Liga dos Campeões: Um "remake" especial da final com Bellingham e Sahin em destaque
Acompanhe as incidências da partida
De facto, a equipa da região do Ruhr chega ao estádio "merengue" como líder da liga de 36 equipas da remodelada competição das estrelas, com duas vitórias mais do que solventes nos dois primeiros encontros; 3-0 na Bélgica contra o Club Brugge e 7-1 na Alemanha contra o Celtic.
Mas no campeonato estão num modesto 7.º lugar, depois de terem lutado no fim de semana passado para vencer o pequeno St. Pauli por 2-1.
Na final de Wembley, ganha por 2-0 pela equipa de Madrid, o Dortmund tinha como treinador Edin Terzic e como adjunto Nuri Sahin. Mas no final da época passada, o antigo médio do Real Madrid e do Liverpool, entre outros, de 36 anos, foi colocado no comando.
Sahin, que é natural de Lüdenscheid, nos arredores de Dortmund, vai para o seu 11.º jogo oficial como treinador do Borussia, num contexto de críticas iniciais à inconsistência da equipa e à falta de uma identidade clara.
Medida contra Mbappé
A equipa alemã venceu os cinco jogos que disputou em casa, no Westfalenstadion, mas o seu desempenho fora de casa baixou bastante (duas vitórias em cinco jogos, incluindo um na Taça contra um clube da quarta divisão).
Os merengues, por outro lado, venceram os sete jogos que disputaram em casa, marcando 19 golos e sofrendo apenas quatro.
Com os avançados Karim Adeyemi, Julien Duranville e Giovanni Reyna de fora por lesão , o Dortmund conta com a boa forma do avançado Serhou Guirassy.
O guineense, que chegou ao Dortmund vindo do Estugarda no verão passado, marcou 12 golos nos seus últimos oito jogos pelo clube e pela seleção.
Mas o seu colega do Real Madrid, Kylian Mbappé, que marcou cinco golos nos últimos seis jogos do campeonato, também está na mira.
O Dortmund, no entanto, parece ter a medida do avançado francês, já que o enfrentou quatro vezes na temporada passada, quando Mbappé jogava pelo Paris SG, e apenas um golo - e um penálti - foi marcado pelo astro merengue.
No epicentro de uma tempestade mediática desde a abertura, segundo a imprensa sueca, de uma investigação de violação contra ele na sequência da sua recente viagem a Estocolmo, Mbappé brilhou com um golo impressionante contra o Celta no sábado, no seu regresso à ação.
Em busca de glórias individuais e coletivas, o avançado de 25 anos, que veio reforçar uma equipa campeã com 15 Orejonas no seu nome, é particularmente analisado e aguardado com expetativa no palco europeu.
Mas se o jogo contra o Dortmund não é menos importante depois da derrota anterior em Lille, antes da pausa internacional, é inevitável que os jogadores madridistas olhem para o Clássico do próximo fim de semana contra o Barcelona. A forma como se vão sair em ambos os jogos determinará o estado de espírito da "Casa Branca" nas próximas semanas.