Liga dos Campeões Feminina: Lyon vence em Roma (0-3)
Roma 0-3 Lyon
Um jogo de cúpula esta noite na Liga dos Campeões Feminina. A Roma e o Lyons venceram os dois primeiros jogos, e este duplo confronto servirá para definir a melhor equipa do grupo. A primeira volta, esta noite, em Itália, era uma oportunidade para as Fenottes darem já o golpe de misericórdia.
Uma oportunidade que as francesas estavam decididas a aproveitar, como demonstra o seu início de jogo, em que se instalaram no campo italiano desde o início. As jogadas de Kadidiatou Diani incomodavam a defesa italiana, que se mantinha firme para impedir os avanços do Lyon. Mas foi de bola parada que as Fenottes criaram a melhor oportunidade, com um cabeceamento de Wendie Renard que por pouco não acertou no alvo (15'). No entanto, as paragens criaram perigo, e até um golo de Vanessa Gilles foi anulado por uma falta anterior.
Mas a superioridade do Lyon no jogo fez com que o primeiro golo parecesse inevitável. Lindsey Horan quase marcou quando se viu sozinha na área e cabeceou para lá da guarda-redes da casa, mas a bandeira foi levantada para apagar a alegria da americana (27). As Fenottes começavam a dar sinais de frustração. As oportunidades continuavam a surgir, mas só aos 35 minutos é que Melchie Dumornay aproveitou um canto completamente desperdiçado pela defesa romana e acabou por marcar com um remate de meia-volta vitorioso.
O Lyon tinha assumido o controlo do jogo e quase duplicou a vantagem quando Damaris Berta Egurrola Wienke cabeceou na sequência de um canto, mas a partida foi virada por um golpe de génio de Melchie Dumornay, que enviou um belo remate de 45 metros para bater Camelia Ceasar e permitir que o Lyon regressasse ao balneário com total tranquilidade (0-2).
As Fenottes voltaram decididas a matar o jogo, o que quase aconteceu aos 51 minutos, quando Dumornay, novamente Dumornay, ficou cara a cara com a guarda-redes da casa e ganhou. No entanto, na sequência de um canto, Sofie Svava tentou a sua sorte e a defesa não conseguiu fazer melhor do que empurrar a bola para Vanessa Gilles, que esticou a perna e fechou o jogo.
A missão estava cumprida e era a oportunidade perfeita para descansar o plantel. As romanas tentaram salvar algum orgulho, mas os seus esforços foram demasiado fracos. Não tinham as armas necessárias. O Lyon esteve perto de aumentar o marcador com um remate de Amel Majri (78') e outro de Vicki Becho (86'), mas acima de tudo fez questão de manter a sua baliza inviolada e travar uma breve explosão local.
Com isso, o Lyon venceu 0-3 e manteve a campanha perfeita na Liga dos Campeões. Três jogos, três vitórias, oito golos marcados, zero sofridos: em mais do que perfeita forma, as Fenottes estão a fazer uma corrida desenfreada e poderão praticamente garantir a qualificação na segunda mão. Como de costume, o Lyon está a fazer das tripas coração.