Liga dos Campeões: Fenerbahçe de Mourinho sofre para eliminar Lugano (2-1)
Fenerbahçe 2-1 Lugano
Depois do espetáculo de sete golos na Suíça, onde José Mourinho se queixou do relvado sintético, o Lugano visitou o Sukru Saraçoglu, em Istambul, naquele que seria o primeiro jogo caseiro do técnico português pelo Fenerbahçe. E o que é certo é que os adeptos dos canários não terão ficado satisfeitos com esta primeira amostra in loco.
Algo apática, a equipa da casa foi surpreendida aos sete minutos. Num lance de insistência, em que a defesa do Fenerbahçe não foi lesta a afastar, Mohamed Belhaj não foi de modas e disparou um remate à entrada da área, indefensável para Livakovic. 0-1 no jogo, 4-4 na eliminatória.
À procura de resolver a eliminatória em casa, o Fenerbahçe raramente conseguiu desenvolver boas jogadas de ataque e aqui e ali foram-se ouvindo assobios tímidos durante um primeiro tempo que podia ter terminado com os helvéticos na frente do agregado, não fosse uma grande defesa de Livakovic.
No segundo tempo, a equipa turca assumiu o controlo das operações, mas só de bola parada é que conseguiu chegar ao tão pretendido golo. Mert Hakan Yandas enviou a bola para a área, onde apareceu o inevitável Edin Dzeko a salvar os canários. Szymanski (0’º3 minutos) confirmou o apuramento, com um golo ao cair do pano, após passe de Tdic.
Com o empate, o Fenerbahçe consegue avançar com um 6-4 no agregado e deixa o Lugano pelo caminho na segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Agora terá à espera os franceses do Lille, na penúltima etapa para conseguir o acesso à fase principal da Champions. Os helvéticos descem para terceira pré-eliminatória da Liga Europa, onde esperam Dínamo Kiev ou Partizan.
Resultados da 2.ª pré-eliminatória da Champions:
Qarabag 5-0 Lincoln Red Imps (7-0 agregado)
Sparta Praga 4-2 Shamrock Rovers (6-2)
Slovan Bratislava 5-0 Cejle (6-1)
* a negrito a equipa que seguiu em frente