Leverkusen aposta em Wirtz para "brilhar" na Europa
Com apenas 21 anos, Wirtz fará a sua estreia em casa na competição, depois de ter perdido a última campanha do Leverkusen na Liga dos Campeões devido a uma lesão no ligamento cruzado anterior.
A estreia contra o AC Milan, sete vezes campeão do mundo, é apropriada para um jogador que tem uma longa carreira no cenário europeu.
O plantel do Leverkusen é de grande qualidade e o técnico Xabi Alonso é elogiado com razão, mas o brilho de Wirtz é fundamental em tudo o que a equipa faz.
Conhecido sobretudo pela sua criatividade no meio-campo, é também um perigo para a baliza: Wirtz tem quatro golos em cinco jogos do campeonato esta época.
Numa equipa que conta com Granit Xhaka, Victor Boniface, Patrik Schick, Alex Grimaldo e Exequiel Palacios, Wirtz é suficientemente fiável para ser o marcador de grandes penalidades do Leverkusen.
Espaço para Wirtz brilhar
O talento de Wirtz é inegável e, apesar de ter desempenhado um papel crucial na conquista do primeiro título do Leverkusen na Bundesliga, ele ainda tem muito a provar nas competições europeias.
Na final da Liga Europa do ano passado, vencida pela Atalanta, o Bayer foi eliminado na única derrota numa temporada de 53 jogos.
O Bayern de Munique adotou uma abordagem semelhante no empate de sábado na Bundesliga, conseguindo diminuir a criatividade do Leverkusen ao marcar fortemente o jovem médio.
Na estreia do Leverkusen na Liga dos Campeões contra o Feyenoord - o primeiro jogo de Wirtz na competição - ele marcou dois golos no primeiro tempo em uma vitória sem espinhas.
Com 1,77 metro de altura, Wirtz nunca será o jogador mais físico, algo que Alonso sabe por experiência própria como um médio de proporções semelhantes. Na sexta-feira, Alonso disse que toda a equipa tem a responsabilidade de libertar "o melhor Flo".
Ele não pode "fazer tudo sozinho", disse Alonso, acrescentando que "precisamos de toda a equipa ao seu melhor nível para permitir que o Flo brilhe".
O homem de 150 milhões de euros
Como seria de esperar de uma estrela de um clube da envergadura do Leverkusen, os rumores já ligam Wirtz, que tem contrato até 2027, a uma saída, talvez já no próximo verão.
No início de 2024, o diretor executivo do Leverkusen, Fernando Carro, afirmou que "nunca deixaria sair Wirtz por menos de 150 milhões de euros".
O dirigente pediu mais tarde desculpa, dizendo que "cometeu um erro" e explicando que "queremos manter Florian Wirtz connosco o máximo de tempo possível... ele não tem uma etiqueta de preço".
O Real Madrid, o Manchester City e o Arsenal estão entre os interessados, mas o gigante alemão Bayern também está a tentar contratar Wirtz.
O Bayern é um admirador de longa data do médio e quer que ele jogue ao lado do companheiro de seleção alemã Jamal Musiala, que tem um bom desempenho conjunto na seleção.
O guarda-redes e capitão do Bayern, Manuel Neuer, disse à Sky Germany que "preferia jogar com os dois juntos na mesma equipa".