Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mikel Arteta não se arrepende das críticas à arbitragem: "É meu dever fazer uma avaliação honesta"

Mikel Arteta mantém as suas queixas contra a arbitragem
Mikel Arteta mantém as suas queixas contra a arbitragemReuters
O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, não se arrepende da sua explosão emocional após a derrota (0-1) contra o Newcastle, na Premier League, depois de ter classificado a arbitragem como "embaraçosa e uma vergonha".

Antes do jogo contra o Sevilha, em casa, para a Liga dos Campeões, o treinador espanhol disse, esta terça-feira, em conferência de imprensa, que voltaria a fazer o mesmo.

"É meu dever estar diante de vós e das câmaras e fazer uma avaliação clara e honesta do que acontece no jogo e foi isso que fiz, refletir muito abertamente", disse Mikel Arteta aos jornalistas.

"O jogo foi condicionado pelas decisões que foram tomadas e era meu dever defender os meus jogadores, apoiar os meus jogadores, apoiar o meu clube, defender a minha gente da melhor maneira possível. É isso que vou fazer, uma e outra vez, e fá-lo-ei com a forma como me sinto e com as provas", acrescentou o treinador espanhol.

O Arsenal sofreu a primeira derrota da época na Premier League, depois de o golo da vitória do Newcastle ter sido validado, apesar da verificação do VAR, por três razões diferentes.

O Arsenal emitiu uma declaração na segunda-feira, defendendo Arteta, e disse que o clube "merecia melhor", acrescentando que o órgão de arbitragem, o PGMOL, precisava urgentemente de abordar o padrão de arbitragem.

"Defendo as mesmas palavras de que os erros fazem parte do futebol, de qualquer outra forma, e estamos aqui para melhorar o jogo de forma construtiva com tudo o que pudermos", disse Arteta.

"É isso que estamos a fazer enquanto clube, nas reuniões de treinadores, para darmos as nossas opiniões e vozes e para levantarmos questões da forma mais construtiva possível para conseguirmos um jogo melhor", acrescentou.

Questionado novamente sobre a sua conduta, e se as suas ações encorajavam o desrespeito pelos árbitros, Arteta disse: "Têm de compreender que temos de estar presentes e, se querem a nossa opinião, temos de a dar de forma honesta e clara. Sejam claros e honestos, mas respeitosos e valorizem o que temos e assegurem-se de que continuamos a evoluir o jogo."

O Arsenal pode qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões, se vencer o Sevilha esta quarta-feira, na 4.ª jornada do Grupo B.

A equipa de Arteta é líder, com seis pontos, mais um do que o Lens e quatro do que o Sevilha.

"No momento em que tiveres uma oportunidade no futebol para acabar com o jogo, fá-lo", disse Arteta.

"Teremos de fazer muitas coisas bem amanhã contra uma equipa muito boa e com uma enorme experiência", acrescentou o treinador do Arsenal.

Siga o Arsenal-Sevilha no Flashscore