Feminino: Lyon vence Galatasaray (3-0) no arranque da Liga dos Campeões
Lyon 3-0 Galatasaray
O Lyon, único clube a disputar a Liga dos Campeões Feminina nesta temporada, iniciou a campanha europeia em casa contra o Galatasaray, estreante neste nível da competição. O jogo foi disputado num Estádio Groupama pouco concorrido, sobretudo devido ao mau tempo que se abateu sobre o país gaulês.
Foram precisos 34 minutos para as Fenottes abrirem o marcador, depois de terem cercado a baliza turca. Gamze Yaman foi decisiva, apesar de ter dominado mal a bola, mas acabou por sofrer um golo de cabeça de Kadidiatou Diani, que tinha sido criada por Tabitha Chawinga.
Diani já se tinha destacado com um remate cruzado (10'), antes de Berna Yeniceri sair da baliza para substituir a guarda-redes (13'). Chawinga (21'), Melchie Dumornay (24'), Lindsey Horan (28') e Danielle van de Donk (31') tiveram todas oportunidades de golo, mas não conseguiram.
O Galatasaray teve apenas uma pequena oportunidade, com o remate de Ebru Topçu a ser defendido por Christiane Endler (14').
Logicamente superior, o Lyon chegou ao golo mesmo antes do intervalo. Após um canto cobrado por Dzsenifer Marozsan, Chawinga recebeu a bola e cruzou para Vanessa Gilles, que cabeceou no travessão e balançou as redes (45').
Sem surpresas, o Lyon continuou a pressionar no segundo tempo. Horan encontrou Dumornay, mas o remate saiu muito longe (46'). Depois, foi preciso um belo remate de Yaman para impedir o golo de Dumornay (48'). Gilles, que já tinha marcado, esteve perto de fazer o dobro, quando aproveitou um canto de Marozsan e voltou a dominar no ar, mas desta vez a trave não se mostrou tão complacente (54').
O Galatasaray continuou a resistir, com Amel Majri, que acabara de entrar para o lugar de Chawinga, a tentar um remate acrobático por cima (69'). Diani falhou então o alvo com um remate à meia-volta (65'), antes de encontrar as luvas de Yaman (74').
As turcas tiveram finalmente uma oportunidade, mas a recém-contratada Hapsatou Diallo rematou de longe e à figura de Endler (75'). Enquanto uma chuva caía no relvado, Majri partiu pela esquerda e encontrou a cabeça de Diani, que marcou dois golos (77').
Dumornay esteve perto de aumentar o marcador, mas o seu remate forte foi defendido por Yaman, que precisou de alguns instantes para recuperar (86'). O marcador não se alterou mais e as Fenottes contentaram-se com a vitória por 3-0.
Na segunda rodada, o Lyon enfrentará adversários mais acostumados ao futebol continental, com uma difícil viagem à Alemanha contra o Wolfsburgo no dia 17 de outubro.
Outros resultados: