Liga dos Campeões: Os favoritos a destronar o Manchester City
2023/24 será a última vez que a Liga dos Campeões será disputada no formato que conhecemos e adoramos há 20 anos. Depois da edição que começa na terça-feira, a UEFA vai seguir um novo rumo - e introduzir um novo sistema que aumenta os envolvidos de 32 para 36.
Caçador e presa: Manchester City
Todos os participantes têm um grande objetivo em mente: disputar a final no Estádio de Wembley, em Londres, no dia 01 de junho de 2024 - e, idealmente, levantar a taça. O Manchester City é o atual campeão e o favorito das casas de apostas para reconquistar o título.
Os skyblues reforçaram-se ainda mais no verão. Jogadores experientes, como Riyad Mahrez e Ilkay Gündogan, deixaram o clube, mas espera-se agora que jogadores excitantes, como o português Matheus Nunes ou Jeremy Doku, saltem para a ribalta.
Naturalmente, muitos olhos estão postos novamente em Erling Haaland, que foi o melhor marcador do ano passado, com um total de 12 golos. Até à pausa de inverno, terá de passar sem o companheiro de equipa Kevin de Bruyne. O belga tem uma lesão na coxa e vai falhar vários jogos.
Os citizens estão num grupo fácil e vão enfrentar Young Boys, Estrela Vermelha e RB Leipzig no Grupo G. Os alemães são, sem dúvida, o adversário mais complicado do campeão inglês - embora não tenham boas recordações da equipa de Pep Guardiola. Na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, em março passado, sofreram uma derrota por 7-0 e Haaland marcou cinco golos.
Os grandes favoritos enfrentam agora o Estrela Vermelha (terça-feira, 20:00).
Muitas mudanças no PSG
Outros candidatos promissores são o Paris Saint-Germain, o Real Madrid e o Bayern de Munique. As três equipas tiveram de enfrentar vários problemas na época passada, mas são sempre capazes de fazer exibições dominantes.
O PSG sofreu uma grande reviravolta - consequência direta da eliminação precoce na época anterior (oitavos de final contra os bávaros). O novo treinador Luis Enrique tem de gerir a equipa sem as estrelas Neymar e Lionel Messi. O capitão Kylian Mbappe esteve durante todo o verão na porta de saída - para o Real Madrid -, mas voltou a ser integrado na equipa.
O técnico espanhol - que venceu a Liga dos Campeões com o Barcelona em 2014/15 - prefere um estilo de jogo centrado na posse de bola. Em vez de Neymar e Messi, os dois velozes avançados franceses Ousmane Dembelé e Randal Kolo Muani estão em destaque, além do portugueses Gonçalo Ramos, Vitinha e Danilo Pereira. Os parisienses tiveram um início de campeonato dececionante, tendo sofrido recentemente uma derrota por 2-3 frente ao Nice.
Os franceses foram colocados num verdadeiro grupo da morte. No Grupo F, enfrentam Newcastle, AC Milan e Borussia Dortmund. O primeiro grande teste será contra os alemães na terça-feira (20:00).
Novas estrelas no Real, vencedor do recorde
No ano passado, o Real Madrid cedeu o título de campeão espanhol ao arquirrival Barcelona e foi eliminado nas meias-finais da Liga dos Campeões contra o Manchester City (e com uma derrota por 4-0 na segunda mão).
Carlo Ancelotti teve de fazer uma ligeira mudança no plantel durante o verão. A equipa começou a nova época sem Karim Benzema, que se mudou para a Arábia Saudita. Marco Asensio trocou o clube pelo PSG. Os experientes médios Toni Kroos (33 anos) e Luka Modric (38) foram visivelmente rebaixados para segundo plano e as manchetes foram para Jude Bellingham.
O inglês de 20 anos foi contratado por mais de 100 milhões de euros ao Borussia Dortmund e assumiu o papel de avançado-sombra no sistema de Ancelotti. Já apontou cinco golos nos primeiros quatro jogos do campeonato - um ritmo impressionante. Os Blancos começaram a nova época da LaLiga com cinco vitórias em cinco jogos.
O Grupo C, que tem o SC Braga à mistura, não deve ser um problema para os madrilenos. O campeão italiano Nápoles, após a saída de Luciano Spalletti, dificilmente vai levar para o campo o mesmo domínio da excelente temporada 2022/23.
Na jornada inaugural, o Real recebe os alemães do Union Berlin, com o português Diogo Leite, em estreia na Liga dos Campeões (quarta-feira, 17:45, em direto no relato áudio do Flashscore). No mesmo dia, mas às 20:00, os bracarenses marcam o regresso à competição com a receção aos campeões transalpinos.
Qual é a situação do Bayern de Munique?
O Bayern de Munique completou a primeira pré-época sob o comando de Thomas Tuchel e tem estado ocupado com o frenesim das transferências de verão. Harry Kane tornou-se no jogador mais caro de sempre do clube, Kim Min-jae chegou do Nápoles, Konrad Laimer (do Leipzig) e o português Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund) foram contratados a concorrentes diretos na Bundesliga.
No entanto, o Bayern também teve de lidar com muitas saídas notáveis. Não foi contratado um substituto à altura para Benjamin Pavard, nem o número 6 que Tuchel pedia. A contratação de João Palhinha, do Fulham, caiu no último minuto.
Depois de uma preparação inconsistente, com sete golos concedidos em cinco jogos, o campeão alemão sofreu uma derrota humilhante por 3-0 com o Leipzig na Supertaça alemã. Os bávaros recuperaram rapidamente. Na Bundesliga, estão no topo da tabela, igualados com o Leverkusen, com 3 vitórias e 1 empate.
O Grupo A, com Manchester United, Copenhaga e Galatasaray, é considerado fácil tendo em conta o poderio dos alemães. É verdade que o Manchester United demonstrou fraquezas gritantes neste início da época e está apenas em 13.º lugar na Premier League após cinco jornadas, mas os Red Devils não devem ser subestimados, tal como o Copenhaga, cujo plantel está repleto de talentos.
O Galatasaray também é um osso duro de roer. O plantel do campeão turco inclui nomes conhecidos como Lucas Torreira, Hakim Ziyech, Kerem Demirbay, Dries Mertens e Mauro Icardi. Os turcos estão em plena forma, tendo vencido oito dos dez jogos disputados até ao momento e empatado dois.
Na quarta-feira (20:00), os germânicos defrontam o Manchester United na Allianz Arena, um duelo de cartaz para abrir a fase de grupos.
Outros grandes nomes: Barça, Arsenal e Inter
O Barcelona teve de se contentar e tentar a sua sorte na Liga Europa nos últimos dois anos, uma vez que o clube de tradições sólidas foi afetado por turbulências. No entanto, o filho pródigo Xavi Hernández regressou a casa e conduziu os blaugranas ao título da LaLiga com um plano claro e muita estrutura. Este ano, viu o plantel ser revirgorado já no último dia com as incorporações de João Félix e João Cancelo. Será que este ano a equipa está pronta para brilhar na principal competição europeia?
O Barça tem adversários teoricamente acessíveis, Antuérpia, FC Porto e Shakhtar Donetsk no Grupo H. Devido à guerra no país natal, os ucranianos vão ter de disputar os jogos no Volksparkstadion, em Hamburgo, na Alemanha, onde os dragões serão os convidados a dar o pontapé de saída (na terça-feira, às 20:00).
Já os espanhóis iniciam a sua aventura na CL na terça-feira contra o Antuérpia (20:00).
O Arsenal, vice-campeão inglês, também tem grandes expetativas. Depois de uma ausência de sete anos, os gunners estão finalmente de volta à Liga dos Campeões. A equipa de Mikel Arteta foi reforçada em posições-chave durante o verão. A contratação de Declan Rice deu ao clube londrino uma estabilidade adicional no meio-campo.
A equipa teve um início promissor na Premier League e está invicta há cinco jogos. Na quarta-feira (20:00), o Arsenal recebe o PSV Eindhoven. Os outros adversários do Grupo B são o vice-campeão francês, Lens, e o Sevilha, atual detentor da Liga Europa.
O Inter, finalista do ano passado, está, sem dúvida, entre os grandes favoritos. Os nerazzuri terão pela frente adversários interessantes: o campeão austríaco em série Salzburgo, o Benfica, que recuperou a força e o título português sob o comando de Roger Schmidt, e os sempre complicados bascos da Real Sociedad.
Os nerazzurri confirmaram a boa forma do ano passado no início desta época e são atualmente considerados os favoritos ao título da Serie A. Começaram a campanha com quatro vitórias e uma diferença de golos de 13-1 e mais recentemente venceram o dérbi de Milão de forma impressionante por 5-1.
Os italianos não tiveram problemas em compensar as saídas de André Onana, Milan Skriniar, Marcelo Brozovic, Edin Dzeko e Romelu Lukaku. O Inter viaja até San Sebastian para a estreia na Liga dos Campeões (quarta-feira, 20:00), enquanto as águias recebem os austríacos à mesma hora.