Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Grupo F: PSG sobrevive em Dortmund (1-1), AC Milan elimina Newcastle (2-1)

Danny Lewis e James Hilsum
Zaire-Emery marcou para o PSG
Zaire-Emery marcou para o PSGProfimedia
Com o empate na Alemanha, os parisienses evitaram a primeira eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões desde que o Catar assumiu o controlo da equipa. Sonho europeu do Newcastle terminou com a segunda derrota do AC Milan em Inglaterra.
A classificação final do Grupo F
A classificação final do Grupo FFlashscore

Dortmund 1-1 PSG

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Apesar de o lugar dos Die Schwarzgelben na fase a eliminar já estar confirmado antes deste último jogo da fase de grupos, havia muito em jogo para vencer o grupo. As duas equipas continuaram a atacar sem medo em todas as oportunidades, mas Marius Wolf e Kang-in Lee falharam o alvo em oportunidades claras de ambos os lados. Niklas Süle fez uma recuperação milagrosa para negar a Kylian Mbappé depois que o talismã do PSG contornou Gregor Kobel.

A incredulidade continuava, apesar de os parisienses começarem a estar em vantagem, com Bradley Barcola a rematar em arco e Randal Kolo Muani a fazer uma corrida e a rematar para fora. O Dortmund continuava a criar oportunidades de golo, mas Marco Reus e Salih Özcan tiveram os seus remates venenosos negados por Gianluigi Donnarumma, enquanto Karim Adeyemi não conseguiu acertar no ressalto da última dessas defesas. Cada equipa teve mais uma oportunidade de ouro antes do intervalo, mas a primeira parte terminou sem golos, com Kolo Muani a ser travado por Kobel e Mats Hummels a cabecear para fora com o último toque.

No segundo tempo, o ritmo de jogo não abrandou e o golo da vitória acabou por surgir aos 51 minutos. Niclas Füllkrug aproveitou o desleixo do PSG na defesa para lançar Adeyemi, que rematou de primeira para o seu segundo golo da época - ambos na Liga dos Campeões.

 Warren Zaïre-Emery reavivou as esperanças dos parisienses apenas cinco minutos depois, marcando com a ajuda de um leve desvio de Adeyemi. Com o jogo a recusar-se a abrandar, Mbappé pensou que tinha colocado o PSG na liderança do grupo, mas foi apanhado em fora de jogo por uma margem mínima.

Barcola teve a melhor oportunidade para marcar no final do jogo, mas rematou de ângulo apertado contra Kobel. O Dortmund pôs fim a uma série de três derrotas consecutivas em todas as competições e garantiu o primeiro lugar do Grupo F da Liga dos Campeões. O PSG, por sua vez, ampliou a sua série invicta para seis jogos e, mais importante, a sua campanha nesta competição, com a vitória do AC Milan sobre o Newcastle United.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Newcastle 1-2 AC Milan

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Foi um final cruel para a primeira campanha na Liga dos Campeões em 20 anos para os Magpies, que terminaram em último lugar no grupo após a derrota, enquanto o AC Milan ficou em terceiro, atrás do segundo colocado Paris Saint Germain no critério de confronto direto. Os Magpies foram recebidos por um caldeirão dentro do St James' Park, com os fiéis Geordies a desempenharem o seu papel numa noite potencialmente decisiva para a época do Newcastle. O destino dependia em parte dos acontecimentos em Dortmund, mas os anfitriões estavam a fazer tudo o que podiam para forçar um golo inicial. Kieran Trippier teve um remate inicial num livre que passou por cima da barra, antes de o defesa rossoneri Fikayo Tomori ter feito uma manobra sensacional para negar a Miguel Almirón um remate à entrada da área após um corte de Joelinton.

Aos 33 minutos, foi o brasileiro quem marcou o golo, com um toque e um remate certeiro para Mike Maignan. O resultado deixava os Magpies no segundo lugar, à frente do Paris Saint-Germain, graças ao critério de desempate, já que os franceses ainda estão empatados sem golos na Alemanha.

O fator de alegria aumentou ainda mais em Tyneside após o intervalo com a notícia do golo de Karim Adeyemi contra o PSG, que colocou o Newcastle um ponto à frente dos campeões franceses. O empate de Warren Zaïre-Emery reduziu a vantagem dos Magpies ao confronto direto e depois foi seguido por um duplo golpe para a equipa de Howe. Christian Pulisic empatou a partida pouco antes do final do primeiro tempo, depois de o americano ter sido habilmente lançado na área por Olivier Giroud. O resultado foi um rude golpe no ambiente, já que o Newcastle voltou a cair para o terceiro lugar que ocupava antes do pontapé de saída.

Bruno Guimarães pensou que tinha restaurado a vantagem dos anfitriões de longe, mas foi impedido por Maignan, que conseguiu desviar o seu remate de longa distância para a barra. A angústia no rosto de Howe ficou clara quando Callum Wilson errou o cruzamento de Tino Livramento, mas poderia ter sido muito pior momentos depois, quando Rafael Leão só conseguiu acertar a trave no mano a mano com Martin Dúbravka. Mas o Milan foi sempre uma ameaça no contra-ataque, e os rossoneri viraram o jogo com um excelente remate de Samuel Chukwueze no final de um contra-ataque fulminante. A equipa de Stefano Pioli subiu ao terceiro lugar, mas ficou atrás do PSG no confronto direto.

O jogo não teve mais dramas em Tyneside A terceira derrota consecutiva em todas as competições será muito mais dolorosa, já que a aventura europeia termina antes do Natal. Enquanto isso, o AC Milan mostrou uma resiliência impressionante e agora tem o futebol da Liga Europa como prémio de consolação a caminho do Ano Novo.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform