Não foi uma sinfonia mas saiu tudo afinado: Sporting vence Sturm Graz
Recorde as incidências da partida
Sem poder contar com Diomande e Eduardo Quaresma, e com Matheus Reis recém-regressado de lesão, Rúben Amorim apostou em Ricardo Esgaio no trio de centrais, colocando Daniel Bragança a meio-campo, ao lado de Hjulmand, e Maxi Araújo a acompanhar Gyokeres e Trincão no ataque, com Pedro Gonçalves no banco.
Controlo absoluto
Com mais bola, os leões tiveram o primeiro remate aos 7 minutos, de Francisco Trincão, por cima, antes de Gyokeres cruzar aos 9', para Maxi Araújo falhar o remate.
Aos 16 minutos duas ocasiões em simultâneo, primeiro com Geny Catamo a rematar contra um defesa, antes de Gyokeres, à meia volta, atirar para voo do guarda-redes do Sturm Graz, a desviar para canto.
Adivinhava-se o golo do Sporting e este surgiu aos 23 minutos: uma vez mais Geny Catamo em velocidade pelo corredor direito, cruzamento, Gyokeres ainda tocou na bola e esta sobrou para Nuno Santos, da esquerda, encher o pé e fazer o 1-0.
A resposta austríaca
Dois minutos depois, novamente Gyokeres à meia volta, desta vez com o remate a passar ao lado da baliza austríaca.
Aos 28 minutos o Sturm Graz criou perigo, pela primeira vez, com Jatta a cabecear para defesa de Franco Israel, mas já em lance anulado por fora de jogo. No minuto seguinte, nova transição rápida, novamente por Jatta, e desta vez Gonçalo Inácio, com um grande corte, a negar o 1-1 a Biereth.
O mesmo Jatta, aos 34', voltou a tentar, mas o remate saiu fraco e fácil para Franco Israel segurar. Aos 44 minutos, após passe de Gyokeres, Hjulmand encheu o pé mas a bola foi desviada e resultou num canto marcado por Maxi Araújo onde Trincão cabeceou para intervenção de Scherpen.
Debast e Gyokeres
A segunda parte começou sem alterações em ambas as equipas e com o Sturm Graz a atacar, com Boving, aos 47 minutos, a cruzar para corte de Hjulmand.
Aos 53 minutos, perante o avanço do bloco do Sturm Graz, o Sporting chegou ao 2-0: grande recuperação de bola de Debast, uma simulação a tirar o adversário da frente e um passe de trivela, a desmarcar Gyokeres. A partir daí, o sueco, em velocidade, fez o resto, ganhando no corpo a Geyhofer, antes de fintar o guarda-redes e atirar a contar.
Com a vantagem dilatada, Rúben Amorim "reformulou" o trio de centrais, lançando Matheus Reis para a esquerda, colocando Gonçalo Inácio ao meio e "atirando" Debast para a direita. Respondeu o treinado do Sturm Graz, aos 59 minutos, com Johnston e Zvonarek nos lugares de Jatta e Geyrhofer.
Olá a Pote e St. Juste
Em cima da hora de jogo Francisco Trincão disparou cruzado mas ao lado, antes de Geny Catamo invadir a grande área do Sturm Graz, aos 69 minutos, e cair em lance com Gazibegović. O árbitro assinalou grande penalidade mas, alertado pelo VAR, foi rever as imagens e reverteu a decisão. Ainda antes do reatamento da partida, tripla alteração no Sporting, com St. Juste, Morita e Pedro Gonçalves, nos lugares de Debast, Daniel Bragança e Maxi Araújo.
A um quarto de hora do fim, valeu um grande corte de St. Juste na área leonina, festejado como se de um golo se tratasse pelo regressado central neerlandês do Sporting. Aos 79' foi Gazibegovic a rematar de fora da área, sobre a esquerda, a bola ainda sofreu um desvio mas Franco Israel estava atento.
Respondeu o Sporting, através de Francisco Trincão, servido por Geny Catamo, mas com o remate cruzado a sair perto do poste da baliza do Sturm Graz. Aos 83' foi Gazibegovic a encher o pé para Franco Israel defender, antes de Pedro Gonçalves lançar Gyokeres, que permitiu a defesa de Scherpen mas já em posição irregular. Logo depois, aos 84', Pedro Gonçalves lançou Trincão, que acabou desarmado por Aiwu, antes de Rúben Amorim tirar Nuno Santos para colocar Geovany Quenda, mudando o flanco a Geny Catamo. O jovem extremo logo aos 87' rematou para defesa de Scherpen, antes de Gyokeres desperdiçar o bis, em contra-ataque, aos 88 minutos, rematando para fora.
O Sporting somou assim o segundo triunfo na Liga dos Campeões, em três jornadas, o primeiro fora de portas, e aproxima-se dos lugares cimeiros da Liga dos Campeões.
Homem do Jogo Flashscore: Debast (Sporting)