Liga dos Campeões: Arne Slot elogia Alonso "especial" antes do regresso a Anfield
Alonso, que marcou o golo da vitória do Liverpool na final da Liga dos Campeões de 2005, foi alegadamente o principal alvo dos Reds para substituir Jurgen Klopp como treinador no final da época passada. No entanto, o treinador de 42 anos optou por permanecer na Alemanha, tendo levado o Leverkusen ao primeiro título da Bundesliga e à Taça da Alemanha sem perder nenhum jogo, além de ter chegado à final da Liga Europa.
Slot recebeu a difícil tarefa de suceder a Klopp, mas teve um arranque notável com 13 vitórias e um empate nos primeiros 15 jogos em todas as competições.
O Liverpool está no topo da Premier League, chegou aos quartos de final da Taça da Liga e teve um início perfeito na Liga dos Campeões graças às vitórias sobre o AC Milan, o Bolonha e o RB Leipzig.
"É um grande jogo europeu", disse Slot na conferência de imprensa antes do jogo. "Também pelo que Xabi Alonso fez por este clube, especialmente na Europa. Talvez mais pela forma como ele gere o Leverkusen, como o gere a nível interno. Na Europa, na época passada, também foram incríveis. Penso que esta época são igualmente bons, mas um pouco mais azarados no que diz respeito aos resultados."
O Leverkusen tem tido dificuldades em igualar o nível da época passada, estando em quarto lugar na Bundesliga, a sete pontos do líder Bayern de Munique. Mas o time também está bem encaminhado para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, depois de conquistar sete pontos nos três primeiros jogos.
"É difícil dizer o que faz dele um treinador especial se você não trabalha com ele diariamente, mas ele é, isso é claro", acrescentou Slot sobre Alonso: "Quando assumiu o cargo, estava no último lugar do campeonato, não gastava muito, tinha os mesmos jogadores e só perdeu na final da Liga Europa. Ele trabalhou com treinadores incríveis no passado e jogou ao mais alto nível. Por isso, também sabe e compreende o que os jogadores sentem em determinados momentos."
O Liverpool precisou de um desempenho muito melhor na segunda parte para vencer o Brighton por 2-1 no sábado e chegar ao topo da Premier League
Mohamed Salah marcou o golo da vitória com um golo impressionante, mas provocou mais especulação sobre o seu futuro depois com uma publicação nas redes sociais.
"Aconteça o que acontecer, nunca esquecerei a sensação de marcar em Anfield", disse o egípcio, que fica sem contrato no final da época.
Salah é uma das três principais estrelas do Liverpool cujos contratos expiram em junho. O capitão Virgil van Dijk e Trent Alexander-Arnold também ainda não chegaram a um acordo. Apesar da incerteza, Slot espera que a equipa consiga manter a forma que tem mostrado até agora nesta temporada.
"Não olho para as publicações no Instagram dos jogadores, falo com eles. O Mo está num momento muito bom. Ele sempre esteve no Liverpool, mas também neste momento", acrescentou Slot: "Isto vai continuar enquanto o futuro deles não estiver claro, mas entretanto esperemos que eles tragam os desempenhos."