Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Conferência: Dinamarca a torcer por Club Brugge e Fenerbahçe

Ritzau
O futebol dinamarquês poderá ganhar um lugar extra na Liga dos Campeões na quinta-feira
O futebol dinamarquês poderá ganhar um lugar extra na Liga dos Campeões na quinta-feiraProfimedia
O Club Brugge e o Fenerbahçe podem dar uma grande ajuda ao futebol dinamarquês na quinta-feira à noite. Campeonato pode garantir uma vaga extra na Liga dos Campeões em 2025.

Se o Clube Brugge e o Fenerbahçe eliminarem o PAOK e o Olympiacos, respetivamente, nos quartos de final da Liga Conferência, a Dinamarca garantirá o 15.º lugar da lista de coeficientes da UEFA após esta temporada. Isto significa que tanto a equipa campeã como a segunda classificada da Superliga da próxima época participarão nas eliminatórias da Liga dos Campeões em 2025/26.

E as perspectivas são relativamente boas. O Club Brugge leva uma vantagem de 1-0 para o jogo fora de casa contra o PAOK, enquanto o Fenerbahçe vai tentar transformar um empate a 2-3 em casa em algo útil contra o Olympiacos.

A Dinamarca está atualmente em 15º lugar no ranking de coeficientes, e a Grécia é o único país que ainda pode ultrapassá-la. Por isso, se tanto o Olympiacos como o PAOK forem eliminados, a luz grega apagar-se-á de vez.

No entanto, menos também pode ser suficiente para a Dinamarca. Atualmente, a vantagem dinamarquesa sobre a Grécia é de 1,525 pontos de coeficiente, com os gregos a ganharem 0,400 pontos de coeficiente por uma vitória e metade por um empate. Além disso, os gregos recebem 0,200 pontos de coeficiente em pontos de bónus por cada equipa que chegue às meias-finais.

Por outras palavras, mesmo o prato cheio na quinta-feira - duas vitórias gregas e dois lugares nas meias-finais - não será suficiente para os gregos ultrapassarem a Dinamarca. Nesse caso, a Grécia terá retirado 1.200 pontos de coeficiente à sua liderança e continuará a faltar 0.325 pontos - o equivalente a uma vitória ou dois empates.

As contas após esta época contarão para a época 2025/26, e a Dinamarca enviará um total de cinco equipas para a Europa se o 15.º lugar se mantiver.

Para além de duas equipas nas eliminatórias da Liga dos Campeões, o vencedor da Taça tem uma oportunidade nas eliminatórias da Liga Europa, enquanto mais duas equipas dinamarquesas participam nas eliminatórias da Liga da Conferência.

Se a Grécia empurrar a Dinamarca para fora do top 15, apenas o campeão dinamarquês participará nas eliminatórias da Liga dos Campeões, o vencedor da Taça na Liga Europa e mais duas equipas dinamarquesas vão para a Liga da Conferência.

A mesma distribuição de quatro equipas acima referida será aplicada quando as equipas dinamarquesas lutarem por lugares na fase de grupos este verão. Este facto já era evidente na época passada, quando a Dinamarca terminou em 17.º lugar na classificação dos coeficientes.