Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga dos Campeões: Direção do Bayern absolveu Kompany após a primeira derrota

SID/Micha Pesseg
Vincent Kompany sofreu a primeira derrota como treinador do Bayern
Vincent Kompany sofreu a primeira derrota como treinador do BayernČTK / imago sportfotodienst / Eibner-Pressefoto/Marcel von Fehrn
O Bayern perde pela primeira vez sob a direção de Vincent Kompany, mas este não põe em causa o seu estilo de jogo arriscado.

Na amarga primeira derrota, inesperada, Vincent Kompany sentiu todo o calor da família do Bayern. No glamoroso hotel de golfe The Belfry, os adeptos e os patronos do campeão em título aplaudiram de forma consoladora, enquanto o treinador recebia a absolvição das mais altas autoridades com um lombo de vaca assado e um pudim de Yorkshire.

"Estamos felizes por estar conosco", disse o CEO Jan-Christian Dreesen ao triste belga, e: "Temos certeza de que a maneira de jogar, o discurso e a interação com os jogadores nos vão trazer alegria novamente".

A próxima cimeira da Bundesligaiga será em Frankfurt, no domingo, seguindo-se os confrontos com o Estugarda e o Barcelona - e mais além.

O erro de Neuer dá que falar

A crença em um futuro melhor sob o comando do elogiado sucessor de Thomas Tuchel é atualmente inabalável, como ficou claro na noite após o deja-vu contra o Aston Villa. O jogo de alto risco de Kompany, que levou o guarda-redes Manuel Neuer a cometer o erro decisivo na derrota por 1-0 em Birmingham, deverá levar Munique a muitas mais vitórias - e à "Final 2.0", a 31 de maio de 2025, na Allianz Arena.

"A Liga dos Campeões não se decide hoje", disse Kompany, depois de ter caído do primeiro para o 15.º lugar na tabela  da fase principal, fazendo com que a derrota na primeira fase da Liga dos Campeões em sete anos (!) parecesse um acidente: "Se nos concentrarmos no nosso trabalho, ganharemos muitos mais jogos. E desta maneira". E Dreesen deixou claro no discurso, pouco antes da meia-noite, que seria bem recebido em Munique. O treinador entusiasmou-se com a"alegria do jogo". Todos sentem"que a equipa se diverte em conjunto".

Neuer, em particular, manteve a diversão dentro de limites controláveis desta vez. O joker Jhon Durán (79) enganou-o com um remate muito à frente da sua baliza e, tal como o lendário Peter Withe na final da Taça das Taças de 1982, atirou o Villa para a sorte.

"Talvez eu possa ficar dois metros mais atrás", admitiu Neuer,"mas ainda seria incerto se eu conseguiria". E de qualquer forma: "Este é o nosso jogo. Não vamos mudar agora. Infelizmente, foi um golo que fazia parte do risco calculado". Joshua Kimmich acrescentou:"Muitas vezes beneficiamos do facto de o Manu jogar alto." Isso também foi parcialmente o caso na quarta-feira.

Manuel Neuer está irritado com o golo sofrido e a derrota contra o Aston Villa.
Manuel Neuer está irritado com o golo sofrido e a derrota contra o Aston Villa.Jose Breton/NurPhoto/NurPhoto via AFP

No entanto, o técnico do Villa, Unai Emery, que já havia chocado o Bayern nos quartos de final de 2022 com o Villarreal, e o compatriota Xabi Alonso com o Leverkusen desenvolveram um plano de como prejudicar o Bayern. Até agora, o Bayern não saiu vitorioso de nenhum dos dois testes principais.

Não só porque estão constantemente a jogar com mais calma, mas também porque lhes faltou o toque final na frente. O astro Harry Kane esteve ausente no seu infeliz retorno ao Reino Unido e não teve presença na área. Kompany, no entanto, está longe de dizer que o goleador está em crise de forma. "Não é uma coisa individual", enfatizou.

O Bayern, como coletivo, vai "certamente colocar tudo na balança" no "jogo importante" em Frankfurt e atacar.