Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Leverkusen aposta em Wirtz para "brilhar" na Europa

Wirtz é um dos principais jogadores do Leverkusen
Wirtz é um dos principais jogadores do LeverkusenALEXANDRA BEIER / AFP
O Bayer Leverkusen recebe o AC Milan na Liga dos Campeões na terça-feira, esperando uma atuação brilhante do médio Florian Wirtz.

Com apenas 21 anos, Wirtz fará a sua estreia em casa na competição, depois de ter perdido a última campanha do Leverkusen na Liga dos Campeões devido a uma lesão no ligamento cruzado anterior.

A estreia contra o AC Milan, sete vezes campeão do mundo, é apropriada para um jogador que tem uma longa carreira no cenário europeu.

O plantel do Leverkusen é de grande qualidade e o técnico Xabi Alonso é elogiado com razão, mas o brilho de Wirtz é fundamental em tudo o que a equipa faz.

Conhecido sobretudo pela sua criatividade no meio-campo, é também um perigo para a baliza: Wirtz tem quatro golos em cinco jogos do campeonato esta época.

Estatísticas das últimas temporadas de Wirtz
Estatísticas das últimas temporadas de WirtzFlashscore

Numa equipa que conta com Granit Xhaka, Victor Boniface, Patrik Schick, Alex Grimaldo e Exequiel Palacios, Wirtz é suficientemente fiável para ser o marcador de grandes penalidades do Leverkusen.

Espaço para Wirtz brilhar

O talento de Wirtz é inegável e, apesar de ter desempenhado um papel crucial na conquista do primeiro título do Leverkusen na Bundesliga, ele ainda tem muito a provar nas competições europeias.

Na final da Liga Europa do ano passado, vencida pela Atalanta, o Bayer foi eliminado na única derrota numa temporada de 53 jogos.

O Bayern de Munique adotou uma abordagem semelhante no empate de sábado na Bundesliga, conseguindo diminuir a criatividade do Leverkusen ao marcar fortemente o jovem médio.

Na estreia do Leverkusen na Liga dos Campeões contra o Feyenoord - o primeiro jogo de Wirtz na competição - ele marcou dois golos no primeiro tempo em uma vitória sem espinhas.

Com 1,77 metro de altura, Wirtz nunca será o jogador mais físico, algo que Alonso sabe por experiência própria como um médio de proporções semelhantes. Na sexta-feira, Alonso disse que toda a equipa tem a responsabilidade de libertar "o melhor Flo".

Ele não pode "fazer tudo sozinho", disse Alonso, acrescentando que "precisamos de toda a equipa ao seu melhor nível para permitir que o Flo brilhe".

O homem de 150 milhões de euros

Como seria de esperar de uma estrela de um clube da envergadura do Leverkusen, os rumores já ligam Wirtz, que tem contrato até 2027, a uma saída, talvez já no próximo verão.

No início de 2024, o diretor executivo do Leverkusen, Fernando Carro, afirmou que "nunca deixaria sair Wirtz por menos de 150 milhões de euros".

O dirigente pediu mais tarde desculpa, dizendo que "cometeu um erro" e explicando que "queremos manter Florian Wirtz connosco o máximo de tempo possível... ele não tem uma etiqueta de preço".

O Real Madrid, o Manchester City e o Arsenal estão entre os interessados, mas o gigante alemão Bayern também está a tentar contratar Wirtz.

O Bayern é um admirador de longa data do médio e quer que ele jogue ao lado do companheiro de seleção alemã Jamal Musiala, que tem um bom desempenho conjunto na seleção.

O guarda-redes e capitão do Bayern, Manuel Neuer, disse à Sky Germany que "preferia jogar com os dois juntos na mesma equipa".