Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga dos Campeões: Rúben Amorim confia em Gyökeres para o ataque ao City

AFP
Viktor Gyokeres, avançado sueco do Sporting de Lisboa, celebra o seu quarto golo contra o Estrela Amadora
Viktor Gyokeres, avançado sueco do Sporting de Lisboa, celebra o seu quarto golo contra o Estrela AmadoraPatricia de Melo Moreira / AFP
O treinador do Sporting, Ruben Amorim, conta com o avançado Viktor Gyökeres para derrotar o futuro rival Manchester City, no seu último jogo da Liga dos Campeões, na terça-feira.

O treinador aceitou assumir o comando do Manchester United a 11 de novembro, substituindo o demitido Erik ten Hag, depois de ter treinado três jogos finais com o campeão português. O primeiro foi a goleada por 5-1 sobre o Estrela Amadora, na sexta-feira, em que o imparável Gyokeres marcou quatro golos.

Com este resultado, o avançado chegou aos 16 golos no campeonato em 10 jogos, tendo ainda marcado dois golos em três jogos da Liga dos Campeões esta época.

"Não foi uma situação normal (por causa da saída de Amorim), mas lidámos bem com a situação e vencemos por 5-1, foi uma boa reação da nossa parte, temos de ser profissionais e fazer as coisas como deve ser", explicou Gyökeres:"É triste que ele se vá embora, foi excelente para nós, tivemos um ano maravilhoso. Temos de nos adaptar, mas é difícil falar sobre o futuro porque não sabemos o que vai acontecer."

Na época passada, o sueco de 26 anos foi a principal figura da sua equipa, na sua primeira época no clube, tendo Amorim conduzido o clube ao segundo título da Liga nos últimos 21 anos.

Gyokeres foi contratado pelo Coventry City, clube do campeonato inglês, por uma verba recorde de 20 milhões de euros, acrescida de suplementos.

Rápido e forte, Gyokeres é um avançado completo com uma finalização letal e pode ameaçar uma equipa do Manchester City abalada por lesões e por uma derrota por 2-1 em Bournemouth no sábado.

O avançado tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, o que faz dele uma opção cara para os potenciais admiradores, que não faltam.

O sucesso com Amorim

Em 2018,o Brighton retirou Gyokeres do clube sueco IF Brommapojkarna e enviou-o por empréstimo para o St. Pauli, da Alemanha, onde jogou sobretudo na esquerda. Após empréstimos ao Swansea e ao Coventry, assinou definitivamente com este último em 2021 e continuou a crescer fisicamente.

Na época de 2022/23, marcou 21 golos em 46 jogos do campeonato, o que levou o Sporting a fazer uma grande aquisição.

Gyokeres tinha oito opções na Premier League, segundo o seu agente Hasan Cetinkaya, mas a presença de Amorim foi um fator importante na escolha do Sporting.

"Só trouxe o Gyokeres para o Sporting por causa do Ruben Amorim", explicou o agente ao jornal português Record: "(Por causa) da sua estratégia, da forma como joga, como desenvolve os jogadores."

Amorim ajudou Gyokeres a florescer, mas o treinador sugeriu que não tentaria levar o avançado para Old Trafford na janela de transferências de janeiro.

"Gyokeres custa 100 milhões e é muito difícil", explicou Amorim na sexta-feira.

O Sporting e o Manchester City começaram a Liga dos Campeões com duas vitórias e um empate nos três primeiros jogos.

O confronto em Lisboa oferece a Gyokeres o palco perfeito para demonstrar o nível que atingiu, contra o detentor da Premier League e vencedor da Liga dos Campeões de 2023, bem como para oferecer um último presente ao seu treinador que está de saída.