Liga dos Campeões: Lille sobrevive em Istambul (1-1) e elimina Fenerbahçe de Mourinho no prolongamento
Reveja aqui as principais incidências da partida
É o primeiro revés de José Mourinho no Fenerbahçe. Após a derrota pela margem mínima na primeira mão (2-1), o Fenerbahçe não conseguiu aproveitar o fator casa para dar a volta ao Lille e foi eliminado da Liga dos Campeões na terceira pré-eliminatória com um nulo.
Ao contrário do que o resultado pode sugerir, o jogo foi entretido. O Lille não se acanhou perante os quase 50 mil adeptos do Fenerbahçe e foi mais ofensivo no primeiro tempo, muito por culpa de Tiago Santos que dinamizou o flanco direito, mas não marcou e isso permitiu aos anfitriões ganharem confiança.
Ainda antes do apito para o intervalo Yandas e Szymanski testaram a atenção de Chevalier, enquanto Alexsandro, antigo jogador do Chaves, tirou o golo a Dzeko após um cruzamento rasteiro de Saint-Maximin.
No segundo tempo, Chevalier voltou a levar a melhor, desta feita no duelo com Yuksek. Talvez a gota de água para os adeptos turcos, que aos 58 minutos viram a partida interrompida e o guardião francês no chão, atingido por um objeto vindo das bancadas. O árbitro exigiu um aviso pela instalação sonora do estádio, mas as vaias eram tantas que ninguém deve ter conseguido perceber a mensagem.
O último quarto de hora foi o assalto final do Fenerbahçe, com En-Nesyri e Cenk Tosun lançados para fazer companhia a Dzeko na frente. Mourinho foi ao livro de regras de Quinito, colocou a carne toda no assador e foi recompensado. Já depois do remate de Osayi-Samuel ao poste, aos 82 minutos, e da grande defesa de Chevalier aos 90 minutos, Diakité teve azar e colocou a bola no fundo da própria baliza aos 90+1 minutos, na sequência de um lançamento para a área.
Com mais 30 minutos de tempo extra, o ímpeto estava do lado do Fenerbahçe. E ainda mais ficou aos 109 minutos, quando Aissa Mandi foi expulso após uma entrada impetuosa sobre Irfan Kahveci. Contudo, o que esperava os adeptos turco era um balde de água gelada.
Aos 116 minutos, Oosterwolde desviou um remate com a mão dentro da área. O árbitro foi ao VAR e assinalou penálti. Chamado a converter, Jonathan David mostrou porque é a figura deste Lille e enviou os gauleses para o play-off da Liga dos Campeões. Esperam agora pelo Slavia Praga. Já o Fenerbahçe caiu para a fase principal da Liga Europa.
Outros resultados da 3.ª pré-eliminatória da Champions:
Bodo/Glimt 4-1 Jagiellonia (5-1 agregado)
APOEL 0-0 Slovan Bratislava (0-2)
Ferencvaros 1-1 Midtjylland (1-3)
Union Saint-Gilloise 0-1 Slavia Praga (1-3)
* a negrito a equipa que avançou