Onze ideal da 1.ª jornada da Liga dos Campeões: João Félix em forma, Galeno com a batuta
No início deste verão, o guarda-redes da seleção israelita, Omri Glazer, transferiu-se do Hapoel Beer Sheva para o Estrela Vermelha de Belgrado. No difícil jogo, fora de casa, contra o atual campeão, Manchester City, mostrou à sua nova equipa do que é capaz: apesar de um valor xG - expected goals - de 4,64, os Citizens só conseguiram bater Glazer em três ocasiões. No 2-1 para o City, cometeu um erro, mas, perante as 13 defesas sensacionais e um Erling Haaland completamente desesperado, isso é absolutamente perdoável.
O avançado norueguês foi superado pelo companheiro de equipa Julián Álvarez na terça-feira. Com dois golos, o argentino ganhou um lugar na equipa ideal da Liga dos Campeões, tal como os seus companheiros de meio-campo Rodri e Matheus Nunes, o ex-Sporting e Wolverhampton que mereceu a confiança de Pep Guardiola na Champions.
O mesmo vale para João Félix. O craque português deixou a sua marca com a camisola do Barcelona, marcando dois golos na vitória dos Blaugrana por 5-0 sobre o Royal Antuérpia. Foi, recorde-se, também o melhor jogador do Barcelona na vitória por 5-0 sobre o Real Betis na LaLiga.
"Acho que o João Félix está a divertir-se, vê-se que está feliz. A chave é, por um lado, o seu dom natural, que não pode ser treinado. E, por outro, a diligência e a dedicação com que trabalha", explica o treinador, Xavi Hernández.
Nas faixas, um nome bem conhecido: Galeno foi o homem do jogo na vitória do FC Porto por 3-1 sobre o Shakhtar Donetsk, com dois golos e uma assistência. Já Calvin Stengs chegou ao Feyenoord, campeão neerlandês, depois de uma passagem sem sucesso pelo Nice. Marcou o primeiro golo do jogo, ainda antes do intervalo, na vitória por 2-0 sobre o Celtic. Deu ainda assistência para outros quatro remates à baliza, incluindo o último golo da partida.
Dois jogadores da seleção alemã também fizeram parte da equipa da semana. Benjamin Henrichs, do RB Leipzig, continua a sua excelente forma, impressionando com a sua força de corrida e dinamismo ofensivo. Antonio Rüdiger, do Real Madrid, forma a defesa central ao lado de Marquinhos, capitão do PSG. O seu companheiro de equipa Achraf Hakimi também faz parte da linha defensiva ideal desta primeira ronda.