Grupo B: Lens vence Sevilha e está na Liga Europa (2-1), Arsenal e PSV empatam antes dos oitavos (1-1)
Lens 2-1 Sevilha
O Estádio Bollaert-Delelis encheu-se para ajudar a equipa a consolidar o terceiro lugar e a carimbar o passaporte para a Liga Europa naquela que é a terceira participação dos Sang et Or na fase de grupos da Liga milionária. O médio português David da Costa foi titular.
O ambiente era tenso diante de uma formação andaluz em crise de resultados e de lesões. De facto, o Sevilha só conseguiu convocar 11 jogadores da equipa principal para o duelo em França. Diego Alonso jogava aqui grande parte do seu futuro no comando técnico.
Golos, esses, só na segunda parte... e de castigo máximo. Primeiro foi Frankowski a adiantar os anfitriões, aos 68 minutos, com um míssil e soltar a festa na bancada.
Os festejos, no entanto, não foram de longa duração. Isto porque, na outra área, também houve castigo máximo e um Sergio Ramos, ao seu estilo inconfundível, a assumir a marcação. Apesar de uma excelente intervenção de Brice Samba na primeira tentativa, o penálti teve de ser repetido - devido a um ligeiro adiantamento do guarda-redes. À segunda, Ramos não perdoou com uma panenka... seguida de um pontapé nas mãos de Samba e um carinho aos adeptos da casa.
Acabariam por ser os franceses a levar a melhor, já em tempo de compensação, beneficiando de um erro de Pedrosa, com Sotoca a roubar a bola ao defesa e a isolar Fulgini, que picou à saída de Dmitrovic. O papa-títulos da Liga Europa está fora... e Diego Alonso muito provavelmente vai ficar sem emprego.
PSV Eindhoven 1-1 Arsenal
Já não havia muito a fazer neste jogo do Grupo B, visto que o Arsenal tinha assegurado o primeiro lugar e o PSV o segundo. Arteta aproveitou para rodar quase toda a equipa - mantiveram-se Saliba e Gabriel no eixo - e lançar Cédric Soares na primeira titularidade da época.
O duelo, no entanto, foi tudo menos aborrecido. Sem pressão, as duas equipas jogaram de forma aberta à procura de somar mais três pontos. Com bolas nos ferros das duas balizas na primeira parte, os Gunners foram os primeiros a acertar no alvo, por intermédio de Nketiah, aos 42 minutos, numa jogada com envolvência de Cédric.
No arranque do segundo tempo, os neerlandeses acabariam por chegar à igualdade, numa jogada bem construída a partir da defesa e com o belo remate de Vertessen, em arco, a não dar hipóteses de defesa a Ramsdale.
Apesar do bom futebol praticado e de belos lances que ficaram na retina - como o de Bakayoko no vídeo abaixo -, o resultado não se alterou e as duas equipas seguem para os oitavos com mais um ponto na bagagem.