Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Histórico: Benfica empata com Rosengard (2-2), mas segue para os quartos da Champions feminina

Atualizado
Benfica entrou para a história
Benfica entrou para a históriaAFP
Benfica tornou-se, esta quinta-feira, na primeira equipa portuguesa a avançar da fase de grupos da Liga dos Campeões feminina. Equipa de Filipa Patão sofreu na Suécia e teve de dar a volta ao resultado e permitiu o empate nos minutos finais, adiando a celebração. Foi a derrota do Eintracht Frankfurt em Barcelona (0-2) que permitiu às encarnadas fazer a festa

Rosengard 2-2 Benfica

As notas das jogadoras
As notas das jogadorasFlashscore

Dia de fazer história para o Benfica. Depois do empate na Alemanha, a equipa de Filipa Patão sabia que uma vitória garantia desde logo a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões feminina, algo inédito para um clube português. O empate, ou até mesmo a derrota, podia servir (mediante o resultado do Eintracht Frankfurt em Barcelona, mas era melhor a equipa campeã nacional não tentar o destino.

E pese embora algum favoritismo diante de um Rosengard que ainda não tinha feito um jogo oficial em 2024 e que terminou no sétimo lugar do campeonato sueco, o Benfica sofreu o primeiro golpe e abanou. Num momento de inspiração, Schough (13 minutos) colocou a bola fora do alcance de Lena Pauels e fez apenas o segundo golo das suecas nesta fase de grupos.

A desvantagem pesou nas pernas das jogadoras encarnadas. Sem Kika Nazareth e Lúcia Alves, duas jogadoras influentes e a debelar problemas físicos, a equipa encarnada sentiu dificuldades em atacar a baliza de Mukasa. E quando conseguiu, Jéssica Silva não conseguiu capitalizar o passe errando de Jansson e disparou por cima.

No regresso dos balneários foi um Benfica diferente aquele que apareceu em Malmo. E teve efeitos quase imediatos. Aos 52 minutos, Andreia Faria viu um grande golo ser-lhe negado, quando acertou na barra, de fora da área. Contudo, Jéssica Silva foi mais lesta a atacar o ressalto e empatou a partida.

Foi o tónico que o Benfica precisava. Avançou para cima da adversária, com mais confiança e Marie Alidou aproveitou novo passe errado de Jansson para contornar Mukasa e colocar a bola no fundo das redes. Era o delírio no banco encarnado, a história estava ali a um passo.

E o peso da história parece ter novamente entorpecido a equipa encarnada. Aos poucos foi permitindo ao Rosengard retomar o controlo, aproximar-se mais da baliza encarnada e Kadowaki (82 minutos) acabou por concretizar a ameaça, num momento de descoordenação da linha defensiva das águias.

O apito final trouxe um sabor amargo e deixou a festa em espera. O Benfica está no segundo lugar com oito pontos e teve de esperar até ao apito final do jogo em Barcelona (líder com 15 pontos) para celebrar. As águias firmaram a vice-liderança com mais quatro pontos que o Eintracht Frankfurt e vão para a fase a eliminar. O Rosengard somou o primeiro ponto.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Atualizado às 21:56 com o resultado do Barcelona