Momento Flash da semana: a estreia de sonho de Provedel na Liga dos Campeões
A Liga dos Campeões é o sonho de qualquer jogador de futebol. Pelo menos essa é a ideia passada, ano após ano, pelos que têm oportunidade de fazer a estreia na principal competição europeia a nível de clubes. A prova milionária é o palco dos grandes feitos e a cada temporada há sempre momentos que perduram no nosso imaginário para a eternidade.
Recorde as principais incidências da partida
A nova edição da Champions arrancou na passada terça-feira, dia 19 de setembro, e há muito que podia ser destacado nestas linhas, como o primeiro bis de Wenderson Galeno (FC Porto) na competição ou a noite mágica de João Félix com a camisola do Barcelona, mas o principal destaque vai para um momento que se distingue de todos os outros por não ser tão comum, ainda para mais numa prova tão importante.
Trata-se do golo de Ivan Provedel. O leitor pode perguntar: O que tem de especial um golo entre os 23 apontados na primeira grande noite europeia de 2023/24? Não, não é tão simples como isso. Estamos a falar de um golo apontado na Liga dos Campeões... por um guarda-redes.
Aos 29 anos, o italiano estreou-se na Champions e escreveu uma história que não era repetida na fase de grupos da prova milionária desde 29 de setembro de 2010, quando o guarda-redes Vincent Enyeama fez balançar as redes contrárias, num Hapoel Tel-Aviv-Lyon. Se o nigeriano marcou na cobrança de uma grande penalidade, Provedel subiu à área contrária para dar a melhor sequência a um cruzamento de Luis Alberto num golpe de cabeça fantástico.
"Acho que ainda não percebi bem o que aconteceu. O futebol tem destas coisas, boas e más, e passa tudo muito rápido. Infelizmente não vencemos. Se foi um bom golo? Andei a estudar o Immobile", disse o guardião, entre risos, no final do encontro.
Um momento fantástico que deu o empate à Lazio no último suspiro da receção ao Atlético Madrid (1-1), mas que não é único na carreira de Provedel.
O guarda-redes que teve uma carreira a pulso até chegar à Serie A já tinha marcado um golo a 7 de fevereiro de 2020 com a camisola do Juve Stabia, na Serie B, curiosamente num lance muito semelhante.