Mac Allister tornou-se xerife de Anfield em menos de um ano
Siga as principais incidências da partida
Depois de uma época dececionante em 2022/23, que viu os Reds ficarem fora da Liga dos Campeões, Klopp começou a renovar uma equipa que liderou para ganhar todos os títulos possíveis, incluindo a Liga dos Campeões em 2019 e a Premier League um ano depois, 30 anos após o seu último campeonato.
No verão de 2023, vários pesos pesados saíram, nomeadamente no meio-campo: Jordan Henderson, James Milner, Fabinho, Naby Keita, Alex Oxlade-Chamberlain... Klopp decidiu entregar as chaves da equipa a Mac Allister, que desempenhou um papel fundamental na grande época do Brighton e, em particular, no título mundial da Argentina no Catar, em dezembro de 2022.
A reencarnação de Gerrard
Os Reds tiveram de pagar cerca de 40 milhões de euros, mais 20 milhões de euros em variáveis, pelo médio formado no Argentinos Juniors, que passou a primeira parte da época 2019/20 emprestado ao Boca Juniors, o tempo necessário para garantir uma autorização de trabalho em Inglaterra.
"Ele é um jovem realmente talentoso, muito inteligente e tecnicamente muito habilidoso", comentou Klopp, destacando também a sua "calma" e "inteligência no jogo" para justificar a sua contratação.
O que o treinador alemão provavelmente não esperava era que, em apenas nove meses, Mac Allister não só se tornasse o maestro da orquestra dos Reds, mas que muitos vissem nele a reencarnação de Steven Gerrard, o capitão com mais de 700 jogos que conquistou a Liga dos Campeões em 2005.
Após o golo do argentino na vitória de quinta-feira passada sobre o Sheffield United, os vídeos do momento foram espalhados por toda a Internet, descrevendo-o como "Gerrardesco".
"Como é que se pode não gostar de um tipo assim? Ele é muito educado, confiante, inteligente, engraçado e um jogador inacreditável", disse Klopp após o jogo contra o Sheffield.
O alemão não destaca apenas o papel de Mac Allister em campo: "É maravilhoso ver como ele interage com os outros rapazes; como ele naturalmente tomou o grupo de jovens sul-americanos sob sua proteção".
"Adorei-o desde o primeiro momento em que o conheci, quando o vi com o pai. Toda a família dele respira futebol", disse o alemão, referindo-se a Carlos "Colorado" Mac Allister, que foi convocado pela Argentina na década de 1990.
Contra o Sheffield Wednesday, Mac Allister tornou-se o primeiro jogador do Liverpool a marcar ou assistir em seis jogos consecutivos... desde Steven Gerrard em 2013! A série foi quebrada no domingo, no empate 2-2 com o Manchester United.
Admirador de Klopp
A admiração é mútua: "O que mais aprendi com ele foi a pressionar e a defender, porque ele dá-me muita liberdade com a bola. Falamos muito e ele confia em mim. Transmite-me a paixão pelo futebol e a vontade de ganhar", afirmou recentemente o jogador sobre o treinador.
Até ao momento, e apesar de ter perdido grande parte de dezembro com uma lesão no joelho, Mac Allister é o quarto jogador com mais minutos jogados (apenas ultrapassado por Van Dijk, Joe Gomez e Luis Diaz) e a sua importância no esquema de Klopp também se reflete não só no ataque (é o jogador que mais passes faz e acumula sete assistências e seis golos), mas também na defesa, com mais de metade dos desarmes ganhos e sendo um dos médios com mais recuperações de bola.
Líder da Premier League a sete jornadas do fim (empatado com o Arsenal), favorito ao título da Liga Europa e com a Taça da Liga já no papo, Klopp sabe que precisa do melhor Mac Allister para deixar Anfield em grande estilo.