Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Rangers está de olho na Liga dos Campeões, enquanto as Ilhas Faroé continuam a sonhar

AFP
Jogadores do Klaksvik comemoram após a vitória nos penáltis sobre o Hacken
Jogadores do Klaksvik comemoram após a vitória nos penáltis sobre o Hacken Profimedia
O Rangers e o Marselha tentam esta semana qualificar-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o KI Klaksvik, das Ilhas Faroé, tenta prolongar a sua aventura de conto de fadas.

O ex-campeão europeu PSV Eindhoven também entra na competição na terceira ronda de qualificação, com seis vagas ainda por preencher naquela que será a última época com 32 clubes na fase de grupos.

Os vencedores das 10 eliminatórias passam à fase do "play-off", cujos pares serão sorteados na segunda-feira. O campeão belga Antuérpia e o campeão suíço Young Boys juntam-se antes do último obstáculo.

O Rangers teve um regresso periclitante à elite da Liga dos Campeões no ano passado, terminando sem um único ponto na sua primeira campanha na fase de grupos desde 2010.

A equipa de Michael Beale começou a nova época escocesa com uma surpreendente derrota por 1-0 no terreno do Kilmarnock, o que sublinhou a dimensão da tarefa que tem pela frente, enquanto se prepara para receber o Servette, da Suíça, na quarta-feira.

"É uma grande desilusão para os jogadores e para a equipa, mas também para os adeptos, que estavam entusiasmados desde o verão, pelo que o resultado é um pouco realista. Há muito trabalho a ser feito daqui para frente, mas vamos nos recuperar", afirmou Beale.

O Marselha também ficou em último lugar no seu grupo da Liga dos Campeões na temporada passada. A péssima campanha no final da temporada custou a oportunidade de classificação automática e levou à saída do técnico Igor Tudor.

Marcelino é o sétimo treinador a tempo inteiro do Marselha em oito anos e o clube tem estado ocupado no mercado de transferências, trazendo Pierre-Emerick Aubameyang, Geoffrey Kondogbia e Ismaila Sarr.

"É um projeto ambicioso em termos de recrutamento e de mentalidade. A passagem pelas eliminatórias não me desanimou. O importante é a intenção e vi isso no que foi dito e feito", afirmou Kondogbia, que reencontrou Marcelino depois de ter jogado sob o comando do espanhol no Valência.

Kondogbia poderá estrear-se pelo Marselha fora de casa, diante do Panathinaikos, da Grécia, vice-campeão europeu de 1971, cuja última participação na fase de grupos aconteceu há 13 anos.

O sonho das Ilhas Faroé

O Klaksvik fez história na semana passada ao tornar-se o primeiro clube das Ilhas Faroé a garantir uma vaga na fase de grupos de uma competição europeia.

O clube eliminou o campeão sueco BK Hacken nos penáltis e garantiu pelo menos um lugar na Liga da Conferência.

O Klaksvik, que vive numa cidade com apenas 5.000 habitantes, enfrenta o Molde na terça-feira.

Braga defronta os sérbios do Backa Topola
Braga defronta os sérbios do Backa TopolaAFP

O gigante turco Galatasaray defronta o Olimpija Ljubljana da Eslovénia, o Copenhaga defronta o Sparta Praga e o AEK Atenas joga com o Dinamo Zagreb.

O PSV defronta o Sturm Graz da Áustria e o SC Braga defronta o recém-chegado sérvio Backa Topola, com as equipas derrotadas a caírem para a Liga Europa.

A partir da próxima época, a Liga dos Campeões será alargada a 36 equipas, utilizando o chamado "sistema suíço" para a fase de grupos, em que cada equipa disputará oito jogos.

Jogos de terça-feira

Rakow (POL) x Aris Limassol (CYP)

FC Copenhaga (DEN) x Sparta Praga (CZE)

PSV Eindhoven (NED) x Sturm Graz (AUT)

AEK Atenas (GRE) x Dínamo de Zagreb (CRO)

KI Klaksvik (FRO) x Molde (NOR)

Olimpija Ljubljana (SLO) x Galatasaray (TUR)

Braga (POR) x Backa Topola (SRB)

Quarta-feira

Panathinaikos (GRE) x Marselha (FRA)

Slovan Bratislava (SVK) x Maccabi Haifa (ISR)

Rangers (SCO) x Servette (SUI)