Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reencontro em Barcelona: polir a imagem de Flick ou voltar a ser um adversário temível?

Heik Kölsch/SID
Hansi Flick está a fazer um excelente arranque em Barcelona
Hansi Flick está a fazer um excelente arranque em BarcelonaAlberto Estevez / EPA / Profimedia
O reencontro com o passado só faz Hansi Flick encolher os ombros friamente. "A equipa vai estar pronta", diz o treinador do Barcelona, tendo em vista o explosivo confronto da Liga dos Campeões com o Bayern Munique, na quarta-feira. "Não importa se é o Bayern de Munique, o Getafe ou o Real Madrid", explicou. E, no entanto, o confronto com o seu antigo clube pode ser a derradeira oportunidade para Flick.

Porque, ao contrário do Barcelona, a imagem do antigo selecionador nacional na Alemanha ainda está um pouco manchada. O fracasso no Mundial do Catar e a demissão da Federação Alemã de Futebol (DFB) ainda estão presentes na mente de muitas pessoas quando se fala no nome de Flick. E que melhor declaração poderia haver, perguntou o seu antigo assistente Danny Röhl no pontapé de saída, do que celebrar uma vitória contra o Bayern de Munique?

Siga o Barcelona - Bayern Munique no Flashscore

Em Barcelona, têm toda a confiança nele.

"Esta equipa não parece que vai abrandar", escreveu o AS depois do impressionante 5-1 do Barça no ensaio geral contra o Sevilha, no domingo. Há semanas que a imprensa desportiva espanhola tem vindo a elogiar o "método Flick".

O treinador Jupp Heynckes, disse à Kicker que "Hansi conquistou um grande respeito pela sua maneira de ser e de agir". Os profissionais espanhóis querem se r"acompanhados e apoiados", disse Heynckes.

"Hansi pode fazer isso: ele é reservado e empático", acrescentou.

Os jogadores retribuem ao seu treinador com desempenho em campo. Já estão a ser feitas comparações entre o trio de ataque de Flick, Robert Lewandowski, o prodígio Lamine Yamal e Raphinha, e o lendário triunvirato de Lionel Messi, Neymar e Luis Suarez. Heynckes disse que Raphinha, em particular, "desabrochou" sob o comando de Flick.

Flick-Barca é uma reminiscência de Flick-Bayern

A equipa parece ter assimilado as ideias do treinador de 59 anos em pouco tempo. Em termos de futebol, o estilo do Barça sob o comando de Flick é "fortemente reminiscente dos princípios" dos seis trios bávaros, disse Röhl.

Provavelmente não é coincidência, pois foi a derrota por 8-2 para a equipa de Flick em Munique na final da Liga dos Campeões em agosto de 2020 que deixou uma impressão duradoura em Barcelona - e desempenhou um papel importante na nomeação de Flick.

Na primeira divisão, em particular, o Barcelona, que está à espera do título desde 2015, espera ter mais sucesso sob o comando de Flick - mesmo contra grandes adversários. Desde a catástrofe de Lisboa, o Barcelona perdeu quatro jogos só contra o campeão alemão, com uma diferença de golos de 0:11. Esta série negativa deverá terminar na quarta-feira. E talvez o nome Flick deixe de estar associado a gansos cinzentos na Alemanha.

Onzes prováveis:

Barcelona: Peña - Koundé, Cubarsi, Martínez, Balde - Casadó, Pedri, De Jong - Yamal, Lewandowski, Raphinha

Bayern Munique: Neuer - Guerreiro, Kim, Upamecano, Davies - Kimmich, Palhinha - Olise, Müller, Gnabry - Kane

Árbitro: Slavko Vincic (Eslovénia)