Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Golos de Jhon Duran colocam Unai Emery, treinador do Aston Villa, perante um dilema

Jhon Duran festeja o golo diante do Bayern de Munique
Jhon Duran festeja o golo diante do Bayern de MuniqueManjit Narotra / ProSportsImages / DPPI via AFP
Se havia alguma dúvida de que o Aston Villa havia feito a escolha certa ao contratar Jhon Duran, ela foi dissipada num início de temporada brilhante, com o avançado a marcar também o golo da vitória contra o Bayern de Munique, na quarta-feira.

Depois de 18 meses promissores no Aston Villa, Duran parecia estar prestes a deixar o clube para rumar ao West Ham, em julho. A imprensa britânica noticiou que o jogador já tinha estabelecido condições pessoais para uma transferência de 35 milhões de euros.

A transferência nunca se concretizou e, desde então, o colombiano de 20 anos marcou quatro golos no campeonato, depois de ter sido suplente nos primeiros seis jogos. Entre eles estão os golos da vitória contra o West Ham, o Leicester e o Everton, este último num espetacular remate de longa distância.

Potencial

O seu golo contra o Bayern Munique deu origem a uma impressionante vitória por 1-0 e foi o seu quinto golo como suplente em todas as competições desta época, mais do que qualquer outro jogador das cinco principais ligas europeias.

Foi o seu sexto golo esta época, apesar de ter jogado apenas cerca de 300 minutos em nove jogos. O treinador do Aston Villa, Unai Emery, está satisfeito com a sua evolução, depois de o avançado ter marcado cinco golos em 23 jogos na época passada.

"Ele tem um potencial enorme. Mas não só agora, ele tinha o mesmo potencial no ano passado", disse Emery aos jornalistas após o golo da vitória contra o Bayern.

"Como futebolista, tento deixá-lo jogar e colocá-lo em campo, porque o seu talento está lá. E a sua capacidade de nos ajudar e de se melhorar, claro", acrescentou.

Atmosfera de expectativa

Enquanto o Bayern Munique continuava a pressionar em busca do golo da vitória, Emery permitiu que Duran entrasse em campo novamente aos 70 minutos. O clima era de expetativa no Villa Park, quando Duran entrou em campo, e o imponente atacante correspondeu às expectativas e deixou a sua marca na partida em poucos minutos.

Pau Torres fez um passe na sua direção depois de um contra-ataque falhado do Bayern e Duran mostrou uma compostura excecional para se manter afastado do defesa do Bayern, Dayot Upamecano, e passar a bola por cima do guarda-redes Manuel Neuer.

Emery disse que o golo foi planeado com antecedência, no sentido em que a posição elevada de Neuer como titular tinha desempenhado um papel importante nas discussões pré-jogo.

"Nunca vi Neuer fora da sua linha, sabia onde estava a baliza e simplesmente acertei", disse Duran à CBS Sports.

Dilema da seleção

A forma de Duran também colocou Emery perante um agradável dilema. Ollie Watkins, que marcou 27 golos em todas as competições na época passada, continua a sua boa fase na presente temporada, com quatro golos e duas assistências em seis jogos do campeonato, mas o talento de Duran para marcar golos importantes é difícil de ignorar.