Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Panathinaikos surpreende Marselha (1-2, 5-3 gp) e vai defrontar SC Braga na Champions

Marselha perdeu em casa
Marselha perdeu em casaAFP
O conjunto helénico empatou a eliminatória aos 90+8 minutos, num penálti. Carimbou a passagem no desempate nas grandes penalidades, com Vitinha a ter um golo anulado no prolongamento.
As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de ter vencido o Marselha na Grécia na semana passada, o Panathinaikos viajou para o sul de França com uma vantagem de um golo para proteger. Um esforço monumental seria sempre necessário para que a vantagem fosse conservada durante os 90 minutos, mas, como se viu, as esperanças dos helénicos de defender a magra vantagem foram destruídas em dois minutos pelo reforço Pierre-Emerick Aubameyang. O gabonês de 34 anos aproveitou a bola cruzada por Ismaila Sarr, contornou Alberto Brignoli e marcou o primeiro golo ao serviço do seu novo clube.

O Marselha não parava, e Azzedine Ounahi falhou a recarga depois que Aubameyang obrigar Brignoli a fazer uma bela defesa. Quase inevitavelmente, a pressão implacável dos francese rendeu frutos nos acréscimos do primeiro tempo, quando Aubameyang desviou o cruzamento convidativo de Jordy Clauss para finalmente colocar sua equipa à frente no marcador. E mesmo depois de um intervalo em que o Panathinaikos certamente tentou ganhar ânimo, o tráfego de continuou num único sentido, com Sarr a ver um remate rasteiro ser defendido por Brignoli.

À entrada para os últimos 15 minutos, o suplente Sebastián Palacios lembrou o Marselha da magra da sua vantagem, rematando de forma perigosa à baliza de Pau López. O Panathinaikos não parecia ter chegado ao golo de que necessitava, mas teve uma oportunidade nos últimos instantes, quando Matteo Guendouzi foi penalizado pelo VAR, já nos descontos, por mão na bola na área. Com o apoio dos adeptos da casa a fazer tudo para o afastar, Fotis Ioannidis manteve a calma e marcou o penálti no ângulo superior, levando o empate para o prolongamento.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O Marselha recuperou rapidamente do revés e lançou uma série de ataques promissores na primeira metade do jogo, com Clauss a ver um remate bloqueado e outro a ser desperdiçado. O conjunto parecia pronto para restaurar a vantagem na eliminatória quando a bola chegou a Vitinha sem marcação no centro da área, mas o remate foi soberbamente afastado pela linha de fundo, para desespero dos adeptos da casa. A frustração aumentou no Stade Vélodrome quando, aos 110 minutos, o avançado português viu um golo ser anulado por fora de jogo.

O resultado ficou em 5-3 após oito penalidades, e a tarefa de converter o pontapé decisivo coube a Filip Mladenović, que manteve a serenidade para apiurar o Panathinaikos para um jogo de play-off da Liga dos Campeões com o SC Braga e condenar o Marselha à fase de grupos da Liga Europa.

Rakow faz história, KÍ eliminado

Nos restantes jogos, o Raków continua a fazer história. O campeão da Polónia venceu o Aris, no Chipre, por 1-0, e está nos play-offs da Liga dos Campeões, naquela que é a primeira campanha do clube na prova milionária. Vai agora defrontar o Copenhaga que eliminou o Sparta Praga num jogo de loucos, decidido com um penálti à panenka de Bardghji.

O conto de fadas do KÍ Klaksvik terminou na Noruega. Depois da vitória nas Ilhas Faroé, o conjunto insular ainda conseguiu levar o Molde a prolongamento, mas o campeão norueguês ditou a lei do mais forte e venceu (2-1). Vai defrontar o Galatasaray, que eliminou o Ljubljana de João Henriques.

O Rangers empatou em casa do Servette (1-1) e vai discutir um lugar na Liga dos Campeões com o PSV que voltou a bater o Sturm Graz (3-1). Nota para o Maccabi Haifa que venceu o Slovan Bratislava (3-1) e vai defrontar o Young Boys, no play-off.

Em Zagreb, com João Pinheiro a apitar, o AEK venceu o Dínamo Zagreb (2-1), na segunda mão. Contudo, este embate não teve o duelo da primeira mão, que foi adiada para sábado, devido à morte de um adepto nos confrontos da semana passada.

A composição do play-off da Champions
A composição do play-off da ChampionsFlashscore