Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Treinador do Barcelona sobre Kika Nazareth: "Tem um grande futuro pela frente aqui no clube"

Rodrigo Coimbra
Kika Nazareth em destaque no Barcelona
Kika Nazareth em destaque no BarcelonaUrbanandsport / NurPhoto / NurPhoto via AFP, Flashscore
A internacional portuguesa protagonizou uma mudança histórica no futebol nacional, quando deixou o Benfica para rumar a Barcelona, por uma verba a rondar o meio milhão de euros. Quatro meses depois da mudança para a Catalunha, Kika Nazareth continua a mostrar o seu talento ao mundo.

Acompanhe o Real Madrid-Barcelona no Flashscore

Passo a passo, degrau a degrau, Kika Nazareth chegou a um dos patamares mais altos do futebol europeu e mundial. O Barcelona é a equipa sensação dos últimos anos no feminino, não só pela hegemonia que tem conquistado dentro e fora de portas, à custa dos seus resultados desportivos, mas pela aura criada à conta de artistas como Alexia Putellas e Aitana Bonmatí, esta última recentemente eleita a melhor jogadora do planeta.

A avaliação de Pere Romeu, treinador do Barcelona
A avaliação de Pere Romeu, treinador do BarcelonaDavid Ramos/Getty Images, Opta by Stats Perform

A criativa portuguesa estava perfeitamente confortável no "seu" Benfica, onde tinha conquistado o respeito e admiração dos adeptos, mas há muito que se perspetivava um desafio assim para ela. 

"Foi a decisão mais fácil e a decisão mais difícil que já tive de tomar na minha vida. É tão simples quanto isto. O Barcelona é a melhor equipa do mundo no futebol feminino, eu tenho de me sentir realizada no sentido em que a melhor equipa do mundo me quer. A equipa onde jogam Alexias, Aitanas, Patris, quer-me. O meu pensamento na altura era: posso vir a treinar com as melhores jogadoras do mundo, com os melhores treinadores do mundo, posso evoluir diariamente e chegar a outro patamar. Porque a realidade também é que a Liga espanhola e a Liga portuguesa estão em patamares diferentes", explicou a internacional portuguesa, recentemente, em declarações à revista Forbes.

"Estou feliz aqui. É diferente, contextos diferentes, ambientes diferentes, mas se quero ser uma jogadora melhor, acho que fiz a decisão certa", sustentou.

Os números de Kika Nazareth
Os números de Kika NazarethFlashscore

Novo mundo, a mesma confiança

Sobre a adaptação ao emblema blaugrana e à Catalunha, Kika reconheceu que estava a ser "mais difícil do que eu esperava, mas não por elas, talvez por mim". O certo é que tem vindo a ganhar o seu espaço. A portuguesa participou em todos os 12 jogos (nove no campeonato e três na Liga dos Campeões) realizados pelo Barcelona até ao momento, seis como titular, o último dos quais até como figura da equipa de Pere Romeu.

O conjunto blaugrana recebeu e venceu ao St. Polten (7-0), na 3.ª jornada da maior prova europeia a nível de clubes, com Kika a terminar a partida com nota 8.7 para o Flashscore, fruto de um golo e uma assistência.

Portanto, novo mundo, mas a mesma confiança de que as coisas vão correr igualmente bem na carreira desportiva de um dos maiores talentos portugueses da atualidade. Pere Romeu, treinador do Barcelona, confia nas capacidades da camisola 18.

"Kika é uma jogadora muito, muito, muito talentosa. Uma jogadora que sabe jogar entre as linhas. É uma jogadora jovem, que está em fase de crescimento individual. Acredito que tem um grande futuro pela frente aqui no clube", disse Pere Romeu, em resposta a uma pergunta colocada pelo Flashscore no final do encontro entre Barcelona e Atlético Madrid (0-3), no passado dia 9 de novembro, no Centro Deportivo Alcalá de Henares.

Seguem-se semanas muito importantes. O Barcelona visita o rival Real Madrid e pode cavar ainda mais o fosso na liderança da Liga F e Kika tem mais uma oportunidade para mostrar o seu talento ao lado de nomes como Bonmatí, Putellas e Patri. Os espanhóis parecem rendidos.

Depois virá o play-off decisivo de Portugal contra a República Checa e a jovem portuguesa também pode ter uma palavra a dizer em mais um capítulo dourado para a história da Seleção Nacional.