Quem vai substituir Lucas Hernández contra o Dortmund?
Num comunicado publicado esta quinta-feira, o PSG anunciou a lesão do seu jogador Lucas Hernández, que deixou o Signal Iduna Park em lágrimas: "Lucas Hernández, que sofreu uma lesão durante o jogo da Liga dos Campeões entre o Borussia Dortmund e o Paris Saint-Germain, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Uma ressonância magnética efectuada hoje confirmou o diagnóstico feito pelos médicos do clube na quarta-feira à noite. O jogador será submetido a uma intervenção cirúrgica nos próximos dias. Será feita uma nova atualização."
Esta era a notícia que o clube e o seu staff temiam na noite de quarta-feira, quando o defesa francês pediu uma mudança. Enquanto Luis Enrique pôde finalmente colocar em campo a linha defensiva inicial esperada no início da temporada, algo que havia sido adiado devido a várias lesões, o espanhol terá agora que contar mais uma vez com o seu banco.
Beraldo, a escolha lógica?
O brasileiro é o homem que entrou no lugar do francês em Dortmund. Canhoto, o brasileiro é o jogador mais provável para começar ao lado de Marquinhos na segunda mão, dada a tendência do treinador espanhol para jogar com canhotos à esquerda e destros à direita no centro da defesa.
Desde a sua chegada, Beraldo disputou 20 partidas, o que o torna um dos defesas mais utilizados por Lucho no campeonato, na Taça de França e na Liga dos Campeões. A lesão de Skriniar também fez com que ele se tornasse titular da equipa mais cedo do que o esperado. Além disso, como já foi dito, o seu pé forte faz dele o único outro canhoto do elenco que pode jogar no centro da defesa ao lado de Lucas Hernández.
Beraldo nunca decepcionou... até que as adversidades aumentaram. O evento que o anunciou foi o Clássico no Velódrome, onde deixou a equipa em desvantagem numérica depois de forçar um segundo amarelo após aceleração de Aubameyang. Num jogo de gato e rato, o avançado o Marselha foi mais esperto e o brasileiro foi enganado. Apesar do cartão vermelho, Luis Enrique decidiu escalá-lo contra o Barcelona em França. No entanto, o central de 20 anos não estava no nível esperado.
Por isso, ele não atuou na segunda mão. Com Lucas lesionado, Beraldo tem boas hipóteses de voltar a ser titular, dada a hierarquia que se estabeleceu nos últimos meses. No entanto, será que o mau desempenho contra os catalães e alguns erros no Signal Iduna Park - que poderiam ter custado um golo ao PSG - farão o treinador parisiense reconsiderar os seus planos? A resposta será dada na terça-feira à noite.
Danilo e Skriniar: as outras soluções
O português e o eslovaco são os outros dois jogadores que podem ser escalados na quarta-feira. O primeiro tem sido mais utilizado pelo treinador espanhol nesta temporada do que o segundo. Além disso, de acordo com as últimas notícias publicadas na edição de segunda-feira do Le Parisien, Danilo Pereira é o favorito para começar, com Luis Enrique a favorecer a experiência do antigo jogador do Porto sobre as qualidades dos seus outros dois candidatos.
O ex-jogador do Inter seria, portanto, a terceira opção neste momento, apesar dos seus pontos fortes: solidez defensiva, forte nos duelos e bom na antecipação.
Excelente líder de homens, o português poderia, portanto, ser o sortudo, um homem em quem o espanhol sempre confiou. Se Luis Enrique o escolher, ele deverá, em teoria, ser colocado à direita da defesa central, com Marquinhos ocupando o lado esquerdo. O outro jogador disponível é Mukiele, mas as hipóteses de o francês ser titular contra o BVB são quase nulas.