Onze da Liga dos Campeões: Ex-leões e dois portugueses no meio do samba de Vini e Raphinha
Depois do hat-trick que marcou contra o Borussia Dortmund, não havia dúvidas de que Vinicius Jr. teria chances de levar o prémio de melhor jogador da Liga dos Campeões. E assim foi: o brasileiro fez uma partida quase perfeita, tanto que mereceu uma nota 9,5.
Nota ainda para as presenças dos portugueses Matheus Nunes (Manchester City) e Rafael Leão (AC Milan) e de outros dois jogadores com passagem pelo Sporting: Ristovski (Dinamo Zagreb) e Raphinha (Barcelona).
Guarda-redes
Mattia Perin (Juventus) - 9
O jogo do guarda-redes dos Bianconeri foi praticamente perfeito: defesas decisivas ao longo dos 90 minutos, e até um penálti defendido de forma brilhante a remate de Enzo Millot. Pena que, nos últimos minutos, não tenha conseguido evitar o golo de El Bilal Touré e o golo da sua equipa. No dia seguinte, o clube recompensou-o com uma renovação até 2027.
Defesas
Miguel Gutierrez (Girona) 8,5
O antigo jogador do Real Madrid, com o qual venceu a Youth League em 2020, teve a satisfação de marcar o primeiro golo da sua carreira na Liga dos Campeões, desbloqueando o jogo contra o Slovan Bratislava. Foi um golo duplamente histórico, pois ajudou a dar a vitória à equipa espanhola.
Wilfried Singo (AS Mónaco) - 8,6
O antigo jogador do Torino tornou-se num dos pilares defensivos da equipa monegasca: primeiro, assistiu para o 1-0 e depois, com um remate de longe, marcou o momentâneo 3-1 frente ao Estrela Vermelha.
Stefan Ristovski (Dínamo de Zagreb) 8,4
O internacional macedónio, que conta com passagem pelo Sporting, esteve em plno de destaque no encontro do Dínamo de Zagreb com duas assistências para Sandro Kulenovic e Bruno Petkovic.
Médios
Matheus Nunes (Manchester City) 9,3
O português vai recordar por muito tempo esta noite europeia: duas assistências, mas sobretudo o seu primeiro golo na Liga dos Campeões, marcando um penálti.
Tijjani Reijnders (AC Milan) 8,9
O neerlandês foi providencial para a sua equipa, marcando dois golos na vitória por 3-1 sobre o Club Brugge: o seu primeiro com o AC Milan e também na Liga dos Campeões.
Rafael Leão (AC Milan) 8,7
Apesar das críticas de que tem sido alvo nos últimos tempos, o internacional português permaneceu em campo durante uma hora, fazendo uma atuação notável que talvez mude a opinião dos seus detratores.
Takumi Minamino (AS Monaco) 8,6
O ex-jogador do Liverpool foi uma das estrelas da vitória dos monegascos diante o Estrela Vermelha (5-1): dois golos e uma assistência.
Avançados
Vinicius Jr. (Real Madrid) 9,5
Não é a primeira vez que o brasileiro faz uma atuação tão arrasadora, e muitas vezes ele escolhe os momentos mais importantes: os alemães, que foram derrotados na última final da Liga dos Campeões, sabem bem disso. Desta vez, o Real Madrid precisava de uma reviravolta depois do 0-2, e o antigo jogador do Flamengo marcou três golos, deitando abaixo o "Bernabéu".
O compatriota de Vinicius Jr. está a fazer uma época excecional, em que brilhou sobretudo pelas assistências que deu a Robert Lewandowski. Desta vez, vestiu a capa de Super-Homem e também marcou três golos, no jogo número 100 com a camisola blaugrana.
Erling Haaland (Manchester City) 8,7
44.º golo na Liga dos Campeões para o norueguês, que já não faz manchetes. O que mais chamou a atenção foi a forma como o jogador do Manchester City marcou, ou seja, com um "remate de escorpião" que fez lembrar Zlatan Ibrahimovic.