Liga dos Campeões: Os pontos de interesse dos quartos de final
Arsenal (Inglaterra) - Bayern de Munique (Alemanha)
O grande destaque da partida será o regresso de Harry Kane, ex-jogador do Tottenham, a Londres, já que o Bayern vai ao Emirates Stadium para o jogo da primeira mão.
O Bayern é o favorito óbvio com base na sua história recente na Liga dos Campeões, uma vez que os seis vezes vencedores da Taça dos Campeões Europeus estão nos quartos de final pela 12ª vez em 13 anos. O Arsenal, por sua vez, derrotou o FC Porto nos penáltis nos oitavos de final da competição pela primeira vez desde 2010.
No entanto, a equipa de Mikel Arteta está a realizar uma excelente época e é atualmente líder da Premier League, enquanto o Bayern está prestes a perder o controlo da Bundesliga, naquela que é a sua última época sob o comando de Thomas Tuchel - vencedor da Liga dos Campeões como treinador do Chelsea em 2021 - antes de sair no verão.
O Bayern venceu quatro eliminatórias da Liga dos Campeões contra o Arsenal nas últimas duas décadas, incluindo uma vitória agregada por 10-2 nos últimos 16 anos em 2017.
Atlético de Madrid (Espanha) x Borussia Dortmund (Alemanha)
Esta eliminatória reúne as duas equipas que, no papel, são provavelmente as menos fortes da competição, estando ambas a lutar pela qualificação para a Liga dos Campeões da próxima época através dos respectivos campeonatos nacionais.
No entanto, o Dortmund ficou em primeiro lugar no seu grupo, à frente de Paris Saint-Germain, AC Milan e Newcastle United, antes de vencer o PSV Eindhoven nos oitavos de final. Vencedor da Liga dos Campeões em 1997, o Dortmund quer chegar às meias-finais pela primeira vez desde que perdeu a final em 2013.
O Atlético, três vezes finalista vencido da competição, chegou a esta fase depois de vencer o Inter de Milão, vice-campeão da época passada, nos penáltis, no final de um emocionante jogo dos oitavos de final.
A equipa de Diego Simeone é formidável em casa, onde perdeu apenas uma vez em 21 jogos esta época em todas as competições. No entanto, a equipa tem tido muitas dificuldades nas suas deslocações, o que significa que garantir um resultado positivo em casa na primeira mão pode ser crucial.
Real Madrid (Espanha) x Manchester City (Inglaterra)
Este é obviamente o duelo da ronda, pois junta os dois últimos vencedores da competição, que se defrontam pela terceira época consecutiva e pela quarta vez nas últimas cinco campanhas.
O City é claramente a referência do futebol europeu neste momento, apesar de estar atualmente em terceiro lugar na Premier League. Na época passada, conquistou pela primeira vez a Liga dos Campeões, depois de ter goleado o Real nas meias-finais, com uma vitória por 4-0 na segunda mão, em Manchester. Esta é a sétima presença consecutiva nos quartos de final.
Em 2022, o Real tinha derrotado o City nas meias-finais, conquistando o troféu pela 14.ª vez, um recorde. A equipa de Carlo Ancelotti está a caminho de vencer confortavelmente a La Liga e parece ser talvez a equipa mais bem equipada para travar o City, apesar de ter tido dificuldades em afastar o RB Leipzig nos últimos 16 anos.
O gigante espanhol também tem sofrido com lesões nesta temporada e pode ter dificuldades para enfrentar um City tão talentoso em duas partidas, assim como aconteceu no confronto da temporada passada.
Paris Saint-Germain (França) x Barcelona (Espanha)
Este duelo traz imediatamente à memória o notável confronto entre os dois clubes nos oitavos de final de 2017, quando o PSG venceu em casa por 4-0 no jogo de ida e perdeu por 6-1 no jogo de volta, numa implosão impressionante.
O Barcelona entrou no minuto 88 da segunda mão a precisar de marcar três golos e assim o fez. Na altura, o treinador do clube catalão era Luis Enrique, atualmente no comando do PSG.
O clube francês respondeu a essa humilhação contratando Neymar ao Barcelona no final desse ano, activando a cláusula de rescisão do brasileiro de 222 milhões de euros, numa transferência recorde a nível mundial. Em seguida, eliminou o Barça nos oitavos de final em 2021, quando Kylian Mbappe marcou três golos na primeira mão no Camp Nou.
Lionel Messi trocou o Barcelona por um período de dois anos em Paris no final dessa temporada, e agora não há muito amor perdido entre os clubes.
O Barça, cinco vezes campeão europeu, está nos quartos de final pela primeira vez desde 2020, quando perdeu por 8-2 para o Bayern à porta fechada em Lisboa.
O PSG nunca ganhou a Liga dos Campeões e esta é a sua última oportunidade de o fazer antes da saída de Mbappe no final da época, quando o seu contrato termina.