Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Morata rendido a Rafael Leão: "É o melhor jogador da equipa"

Raffaele Riverso
Álvaro Morata elogiou Rafael Leão
Álvaro Morata elogiou Rafael LeãoALESSIO MORGESE / NurPhoto / NurPhoto via AFP
Em entrevista ao The Athletic, o avançado espanhol dos rossoneri garantiu que Rafael Leão "é o melhor jogador da equipa e tem de continuar a fazer o que está a fazer. Está a trabalhar muito e é apenas uma fase. Vai chegar o momento dele e vai fazer-nos ganhar".

Em vésperas do desafio contra o "seu" Real Madrid, Álvaro Morata concedeu uma entrevista ao The Athletic abordando os principais temas da atualidade no clube rossoneri. Da Liga dos Campeões ao campeonato, com uma certeza:"Somos o AC Milan e temos de ter como objetivo ganhar tudo".

"Como será o regresso ao Bernabéu? Não me parece que as coisas tenham mudado muito. Mas estou ciente disso e espero ser vaiado e tudo isso. É normal", asseverou.

Siga o Real Madrid - AC Milan no Flashscore

"A mesma aura do Real Madrid? É exatamente assim. Antes de vir para Milão, todos me diziam que o ar aqui é diferente. Basta vir comer no restaurante aqui em Milanello. Olhamos em volta e vemos todos os jogadores que ganharam troféus com o Milan. Para mim, o AC Milan sempre teve um papel importante na história do futebol", atirou, recordando o ídolo: "A minha irmã deu-me a camisola do Kaká. Lembro-me do golo dele contra o Manchester United em 2007. Lembro-me das botas que o Kaká tinha, lembro-me de tudo sobre ele. O Milan lutou pela Liga dos Campeões nessa época e lembro-me de todos os jogos".

Jogadores de destaque novamente

"Se o AC Milan pode voltar a ser competitivo e ganhar a Liga dos Campeões como no passado? No futebol nunca se sabe. No ano passado, o Borussia Dortmund não estava a ir bem no campeonato ou em geral, mas mesmo assim chegou à final da Liga dos Campeões. E quem sabe se o remate de Fullkrug tivesse entrado e não tivesse acertado no poste, talvez o Borussia fosse agora campeão europeu. É essa a beleza da Liga dos Campeões. Todos os anos há equipas que ninguém espera. Temos de acreditar nela. Somos o Milan e temos de ter como objetivo ganhar tudo. Se perdermos contra uma equipa de topo é porque se trata da Liga dos Campeões, mas somos obrigados a pensar que somos capazes. Temos de pensar que é possível".

"Penso que estamos a encontrar os mecanismos certos. Estamos a fazer as coisas de uma forma mais natural. Temos muitos jogadores novos, um novo treinador. Mas o tempo de adaptação acabou, temos de o fazer agora."

A pressão de San Siro e o momento de Leão

"É normal sentir pressão a jogar em San Siro, na Liga dos Campeões e sempre que se veste uma camisola destas. Cada jogo traz consigo uma responsabilidade. É mais um privilégio do que um fardo. Muitos jogadores dariam tudo para jogar por estas equipas e eu tive a sorte de jogar por muitas delas ao mais alto nível. Estou muito feliz por isso".

"Leão? Rafa é talentoso. É o melhor jogador da equipa e só tem de continuar a fazer o que está a fazer. É apenas uma fase e, muitas vezes, é assim com os jogadores de ataque. Um grande golo ou um golo fácil será suficiente para lhe devolver a confiança. Não é fácil. Tudo o que o Rafa faz faz barulho, mas ele é importante para nós e precisamos dele. Ele sabe-o muito bem. Está a trabalhar muito e é apenas uma fase. O seu tempo vai chegar e ele vai fazer-nos ganhar".

Os números de Rafael Leão
Os números de Rafael LeãoFlashscore

Euro-2024

"Tive de ler que não era suficientemente bom para ser capitão, que não éramos uma boa equipa, que não era possível ganhar o Campeonato da Europa. Não foi uma vingança, porque no final não tenho de provar nada a ninguém, mas foi ótimo. Estão a sair filmes e documentários sobre o Campeonato da Europa e as pessoas vão poder ver o que fizemos. A Inglaterra e a França têm equipas de topo, mas penso que fomos os melhores devido ao espírito de equipa que temos. Penso que ganhámos por essas razões. Antes do torneio, dei uma entrevista a uma agência noticiosa espanhola e fiquei um pouco chateado porque me disseram: "A Espanha não tem um jogador de classe mundial. Não tem uma estrela". Respondi: "Para mim, o Merino é uma estrela, o Fabian Ruiz é uma estrela, o Dani Olmo é uma estrela. Todos eles". Os jogadores que mencionei estiveram entre os melhores jogadores do Campeonato da Europa. Fizeram-nos ganhar. A partir desse momento, tudo mudou. Eram jogadores que não eram apreciados em Espanha. É uma pena que tenhamos tido de ganhar o Campeonato da Europa para que toda a gente se aperceba da qualidade dos jogadores que temos em Espanha. Foi assim que aconteceu. Rodri? Esperava e desejava que ele ganhasse a Bola de Ouro.

Momentos difíceis

"Passei muito tempo a lutar contra a minha mente e, no final, quando já não aguentava mais, pedi ajuda. Não é preciso chegar ao limite para pedir ajuda e curar este problema. Temos de estar prontos para ir do céu ao inferno numa fração de segundo, por uma oportunidade, ou por alguns centímetros. Por vezes, esses centímetros podem fazer a diferença entre fazer história e não fazer história. Imaginem se Olmo não tivesse entrado em jogo no Campeonato da Europa. Pequenos pormenores como esse podem mudar a nossa vida e a nossa carreira. Tudo pode mudar, por isso há que estar preparado para todas as situações e preparar-se mentalmente.

"Para mim, o sucesso na vida não é ganhar um Campeonato da Europa, um Campeonato do Mundo, uma Liga dos Campeões ou marcar 600 golos. O maior sucesso que se pode ter é quando todas as pessoas com quem passamos os nossos dias, as pessoas com quem trabalhamos, nos conhecem verdadeiramente. Nunca se encontra um colega de equipa, um amigo ou uma pessoa com quem eu tenha falado e com quem me tenha aberto, que não diga que sou uma boa pessoa, e isso é o mais importante para mim. O meu lado oculto é que tento ajudar toda a gente. Gosto de fazer com que os outros se sintam bem e as pessoas vão perceber que foi por isso que me tornei capitão e que fiz um bom trabalho, porque fiz com que os outros dessem o seu melhor. Quando não nos preocupamos connosco, mas com as pessoas que nos rodeiam, é uma coisa muito bonita".