Liga dos Campeões: Tiago Santos marca e Lille adianta-se na eliminatória com o Fenerbahçe (2-1)
Lille 2-1 Fenerbahçe
"Um jogo de partes distintas". É um chavão futebolístico, mas traduz na perfeição este Lille-Fenerbahçe. A equipa francesa chegou até às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões com Paulo Fonseca no comando, mas foi sem o treinador português que recebeu o conjunto turco, que é orientado por José Mourinho.
O antigo treinador da Roma tenta devolver o Fenerbahçe à Liga dos Campeões, mas terá muitos apontamentos no bloco de notas depois da péssima primeira parte da equipa da Turquia, que sofreu com a criatividade da formação francesa, sempre empurrada por Tiago Santos.
O lateral direito mostrou-se em pleno mercado de transferência e apresentou-se ao próprio Roberto Martínez, já a pensar na qualificação para o Mundial. O antigo jogador do Estoril Praia manteve o nível da época passada e deu água pela barba a Kadioglu, que chegou mesmo a envolver-se numa discussão acesa com o internacional sub-21 português.
Antes disso, o lateral direito do Lille, o melhor em campo para o conjunto francês, já tinha feito a diferença ao abrir o marcador quando estavam decorridos apenas 12 minutos, concluíndo uma jogada individual que teve contribuição de Livakovic, guarda-redes internacional pela Croácia.
"Quem não marca, sofre" é outro chavão futebolístico que também faz todo o sentido para descrever o que se passou a seguir ao golo de Tiago Santos. A equipa francesa dominou a primeira parte e deveu a si própria a margem mínima com que foi para o intervalo, depois de Jonathan David desperdiçar, de baliza aberta, o 2-0.
Na segunda parte, o Fenerbahçe subiu bastante de rendimento e começou a ameaçar com maior frequência a baliza de Chevalier. Com menos inspiração ofensiva, o Lille acabou por recuar em demasia e acabou por sofrer a 10 minutos do final. José Mourinho foi ao banco para lançar Kahveci e o internacional turco fez o 1-1 de livre direto, sem hipóteses para o guarda-redes do Lille.
No entanto, foi também no banco de suplentes que Bruno Genesio encontrou Zhegrova, que tinha substituído Tiago Santos e contou com um desvio após um cruzamento para bater Livakovic já no período de descontos. Um golo que pode fazer toda a diferença nas contas (milionárias) da Liga dos Campeões.
Qarabag 1-2 Ludogorets
O Ludogorets foi até ao Azerbaijão para ir buscar uma vantagem rumo à segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O português Diogo Almeida foi titular no Ludogorets e acabou por ser decisivo para o conjunto búlgaro, ao abrir o marcador (56'). Caio Vidal (87') fez o golo da vitória antes de ser expulso pouco depois, por acumulação de cartões.
Midtjylland 2-0 Ferencvaros
Na Dinamarca, o Midtjylland conquistou uma vantagem importante na receção aos húngaros do Ferencvaros e parte do triunfo deve-se a um ex-Benfica.
Franculino Djú, avançado de 20 anos, apontou o segundo golo da partida aos 69', depois de ter saído do banco de suplentes ao intervalo. Buksa (17') fez o primeiro golo do encontro para o conjunto dinamarquês, que ainda falhou um penálti nos descontos do primeiro tempo, por Simsir.