi a Bola de Ouro. Grande jogada de Mariona Caldentey, que fez um passe preciso para Aitana Bonmatí. A jogadora de San Pedro de Ribas continuou a jogada e o seu remate acabou por passar ao lado da baliza do Lyon. 1-0 e loucura nas bancadas.

Como esperado, os minutos finais foram um cerco para as francesas. A equipa de Sonia Bompastor recorreu a Kadidiatou Diani, que liderou todas as jogadas de ataque. O internacional francês teve duas oportunidades. Uma com um remate alto e outra com um remate em posição acrobática que foi bloqueado por Cata Coll.

Antes disso, o lance mais movimentado da partida. Um cruzamento para a área terminou com uma defesa de punho de Cata Coll e um choque em que Ona Batlle recebeu uma pancada com os seus tachos. Ona Batlle ficou com um olho negro e sangue no lábio, mas pôde continuar.

O tempo de compensação foi de seis minutos. O Barcelona lutou, mas não só aguentou como conseguiu aumentar a vantagem. Alexia Putellas, que tinha entrado em campo há poucos minutos, aproveitou uma grande combinação entre Ona e Claudia Pina para furar a baliza francesa.

A era de ouro do futebol feminino espanhol continua. Para além do Campeonato do Mundo e da Liga das Nações conquistados pela seleção nacional, o Barcelona ganhou dois títulos consecutivos da Liga dos Campeões. As protagonistas têm o futuro à sua frente.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore