Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar Português: D. Gonçalves em grande (Copenhaga), João Henriques histórico (O. Ljubljana)

Tiago Alexandre
Diogo Gonçalves apontou um golo e três assistências em menos de 15 minutos
Diogo Gonçalves apontou um golo e três assistências em menos de 15 minutosGetty Images
Terminou mais uma semana europeia, que contou com muitos portugueses em ação. Diogo Gonçalves acabou por ser o grande destaque, depois de ter contribuído para o triunfo do Copenhaga com a participação direta em quatro golos. Já João Henriques, levou o Olimpija Ljubljana à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões pela primeira vez na sua história.

Recorde as incidências da partida

A semana europeia começou em grande para as cores nacionais, com os portugueses João Henriques, Jorge Silva, David Sualehe e Rui Pedro em grande ao serviço do Olimpija Ljubljana. Depois do empate (1-1) em casa do Ludogorets, os eslovenos bateram o conjunto de Claude Gonçalves e apuraram-se pela primeira vez na história para a terceira pré-eliminatória.

Recorde as incidências da partida

Pela frente vai estar o Galatasaray que, na quarta-feira, venceu e eliminou o Zalgiris na Turquia. Sérgio Oliveira foi titular no campeão turco, saindo aos 69 minutos, já depois de Mertens ter feito, em grande estilo, o golo da vitória.

Recorde as incidências da partida

O grande destaque individual desta semana acabou por ser Diogo Gonçalves, que apresentou-se em grande forma frente aos islandeses do Breidablik. A eliminatória já estava bem encaminhada depois do triunfo por 2-0 na Islândia, mas ficou sentenciada com o golo e as três assistências do português em apenas 14 minutos. Estes números valeram ao avançado do Copenhaga a nota 10.0 do Flashscore (pode consultar aqui).

Recorde as incidências da partida

Na Liga Conferência, Evandro Gomes foi suplente utilizado na receção do Balzan ao Neman, que terminou sem golos. Com este resultado, a equipa do defesa português foi eliminada da prova, com os bielorrusos a encontrarem o Vitória de Guimarães na próxima fase. Igual "sorte" tiveram Rodrigo Piloto e o seu Atlètic Escaldes, que perderam por 4-1 frente ao Partizani.

Recorde as incidências da partida

Quem teve mais motivos para sorrir foi Miguel Crespo, que foi titular no triunfo por 4-0 do Fenerbahçe ante o Zimbru Chisinau. Ainda assim, o médio lesionou-se no primeiro tempo e foi substituído aos 33 minutos, causando apreensão no banco de suplentes da equipa turca. Quem também continua em prova é o Hesperange. O clube luxemburguês que é treinado por Carlos Fangueiro e conta ainda com Jaime Simões e Simão Martins deixou para trás o TNS (3-2).

Recorde as incidências da partida

O dia seguinte, quarta-feira, voltou a sorrir aos portugueses, já que Gustavo, Rafa Lopes e Bruno Gama empataram (1-1) frente ao Zhodino, mas avançaram para a próxima eliminatória da Liga Conferência com o AEK Larnaca.

Recorde as incidências da partida

Já esta quinta-feira, Yuri Ribeiro esteve em destaque na vitória e consequente apuramento do Legia Varsóvia. O defesa português foi titular, à semelhança do capitão Josué, e apontou o segundo golo da equipa polaca. O Ordabasy ainda reagiu na segunda parte, mas a vitória não fugiu ao conjunto da casa.

Clemente foi titular, mas não conseguiu evitar a eliminação do Auda (4-1). Seguiu-se o Torpedo Kutaisi, de Pedro Monteiro e Aldair Neto, mas o desfecho voltou a ser negativo (1-2). Em sentido inverso, Joel Pereira e Afonso Sousa, do Lech Poznan (1-2), e João Gamboa, do Pogon Szczecin (3-2), seguiram em frente.

Em Israel realizou-se uma partida entre duas equipas com vários portugueses, mas apenas Miguel Silva, guarda-redes do Beitar Jerusalem, foi chamado a ação. O PAOK, que teve Rafa Soares, Filipe Soares e Vieirinha no banco, acabou por vencer por 1-4Quem também continua em prova é o Adana Demirspor, de Kévin Rodrigues e Nani, que conseguiu evitar o prolongamento com um golo no tempo de compensação (2-1).

Depois do triunfo em casa por 3-1, o Besiktas deslocou-se a Tirana e voltou a vencer, desta feita por 0-2, numa partida em que Gedson Fernandes foi titular. Igualmente no leste europeu, Ricardo Sá Pinto alcançou novo triunfo frente ao Vojvodina e apurou o APOEL para a próxima ronda (1-2). Tomané foi utilizado a partir do banco de suplentes.

As últimas partidas da segunda pré-eliminatória foram agridoce para os portugueses, com Adriano Castanheira, do Ararat-Armenia, a ficar pelo caminho (1-0), ao passo que o Differdange, com Diogo Lamas, caiu diante do Maribor com um golo penálti no tempo de compensação do prolongamento (4-3). Em sentido inverso, Danilo Veiga foi titular na goleada (6-1) do Rijeka.