Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga dos Campeões: Conheça as primeiras oito equipas a entrar em ação nos oitavos

Micha Pesseg
Liga dos Campeões da UEFA 2023/24: 16 equipas ainda sonham com a conquista do título.
Liga dos Campeões da UEFA 2023/24: 16 equipas ainda sonham com a conquista do título.Profimedia
Os oitavos de final da Liga dos Campeões 2023/24 estão ao virar da esquina. 16 equipas vão lutar para erguer o troféu europeu na final no Estádio de Wembley, em Londres, a 1 de junho. Oito dessas equipas entrarão na fase a eliminar na terça-feira (12 de fevereiro) e na quarta-feira (13 de fevereiro). Entre elas contam-se o atual campeão Manchester City, o recordista de títulos Real Madrid e os dois representantes alemães RB Leipzig e Bayern de Munique. Na primeira parte da nossa grande antevisão da Liga dos Campeões, analisamos a forma, a história e as tácticas destas equipas.

Manchester City

Forma: Embora os Sky Blues não exalem o mesmo domínio da época anterior, podem contar com um registo extraordinário. Venceu os últimos dez jogos competitivos, tendo a sua última derrota ocorrido no início de dezembro, frente ao Aston Villa (0:1). O ensaio geral também foi um sucesso. Erling Haaland marcou dois golos na vitória por 2-0 sobre o Everton. No entanto, o treinador Pep Guardiola não ficou satisfeito com o desempenho. Os campeões ingleses tiveram grandes problemas na primeira parte e Pep Guardiola criticou a linguagem corporal pouco dinâmica da equipa.

Os últimos jogos do Manchester City
Os últimos jogos do Manchester CityFlashscore

Experiência: No ano passado, os Citizens provaram que não ficam nervosos nos momentos decisivos. A equipa de Pep Guardiola venceu a final da Liga dos Campeões contra o Inter de Milão por 1-0, de uma forma pouco espetacular mas confiante - tal como uma equipa de topo. A equipa tem participado na Champions todos os anos desde 2011/12.

O Manchester City conquistou o seu primeiro título da Liga dos Campeões no ano passado.
O Manchester City conquistou o seu primeiro título da Liga dos Campeões no ano passado.AFP

Táticas: Guardiola regressou a um esquema de quatro defesas para a atual temporada. O catalão está satisfeito em contar com quatro defesas habilidosos. No ataque, os jogadores do City seguem o jogo posicional aperfeiçoado nos últimos anos. Em comparação com as equipas anteriores de Pep, os passes rápidos e directos desempenham um papel bastante secundário. Em vez disso, os jogadores são autorizados a driblar com mais frequência e a criar espaço através de acções individuais. O papel do campeão do mundo argentino Julian Alvarez também é interessante. O jogador de 24 anos joga frequentemente como organizador atrás do avançado Erling Haaland.

Os passes de Julián Alvárez
Os passes de Julián AlvárezOpta by Stats Perform

FC Copenhaga

Forma: O campeonato dinamarquês só recomeça a 18 de fevereiro. O Copenhaga, terceiro classificado, defronta o Silkeborg IF. Para se manterem quentes antes dos jogos importantes contra o Manchester City, o campeão do país disputou vários jogos particulares. Os resultados foram bastante díspares. Só conseguiu vencer três dos seus seis jogos. Na quinta-feira, pelo menos, derrotou o tradicional clube norueguês Molde por 3-1.

Os últimos jogos do Copenhaga
Os últimos jogos do CopenhagaFlashscore

Experiência: O Copenhaga não pode dar por garantida a sua participação nas competições europeias. A última vez que chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões foi há 13 anos e, em 2019/20, chegou aos quartos de final da Liga Europa. O médio português Diogo Gonçalves é o jogador do plantel com mais experiência na elite do futebol europeu, com 19 jogos.

Os oitavos de final da CL são uma grande honra para o FC Copenhaga.
Os oitavos de final da CL são uma grande honra para o FC Copenhaga.Profimedia

Tática: O treinador Jacob Neestrup tem laços estreitos com o clube. O antigo jogador de 35 anos passou pela academia do clube, mas teve de encerrar a carreira precocemente. Hoje, é considerado um dos maiores talentos da Dinamarca como treinador. A sua equipa pode jogar num 4-4-2, 4-2-3-1 ou 4-3-3, com o capitão Viktor Claesson a desempenhar um papel interessante no passado recente.

Os movimentos de Claesson
Os movimentos de ClaessonOpta by Stats Perform

O sueco de 32 anos atuou muitas vezes como avançado-sombra, embora se sinta à vontade no meio-campo. Neestrup geralmente prefere um estilo de pressão cultivado no meio-campo. Além disso, a equipa tem um grande potencial de perigo de golo em lances de bola parada, graças a um posicionamento inteligente na grande área.

Copenhaga x Manchester City (terça-feira, 20:00)

RB Leipzig

Forma: O RB Leipzig está em alta. Só ganhou um dos seus últimos seis jogos na Bundesliga e perdeu todos os seus primeiros três jogos competitivos no novo ano civil. A derrota com o Estugarda no final de janeiro foi particularmente dolorosa para os Red Bulls. No sábado, apenas conseguiram um empate contra o Augsburgo. O treinador Marco Rose está de fora.

Os últimos jogos do RB Leipzig
Os últimos jogos do RB LeipzigFlashscore

Experiência: O ADN do RB Leipzig é elevar continuamente os jovens jogadores ao próximo nível e depois vendê-los com lucro. Por isso, o plantel é relativamente jovem. Jogadores regulares como Xavi Simons (20), Benjamin Sesko (20) e Castello Lukeba (21) são extremamente talentosos, mas estão dando seus primeiros passos no grande palco. No entanto, o clube é agora uma presença permanente na Liga dos Campeões. Em 2023/24, o clube estará presente na fase a eliminar da competição pela quarta vez.

Xavi Simons, emprestado pelo PSG, é a grande estrela do RB.
Xavi Simons, emprestado pelo PSG, é a grande estrela do RB.AFP

Tática: Os Red Bulls jogam normalmente num 4-2-2-2, com o duplo pivô à volta de Xaver Schlager a iniciar e a coordenar o ataque agressivo. Jogadores criativos como Xavi Simons, Dani Olmo e Christoph Baumgartner ocupam os espaços de ataque. A frente de ataque é normalmente composta por um avançado dinâmico e um jogador de ataque - neste caso, Lois Openda e Benjamin Sesko. Na Liga dos Campeões, em particular, Marco Rose também optou ocasionalmente por uma defesa de cinco jogadores.

Simmons em destaque no jogo dos Saxões
Simmons em destaque no jogo dos SaxõesOpta by Stats Perform

Real Madrid

Forma: O Real está no ritmo certo e venceu quatro dos últimos cinco jogos da LaLiga. No sábado, os merengues comemoraram uma excelente vitória em casa contra o vice-líder Girona, ampliando a vantagem sobre o rival.

Os últimos jogos do Real Madrid
Os últimos jogos do Real MadridFlashscore

Experiência: O Real Madrid é o clube mais titulado da Liga dos Campeões, com um total de 14 títulos. Só nos últimos dez anos, os madridistas ergueram o troféu cinco vezes no céu noturno europeu. Para jogadores como Toni Kroos (144 jogos na CL), Luka Modric (122) e David Alaba (117), a primeira divisão é um território familiar. O técnico Carlo Ancelotti também conhece bem o hino mundialmente famoso.

Kroos sabe exatamente como vencer a primeira divisão europeia.
Kroos sabe exatamente como vencer a primeira divisão europeia.AFP

Tática: Ancelotti não é conhecido por revolucionar as ideias táticas. No entanto, o italiano consegue como ninguém dar aos seus jogadores os conselhos certos e atribuir-lhes o papel tático perfeito. Como assistente técnico, seu filho Davide é responsável por traduzir esse minimalismo em um plano de jogo adequado.

O posicionamento dos jogadores do Real Madrid
O posicionamento dos jogadores do Real MadridOpta by Stats Perform

O Real joga tradicionalmente num 4-3-3, mas com Jude Bellingham em campo, esta formação muda frequentemente para um 4-4-2 em losango. O inglês está de fora pelo menos na primeira mão. É provável que ele seja substituído por Joselu, um avançado clássico.

RB Leipzig x Real Madrid (terça-feira, 20:00)

Bayern de Munique

Forma: O FC Bayern de Munique tem tido algumas semanas difíceis. Depois de uma vergonhosa derrota contra o Werder Bremen em meados de janeiro, o técnico Thomas Tuchel já estava a ser criticado. As coisas pioraram ainda mais no sábado à noite. O hendecacampeão sofreu uma derrota contra o Leverkusen. Assim, o campeonato alemão é agora uma perspetiva distante e a Liga dos Campeões é a única hipótese que resta de conquistar um título esta época.

Os últimos jogos do Bayern
Os últimos jogos do BayernFlashscore

Experiência: Desde 2008/09, o Bayern de Munique só por duas vezes não chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões. O campeão alemão conquistou o troféu europeu pela última vez na temporada 2019/20, que foi marcada pela COVID-19. Thomas Müller (147) e Manuel Neuer (134) podem contar com mais de 100 jogos na primeira divisão. O treinador Thomas Tuchel venceu 38 dos seus 61 jogos na CL até à data, o que corresponde a uma taxa de vitórias superior a 62%.

O veterano Thomas Müller.
O veterano Thomas Müller.AFP

Táctica: No fim de semana, Thomas Tuchel queria superar a sua sombra. Por isso, o técnico do Bayern dispensou o tradicional 4-2-3-1, que promete muita estabilidade e superioridade no meio-campo. Em vez disso, ele tentou espelhar o Bayer de Alonso - sem sucesso. Contra a Lazio, é provável que o campeão alemão opte novamente pelo esquema já testado e aprovado. O problema é que, desde o início da temporada, a dupla de zaga não promete nenhum equilíbrio real. O parceiro certo para Joshua Kimmich ainda não foi encontrado. Tanto Leon Goretzka como Raphael Guerreiro têm um grande espírito ofensivo e não foram feitos para manter as costas do Kimmich livres na defesa.

A posição média da equipa do Bayern
A posição média da equipa do BayernOpta by Stats Perform

Lazio

Forma : Na Serie A italiana, a equipa da capital está a lutar para se manter nos lugares europeus. Depois de uma vitória sobre o Cagliari no sábado, a Lazio ainda está a cinco pontos do quarto classificado, a Atalanta. Ao longo da temporada, os italianos têm sofrido repetidamente com períodos de fraqueza, enquanto a consistência tem sido muito sentida.

Os últimos jogos da Lazio
Os últimos jogos da LazioFlashscore

Experiência: Para a Lazio, chegar aos oitavos da Liga dos Campeões não é algo natural. A última vez que os romanos conseguiram este feito foi na época 2020/21, quando enfrentaram o Bayern, mas perderam tanto a primeira como a segunda mão. Nos últimos anos, preferiram disputar a Liga Europa, mas falharam sempre o acesso às meias-finais. O jogador mais experiente do plantel é o espanhol Pedro, com 82 jogos. O jogador de 36 anos conquistou três vezes o título da primeira divisão com o seu antigo clube, o Barça.

A passagem da Lazio aos oitavos de final não é uma questão óbvia.
A passagem da Lazio aos oitavos de final não é uma questão óbvia.Profimedia

Tática : Maurizio Sarri prefere geralmente uma formação 4-3-3, que se caracteriza por algumas características especiais. O ex-jogador do Frankfurt Daichi Kamada, por exemplo, tem um papel interessante a desempenhar. No papel, o japonês é um médio centro, mas na prática Kamada joga quase sempre na ala.

O posicionamento de Kamada
O posicionamento de KamadaOpta by Stats Perform

Na posse de bola, Sarri privilegia um jogo de passes directos em que os triângulos são formados repetidamente. O objetivo é atrair o adversário para fora da sua formação defensiva, através de combinações de passes fortes, e depois ultrapassá-lo rapidamente. Na defesa, o centro é frequentemente apertado, o que, por sua vez, significa que os laterais têm de participar continuamente no trabalho defensivo. Ciro Immobile é uma referência no centro do ataque. O jogador de 33 anos goza de uma grande reputação com Sarri e, portanto, tem muita liberdade tática.

Lazio x Bayern de Munique (quarta-feira 20:00)

PSG

Forma: No início da temporada, os parisienses ainda estavam a lutar para se acostumar com o futebol sob o comando de Luis Enrique. Depois de um desempenho dececionante na Ligue 1, o Nice surpreendentemente parecia prestes a tirar o título do clube da capital. No entanto, o PSG está invicto há 16 jogos no campeonato. No novo ano civil, o clube comemorou sete vitórias em oito jogos. No sábado, não teve problemas em casa contra o Lille.

Os últimos jogos do PSG
Os últimos jogos do PSGFlashscore

Experiência: O PSG e a Liga dos Campeões estão em guerra. Apesar do investimento maciço, o campeão francês nunca conquistou o troféu. No entanto, com o treinador Luis Enrique e os jogadores Keylor Navas, Achraf Hakimi, Lucas Hernandez e Marco Asensio, tem alguns antigos vencedores da Liga dos Campeões no plantel. Afinal de contas!

A nova contratação de verão, Asensio, já conquistou a primeira divisão várias vezes.
A nova contratação de verão, Asensio, já conquistou a primeira divisão várias vezes.AFP

TÁTICA: Luis Enrique é conhecido como um defensor de um jogo de extrema posse de bola - mas que, por vezes, carece de penetração ofensiva. No campeonato, o PSG tem a posse de bola por 15 segundos em média. No entanto, raramente tem pressa em chegar ao golo. Kylian Mbappé tem, naturalmente, um papel fundamental a desempenhar. O avançado de 25 anos já marcou 29 golos em 28 jogos oficiais esta época.

Mbappe domina a Ligue 1.
Mbappe domina a Ligue 1.AFP/Opta by StatsPerform

Real Sociedad

FORMA : A equipa de Imanol Alguacil já viu melhores dias. A última vitória na LaLiga foi contra o Celta de Vigo, no dia 20 de janeiro. A equipa não conseguiu marcar em cada um dos seus últimos quatro jogos competitivos, mas também sofreu apenas um golo. A qualificação para a Liga dos Campeões parece irrealista, uma vez que a equipa já está a onze pontos do quarto lugar.

Os últimos jogos da Real Sociedad
Os últimos jogos da Real SociedadFlashscore

Experiência: Chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões da UEFA é um grande sucesso para os bascos. A última vez que a Real Sociedad conseguiu esse feito foi na temporada 2003/04, e o avançado André Silva é o jogador mais experiente do plantel, com apenas 22 partidas.

A Sociedad fez uma excelente fase de grupos da CL e relegou o Inter, finalista do ano passado, para o segundo lugar.
A Sociedad fez uma excelente fase de grupos da CL e relegou o Inter, finalista do ano passado, para o segundo lugar.AFP

Tática: Após a reforma de David Silva no verão passado, Alguacil foi obrigado a repensar o esquema de jogo. Sem o ídolo, os bascos voltaram a apostar mais no ataque pelos flancos. O japonês Takefusa Kubo é um dos melhores jogadores do país. O driblador de 22 anos está sempre à procura de situações de um contra um, criando assim espaço para os seus companheiros.

Os números de Kubo
Os números de KuboOpta by Stats Perform

Os médios Mikel Merino e Brais Mendez fazem muitas vezes corridas perigosas para a área adversária. A linha defensiva, organizada por Robin Le Normand, também tem os seus pontos fortes. Com apenas 22 golos sofridos, a Real Sociedad tem atualmente a quarta melhor defesa de Espanha.

PSG x Real Sociedad (quarta-feira, 20:00)