Fim da discussão sobre os guarda-redes do Real Madrid? Lunin voltou a brilhar
Após a lesão de Thibaut Courtois pouco antes do início da temporada 2023/24, o Real Madrid trouxe Kepa Arrizabalaga para o clube por empréstimo. O espanhol começou como suplente de Andriy Lunin nas duas primeiras jornadas antes de se integrar na equipa, mas quando estava pronto para jogar, foi o ucraniano que perdeu o seu lugar na equipa titular.
A situação mudou no início de novembro, quando o guarda-redes do Chelsea se lesionou e Lunin foi titular para o encontro com o SC Braga, na fase de grupos da Liga dos Campeões. O último jogo do ucraniano tinha sido contra o Almeria, a 19 de agosto. Andriy utilizou de forma quase perfeita o tempo de lesão de Kepa e as dúvidas começaram a surgir.
Desde o início de dezembro até ao final de janeiro, o tema nos meios de comunicação social espanhóis era quase constantemente sobre em quem Carlo Ancelotti iria apostar para a baliza do Real Madrid desta vez. O italiano não quis apostar logo num só guarda-redes e fez uma rotação na equipa. Desde o jogo de 12 de dezembro, contra o Union Berlin, até ao confronto com o Atlético, a 10 de janeiro, jogaram alternadamente. Lunin sentou-se no banco em dois jogos consecutivos. A 6 de janeiro, contra o Arandina, na Taça do Rei, e a 10 de janeiro, na meia-final da Supertaça de Espanha, contra o Atlético.
Na altura, parecia que o pressuposto de Carlo Ancelotti seria que Lunin defenderia na LaLiga e Kepa nas taças. No entanto, o espanhol teve uma atuação desastrosa no confronto com o Atlético. Para a final da Supertaça contra o Barcelona, Lunin entrou em campo e terá conquistado aí um lugar no onze inicial.
Kepa só entrou em campo uma vez desde o jogo contra o Atleti, a 10 de janeiro, logo após o seu regresso da Arábia Saudita, no polémico jogo contra o Almeria que terminou 3-2 em circunstâncias controversas, sendo que Kepa claramente não ajudou. Desde então, Andrei Lunin entrou no onze inicial em cinco jogos consecutivos e está a aproveitar a sua oportunidade.
Carlo Ancelotti resumiu da seguinte forma o desempenho de Lunin no primeiro jogo dos oitavos de final da Liga dos Campeões. "Ele está muito motivado, sente-se muito confiante. O facto de estar a jogar dá-lhe confiança. Hoje (terça-feira) fez um grande jogo, porque se comportou muito bem em todas as situações".
Contra o RB Leipzig, o ucraniano destacou-se com nove defesas e salvou o Real Madrid, num jogo que podia ter tido um resultado completamente diferente. A exibição do guarda-redes mereceu mesmo elogios dos próprios colegas. Vinícius Junior, por exemplo, recorreu às redes sociais para motivar ainda mais o guardião de 25 anos.