Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga dos Campeões ainda pode dar bilhete para o Mundial de Clubes de 2025: conheça os candidatos

Michał Karaś
Mundial de Clubes vai disputar-se nos Estados Unidos da América
Mundial de Clubes vai disputar-se nos Estados Unidos da AméricaProfimedia
Além da luta pela glória europeia em 2023/24, a Liga dos Campeões deste ano é crucial para a distribuição de lugares no Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA do próximo ano, que se realizará nos Estados Unidos. Restam apenas dois lugares para as equipas europeias.

Restam apenas oito equipas em jogo na Liga dos Campeões. Destas, cinco já têm participação garantida no Campeonato do Mundo de Clubes reformulado, no qual a FIFA vê uma oportunidade para uma maior participação nos lucros do futebol de clubes.

O Campeonato do Mundo de Clubes de 2025 terá lugar de 15 de junho a 13 de julho do próximo ano, com a participação de 32 equipas. A Europa domina a lista de participantes, com 12 lugares a atribuir. Quatro destes lugares vão para os vencedores das próximas edições da Liga dos Campeões (2021-2024), com os outros oito a serem atribuídos aos clubes mais fortes da Europa durante um período de quatro épocas.

Para evitar a sobre-representação de uma das ligas, o ranking nacional permite um máximo de duas equipas de um país e, por cada triunfo na Liga dos Campeões, o país perde um lugar na classificação. 10 lugares são já ocupados por clubes de Inglaterra (Manchester City, Real Madrid e Chelsea como campeões europeus), Alemanha (Bayern e Borussia Dortmund), Itália (Juventus e Inter), Portugal (Benfica e FC Porto), França (Paris Saint-Germain).

Atlético ou Barcelona?

As cinco equipas que disputam os quartos de final da Liga dos Campeões já avançaram, pelo que apenas as outras três mantêm as suas hipóteses através da Taça dos Campeões Europeus. O Barcelona e o Atlético disputam a segunda vaga para Espanha (onde já está o Real Madrid como campeão europeu).

Com base na classificação de quatro anos, os Colchoneros têm mais hipóteses (65 pontos até agora contra 59 do Barça).. Se ambas as equipas forem eliminadas nos quartos de final da Liga dos Campeões, o Atlético irá para os Estados Unidos. O Barcelona precisa de de fazer melhor que o Atleti.

Arsenal ou... Salzburgo?

A terceira equipa inglesa ainda a sonhar é o Arsenal. Para eles, no entanto, a missão é mais difícil, pois Manchester City e Chelsea já têm participação garantida por terem vencido finais anteriores. Assim, as duas vagas para os clubes ingleses estão ocupadas e a única hipótese de o Arsenal disputar o Mundial de Clubes é vencer a final da Liga dos Campeões em Wembley, em junho. Nesse caso, será dada luz verde a um terceiro clube inglês, apesar da restrição geográfica.

Qualquer resultado que não seja a vitória do Arsenal significará, por sua vez, a promoção do Salzburgo ao prestigiado torneio dos maiores clubes do mundo. Isto porque, de acordo com o ranking quadrienal da UEFA, todos os clubes mais bem classificados da Europa ou já estão qualificados ou não têm qualquer hipótese de se qualificarem, esgotando a quota de lugares para cada país.