Futebol feminino: Benfica arranca campanha na Liga dos Campeões
Pouco mais de duas semanas depois de Espanha se ter sagrado campeã do mundo, a época de clubes de futebol feminino a nível europeu vai arrancar. A primeira eliminatória da Liga dos Campeões tem o pontapé de saída agendado para esta quarta-feira, com o Benfica a ser o único representante nacional.
As águias entram na primeira ronda e vão defrontar o Cliftonville, da Irlanda do Norte. A partida está agendada para esta quarta-feira, às 20:00 e é o início de um caminho que se espera bem-sucedido para as encarnadas, à semelhança do que aconteceu nas últimas três edições.
Recorde-se que nesta primeira ronda, as equipas foram divididas em 15 final fours (11 no caminho dos campeões, quatro no caminho das ligas) em que só o vencedor garante a passagem à segunda ronda (onde irá a uma nova eliminatória com jogos em casa e fora para assegurar presença na fase de grupos).
Ditou o sorteio que o Benfica jogue com o Cliftonville nas meias-finais e, em caso de sucesso, defronta com o vencedor do duelot entre BIIK (Cazaquistão) e SFK Riga (Letónia) na final.
Mais andamento
Teoricamente, o Cliftonville apresenta-se como um adversário acessível para o Benfica. Estreante na prova, depois de ter conquistado o título pela primeira vez na época passada, o Cliftonville chega ao Seixal com uma equipa praticamente só com jogadoras nacionais, a única exceção é a inglesa Fionnuala Morgan.
Contudo, as norte-irlandesas têm uma vantagem. Estão em plena competição, com o campeonato já com 13 jornadas, sendo que na última golearam o Larne (10-0). Neste momento somam 34 pontos e estão a seis do líder Glentoran (tem mais um jogo).
Quanto ao Benfica, ainda está em fase de arranque oficial da época e só realizou um jogo, se bem que foi um teste de fogo. Ultrapassou o SC Braga nas meias-finais da Supertaça, título que vai discutir com o Sporting.