Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião: AC Milan sem alma, com dúvidas, amargura e apenas uma esperança - Ibrahimovic

Raffaele R. Riverso
Zlatan Ibrahimovic está de regresso do AC Milan
Zlatan Ibrahimovic está de regresso do AC MilanProfimedia
O AC Milan que se viu na terça-feira contra o Borussia Dortmund não tem futuro e os oitavos de final da Liga dos Campeões são agora uma miragem. É necessária uma reviravolta e Ibrahimovic está pronto para a dar.

Tudo correu mal. O AC Milan estava obrigado a ganhar. E foi precisamente com essa ambição - que se revelou fantasiosa - que o AC Milan entrou em campo ontem à noite, em San Siro. Na Liga dos Campeões, porém, sabe-se que cada rival é perigoso e que entre a vitória e a derrota há uma linha simples e muito ténue.

No entanto, há uma maneira e uma forma de perder um jogo e aquela a que o Borussia Dortmund obrigou os rossoneri é a mais dolorosa de todas, porque nada funcionou realmente em Milão. A tal ponto que, mesmo que Olivier Giroud, o pior jogador em campo, tivesse marcado o penálti que falhou no período inicial, os alemães teriam vencido uma equipa que não provou ser, realmente, uma.

E, afinal, se o pior é a sua referência no ataque, o seu fenómeno entre os postes e o seu capitão, e se o seu melhor jogador - Rafael Leão - está fora por lesão, há muito pouco a fazer.

Dúvidas

O que é certo é que a consciência da impotência não deve ser um fim em si mesma, mas deve servir para identificar o mais rapidamente possível as responsabilidades do outro grande derrotado do dia: Stefano Pioli.

Enquanto a Curva Sul se manteve ao lado da equipa, as redes sociais emitiram o seu próprio veredito: #PioliOut. Um veredito que, a nível prático, não conta para nada, mas que representa um teste muito claro do estado de espírito atual dos rossoneri.

Amargura

Tudo menos "garra", como tinha exigido o treinador emiliano. Só muita frustração.

"Agora temos de ganhar em Newcastle e depois esperar".

Bem, em primeiro lugar, temos de esperar que algo mude internamente, porque o atual AC Milan dificilmente seria capaz de levar a melhor sobre a brilhante equipa inglesa, admirada ontem à noite no Parque dos Príncipes, diante do PSG.

Desilusão dos adeptos, desilusão de Pioli e ainda mais desilusão de Gerry Cardinale, que gostaria de ter assistido a um espetáculo completamente diferente. Nesta altura, o AC Milan está por um fio: vencer o Newcastle e esperar que o Borussia não se contente com um empate contra o PSG.

Esperança

Mas, como dissemos, pensar no que vai acontecer no Westfalenstadion não faz muito sentido se, primeiro, não houver uma reviravolta clara em Milanello. Pouco antes do pontapé de saída do jogo de ontem, Zlatan Ibrahimovic reuniu-se com Cardinale e com o diretor Giorgio Furlani.

"Estamos todos à espera de ver o que ele quer fazer. Ele pode colaborar em todos os projectos que a RedBird tem no futebol, no desporto e no mundo. Depende dele, estou otimista", garantiu o presidente Paolo Scaroni.

Em suma, a estrela sueca regressará à família rossoneri. Não há dúvidas quanto a isso. Resta apenas saber quando é que isso vai acontecer, e a verdade é que talvez fosse boa ideia acelerar as coisas, porque o AC Milan e Pioli precisam de uma sacudidela e ninguém mais do que Ibra a poderia dar, mas tem de ser feito antes que seja tarde demais.